A Que Se Referia Jesus Quando Disse Que Ele Era A Verdade?

Jesus é a verdade

Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6.

Nossa atitude para com a verdade determina o que emana de nossas vidas. Se não amamos a verdade e a ignoramos, nos opomos à salvação. Mas se realmente amamos a verdade e aceitamos a salvação, recebemos uma recompensa: a coroa da vida.

Mas a que se referia Jesus quando disse que Ele era a verdade? O que é a verdade?

A verdade sobre quem somos e de quem é Jesus

A Palavra de Deus é verdade, e a Palavra se fez carne e habitou entre nós. (João 1:14) Portanto, a verdade é a vida de Jesus, que deve ser manifestada em nós. (2 Coríntios 4:10) Quando comparamos Sua vida com a nossa e vemos a grande diferença entre as duas, uma luz se acende para nós. A verdade é essa luz que brilha em nossa vida e nos revela quem somos realmente por natureza; nos revela o caminho no qual devemos andar para assim sermos transformados conforme a imagem de Cristo (Romanos 8:29).

O primeiro passo no caminho da verdade é tomado quando Jesus ilumina nossas vidas com Sua luz e assim nós reconhecemos que somos pecadores e necessitamos perdão, expiação e justificação; isto nos leva ao arrependimento.

O próximo passo é quando Ele nos mostra que, apesar de já termos sido perdoados, ainda temos pecado em nossa carne; e temos que reconhecer que sozinhos não temos o poder de vencer o pecado que está tão enraizado em todos nós como seres humanos. Quando nos humilhamos para reconhecer esta verdade sobre nós, o Espírito Santo pode preencher-nos, iluminar-nos, guiar-nos e dar-nos a força e poder que nos falta para assim podermos guardar tudo o que Deus nos manda; em vez de fazermos a nossa própria vontade, podemos renunciar a esta e fazer a vontade de Deus. Em outras palavras, podemos obter vitória sobre os desejos da carne que nos levam ao pecado.

“Mas sabemos que o Filho de Deus veio, e nos deu entendimento para conhecer aquele que é verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus, e a vida eterna.” 1 João 5:20.

Leitura adicional: Como você pode enganar a si mesmo, e como evitá-lo.

Transformação – A própria finalidade da verdade

“Pois muito me regozijei quando vieram os irmãos e deram testemunho de sua verdade, de como anda na verdade. Não tenho maior alegria do que este, ouvir que meus filhos andam na verdade.” 3 João 1: 3-4.

Não há maior bênção do que andar na verdade. Isto significa reconhecê-la, julgar o que nos mostra, odiar aquilo que é pecado, e depois levar à morte o pecado através do poder do Espírito Santo. Assim é como estamos em constante desenvolvimento, progresso, numa contínua santificação e transformação conforme a imagem de Cristo.

É possível para todos andar conforme a verdade para ser libertados do pecado – tanto suas conseqüências como seu poder sobre nós (João 8:32). Deus ama-nos a todos e Sua riqueza é suficiente para todo aquele que O chama. O Espírito Santo, também conhecido como o Espírito da verdade, guiar-nos-á neste processo contínuo de libertação. Quanto mais dispostos, obedientes e rápidos formos para reconhecer a verdade, mais rápido nosso progresso será.

E qual será o resultado de amar a verdade? O que somos transformados daquilo que somos por natureza e a vida de Jesus se manifestará em nós.

“Portanto, nós todos, olhando a face descoberta como um espelho a glória do Senhor somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2 Coríntios 3:18.

Quando nos julgamos a nós mesmos, e por meio da fé levamos à morte tudo aquilo que a verdade nos mostra sobre nossa natureza, então pela mesma fé, somos transformados à imagem de Sua glória.

Leitura adicional: A razão pela qual a transformação é a mais gloriosa das promessas de Deus.

A verdade nos dá esperança!

Não há nenhuma razão para desanimar quando vemos a verdade sobre nós. Ao contrário, podemos encher-nos de esperança, porque sabemos que o Espírito da verdade é também o Espírito de poder, e através dele será possível vencer sobre todas as coisas que se intrometem entre nós e nossa meta de ser como Cristo. Todas as coisas que a verdade nos mostra sobre nós mesmos podem sair da nossa vida para sempre!

“E todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” 1 João 3:3.

Precisamos amar e reconhecer a verdade a 100%. “Ensina-me, ó Jeová, o teu caminho; eu caminharei na tua verdade.” Salmo 86:11. Só podemos ser salvos e santificados à medida que amamos a verdade. Então vamos receber a verdade com um coração aberto, mesmo que doa ver e reconhecer aquilo que realmente somos por natureza. Não podemos ser purificados de algo sem antes poder vê-lo.

O resultado será glorioso quando a verdade nos libertar e nos salvar! Tenhamos coragem e olhemos claramente para toda a verdade divina, plenamente confiantes n’Ele, que, em Seu amor, nos mostra a verdade sobre nós, e ao mesmo tempo nos liberta e salva de tudo o que nos mostra.

Deixe a verdade ser o nosso melhor amigo!

 A que se referia Jesus quando disse que Ele era a verdade?