Como Entristeço O Espírito Santo?

É fundamental, quando reconheço que não posso viver uma vida em vitória sobre o pecado sem a ajuda do Espírito Santo, ver a forma em que respondo ao Espírito Santo quando me fala. ¡ Primeiro, eu tenho que ouvir a sua voz!

Vivemos em uma sociedade muito ocupada, e a maioria de nós tem um estilo de vida acelerado, com viagens de trajeto mais curtos, comunicação rápida, acesso rápido a uma grande quantidade de informação, etc. Se não estou consciente, no meio de tudo isso, e tenho meus pensamentos só nas coisas que têm a ver com o Espírito, não serei capaz de escutar a voz do Espírito quando falar no fundo do meu coração. Eu entristece o Espírito Santo quando eu não ouço – o Espírito se sente decepcionado, porque ele tem muito a me dizer, coisas que me darão alegria e felicidade, e que me levam à liberdade de mim mesmo, uma vida livre de pecado.

A desobediência entristece o Espírito Santo

Jesus chamou ao Espírito Santo «O Ajudador,» e também diz: «Mas quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade.» João 16,13. Todos os cristãos são chamados a seguir os passos de Jesus, que não cometeu pecado. Tenho que ser guiado passo a passo, porque não consigo encontrar o caminho sozinho.

O Espírito não me quer forçar – no entanto, quer guiar-me a uma vida em vitória, a vida mais feliz que uma pessoa pode viver. O Espírito Santo quer guiar-me através do caminho da humilhação, porque é o único caminho que conduz a uma vida vitoriosa. Quando eu mesmo não me deixo guiar, mas escolho o meu próprio caminho, então decepciono o Espírito Santo.

Deus envia o seu Espírito Santo àqueles que lhe obedecem. A Bíblia é muito clara quando diz que o Espírito Santo e a carne, nossa natureza humana – se opõem totalmente um ao outro. Não posso viver segundo minhas tendências naturais e ao mesmo tempo obedecer ao Espírito. Por esta razão lemos em Efésios 4, 30-31: E não contristeis o Espírito Santo. Seja tirada de vós toda a amargura, ira, ira, clamor e maledicência, e toda a malícia» Eu entristeço o Espírito Santo quando não obedeço.

Vencer o pecado pelo Espírito Santo

O Espírito Santo também é o que me dá a força para obedecer e a força para vencer todas aquelas tendências na minha natureza humana. Quando Deus vê que sinceramente anseio obedecer-Lhe, então Ele envia o Seu Espírito Santo para me ajudar. Jesus disse a seus discípulos que receberiam poder quando o Espírito Santo descesse sobre eles. Como uma pessoa sedenta no deserto bebe de uma fonte abundante de água limpa, devo beber abundantemente do Espírito Santo de Deus e ser cheio dele, se eu quiser viver uma vida cristã plena.

O Espírito de Deus está em Sua Palavra. Quando bebo abundantemente desta fonte e do Espírito da Fé que está em sua Palavra, então recebo o poder no momento da tentação para vencer sobre o pecado, e assim fazer a vontade de Deus em vez de minha vontade. Eu contrôo o Espírito Santo quando vago no deserto que são meus próprios pensamentos e caminhos, e estou tão ocupado ou tão preguiçoso que não bebo da fé e do poder que se encontram na Palavra de Deus.

No entanto, não precisamos contristar o Espírito Santo! Ele sabe que somos fracos, e que nem sequer sabemos orar da maneira correta. Mas Ele está lá para nos ajudar em nossas necessidades, e reza por nós para que possamos ver a vontade de Deus e assim poder cumprir com esta. Romanos 8,26-27. Então vamos ver e experimentar o consolo que vem do Espírito Santo, assim como seu poder.

 Como entristeço o Espírito Santo?