Como Podemos Nos Agarrar De Nossa Fé?

Para a maioria dos cristãos a fé significa crer em Deus, no perdão de pecados e que irão ao céu. Mas esta crença é somente o primeiro componente da fé. Se lermos em Tiago 2, podemos ver claramente que se requer mais de nós.

“Não foi justificado pelas obras de Abraão nosso pai, quando ofereceu seu filho Isaac sobre o altar? Não vês que a fé agiu juntamente com as suas obras, e que a fé se aperfeiçoou pelas obras? Porque, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras está morta.” Tiago 2: 21-22 e 26.

Uma coisa é dizer que tem fé, mas outra totalmente diferente é prová-la. A fé sem obras é morta, o que significa que temos que trabalhar ativamente para que nossa fé seja aperfeiçoada. Cada situação em nossa vida é uma oportunidade para trabalhar com nós mesmos. Ou escolhemos dizer a verdade quando somos tentados a mentir, ou tratamos alguém gentilmente mesmo que não nos sintamos bem ou não pareçamos que “merecem.” Trabalhar com nós mesmos significa simplesmente que dizemos “Não” a Satanás quando somos tentados a injustiça, e “Sim” a Deus e ao que nos ordena a fazer. Este é o segundo componente da fé.

Mas como podemos agarrar essa fé durante todas as coisas que passamos em nossa vida?

Olhe para as coisas acima

Talvez, você chegou a um ponto em sua vida onde você sabe que o cristianismo é a vida para você. Acredita em Deus, vai à igreja, e quer ser uma boa pessoa. Mas com o passar do tempo você percebe que não é tão fácil guardar as leis de Deus como você tinha pensado. Na verdade, parece que fazer o que está escrito na Bíblia não sai de nós naturalmente.

“Olhe para as coisas acima, não para as da terra.” Colossenses 3:2.

Como cristãos nossa esperança é que seremos arrebatados um dia para estar durante toda a eternidade com Jesus. Quando decidimos ser fiéis a Deus, precisamos dar a Ele sempre a primeira prioridade em nossa mente. Assim é como encontramos um valor eterno em cada uma das situações em nossa vida. Também nos garante que podemos ver a razão pela qual lutamos mesmo quando somos tentados a ser infiéis a Deus. Se tivermos claro a razão pela qual lutamos não seremos enganados a pensar que existe alguma outra coisa que seja mais importante ou nos traga mais felicidade que fazer a vontade de Deus em cada situação.

Por que as pessoas se rendem e renuncia a sua fé nesta esperança? A resposta é simples: deixam de se concentrar em sua meta celestial. Seu foco se volta às coisas temporais, tais como metas neste mundo, sonhos, coisas materiais, ou experiências. Em si todas estas coisas não são más, mas quando se tornam mais importantes que o nosso chamado celestial, então serão um problema. Muita gente perde completamente de vista sua meta celestial em seu esforço por buscar estas coisas terrenas. O resultado é que já não sentem nenhuma necessidade por Deus em suas vidas. Suas vistas já não estão nas coisas de cima.

Se não estivermos conscientemente focados em nossa meta celestial, ficará um vazio que pode ser preenchido rapidamente com coisas terrenas. Mas se enchermos nossos pensamentos com coisas celestiais, a vida com Deus será a coisa mais importante para nós, e o resultado será que seremos zelosos para ser fiéis em cada situação de nossa vida!

Precisamos de Deus

“Porque pela fé andamos, não por vista.” 2 Coríntios 5: 7.

Deus quer nos levar a um ponto em nossas vidas onde não podemos viver sem nossa fé nEle. Em tempos difíceis, quando as coisas não andam como pensamos que deveriam, e em bons tempos, quando tudo parece favorecer-nos. Durante a vida torna-se cada vez mais evidente que não podemos alcançar nossa meta celestial sem a ajuda de Deus. Algumas pessoas o entendem depois de muitas tentativas fracassadas de vencer o pecado com suas próprias forças. Outras precisam de uma situação forte que muda suas vidas para que possam realizar isto. Seja como for, todos precisamos chegar aos seguintes: aconteça o que acontecer, preciso de Deus em minha vida, ainda que fosse a última pessoa fiel na terra.

Quando nos damos conta que nossa fé em Deus é a única coisa que tem algum valor verdadeiro, não haverá nada nem ninguém que a possa tirar. Enfrentaremos cada situação com o poder de Deus que nos apoia, e seremos soldados de Cristo que não toleram o pecado. Seremos cada vez mais libertos do pecado, e como resultado nossa fé cada vez mais forte.

“Mantenhamos firme, sem oscilar, a profissão de nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10: 23.

 Como podemos nos agarrar de nossa fé?