Como Podemos Servir A Deus Na Verdade?

Deus nos dá Seus mandamentos para nosso bem

“Trará o homem proveito a Deus? Ao contrário, para si mesmo é proveitoso o homem sábio. Será que o Todo-Poderoso se regozija com o fato de que tu és justificado, ou de que tu aperfeiçoas os teus caminhos?” Jó 22:2-3.

“Se pecar, o que terá conseguido contra ele? E se suas rebeliões se multiplicarem, o que fará você? Se for justo, o que dará a ele? Ou que receberá da tua mão? Ao homem como tu ferirá a tua impiedade, e ao filho do homem aproveitará a tua justiça.” Jó 35:6-8.

Disto entendemos que Deus não nos necessita. Nós somos os que o necessitamos. Ele não se vê afetado por nossa maldade ou por nossa justiça. Isto só podem afetar as pessoas, nossos semelhantes.

Quando Deus nos dá Seus mandamentos, podemos dizer que lhe servimos se os guardarmos. No entanto, Ele não nos deu os seus mandamentos para o seu próprio bem, para que Ele se beneficie de nós através deles. # De forma alguma! Ele nos deu Seus mandamentos para o nosso bem, para nos dar sabedoria, e para que possamos ser felizes.

Buscar honra é injusto

Só há uma maneira em que podemos servir a Deus, e é viver e servir de tal maneira que Deus receba a glória. Então somos verdadeiros, caso contrário cometemos injustiça. “Aquele que fala por si mesmo, busca a sua própria glória; mas aquele que busca a glória daquele que o enviou, este é verdadeiro, e não há nele injustiça.” João 7:18.

Um é injusto se diz: “Senhor, Senhor!” E busca a honra para si. Então não ajuda que alguém tenha feito muitas coisas maravilhosas em nome de Jesus. Alguém serviu a si mesmo, não a Jesus. Isto nos disse Ele com toda clareza: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e em teu nome expulsamos demônios, e em teu nome fizemos muitos milagres? E então lhes declararei: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” Matei-vos 7:21-23.

Isto é difícil de compreender Como puderam fazer coisas tão grandes em nome de Jesus, e ainda assim Ele não os conheceu? Simplesmente, foi porque cometeram esta injustiça, que receberam a honra pelo que fizeram. A honra e o poder pertencem somente a Deus. Você é um enganador se aceitar essa honra para si mesmo. E não melhora as coisas que se diz: “Senhor, Senhor!” Ou “Toda a glória para Deus!”

Paulo foi um fiel servidor do Senhor. Sentiu que se envergonhava se Cristo não era honrado através de seu corpo: “Segundo meu anseio e esperança de que em nada serei envergonhado; antes com toda confiança, como sempre, agora também será magnificado Cristo em meu corpo, ou por vida ou por morte.” Filipenses 1:20. Ele não encontrou muitos servidores fiéis. Quando ele escreveu isso, ele disse que só tinha Timóteo; porque todos buscam o que é seu, não o que é de Cristo Jesus. (Filipenses 2:19-23)

Quando procuram honra, não importa o que consigam e sacrifiquem. Se o fizerem para difundir o evangelho ou para salvar almas, só se servem a si mesmos quando buscam sua própria honra. Então eles não têm um cuidado sincero. Paulo havia recebido o apostolado para obrar a obediência da fé entre todas as nações para a glória de Jesus Cristo. (Romanos 1: 4-5) Se tivesse trabalhado para sua própria honra, não teria sido fiel. Ele teria sido injusto.

Servindo a Deus – honrando a Deus

Jesus é um exemplo nisto de buscar a honra de Deus, assim como o é em todo o resto. Seu único pensamento foi glorificar Seu Pai. Na hora da tribulação, sua oração foi para que o nome de seu Pai pudesse ser glorificado, não para evitar a situação.

“Agora está turbada minha alma; e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto cheguei a esta hora. Pai, glorifica teu nome.” João 12: 27-28. Se esta é a nossa oração na hora da tribulação, a tribulação também será gloriosa para nós.

Quando Jesus descreveu sua obra na terra, disse-o com as seguintes palavras: “Eu te glorifiquei na terra; terminei a obra que me deste para fazer.” João 17:4. Se fazemos o mesmo no que fazemos, então servimos a Deus.

Esta é uma versão editada de um artigo que foi publicado pela primeira vez sob o título “Servir a Deus” na revista da igreja BCC “Tesouros Escondidos” em janeiro de 1964.

 Como podemos servir a Deus na verdade?