Como Posso Encontrar O Propósito Na Vida?

Qual é o propósito da vida? Crescer, estudar, conseguir um trabalho, fazer uma família. Dizem-te que é aí que encontrarás a felicidade.

Ou talvez você seja um inconformista e você precisa traçar seu próprio caminho; descobrir as coisas por conta própria. Através de suas próprias descobertas e pensamentos, você acredita que encontrará paz e sentido.

Você está procurando um propósito na vida? Talvez isto te pareça familiar, talvez estejas numa destas situações neste momento. Vivendo à sua maneira, poderia até ter chegado a um grau de felicidade e paz. No entanto, já se perguntou por que esse sentimento é tão fugaz, por que em momentos de solidão e tranquilidade está cheio de inquietação, está descontente e é infeliz? Certamente deve haver uma maneira de manter esta paz; emergir das diversas provas e situações da vida com alegria fortalecida em vez de esgotada.

Existe uma resposta ao propósito da vida?

O homem lutou durante muito tempo para responder a perguntas como estas, para compreender o propósito da vida e a nossa viagem aqui na terra. Adoramos entender o mundo em que vivemos. Compreendemos que nascemos e morremos, isso é óbvio. É no meio de tudo isso que precisamos de ajuda. O que precisamos é fé!

Eu não gosto desta palavra, você pensa, é tão confusa. Se houvesse respostas à vida e aos segredos que levam à verdadeira felicidade e ao descanso, elas seriam escritas em algum lugar; seriam compartilhadas em todo o mundo. Talvez isso vá surpreender muita gente, mas na verdade estão escritas! Deus nos deu Suas verdades através de Sua Palavra, e nelas estão todas as respostas para viver uma vida extremamente feliz e com um propósito. E não só isso, mas também nos deu a promessa de compartilhar uma eternidade com Ele e com Jesus no céu.

Sou cristão, você pensa, fui perdoado, leio a Bíblia e ainda sofro de desespero, raiva e inquietação. Sim, pode ser, mas já leu a Bíblia como uma criança de coração aberto? Não através da voz de um sermão de domingo de manhã, mas com fé e expectativa de que o que está sendo lido tem a capacidade de transformar sua vida – de uma vida vazia para uma vida cheia de significado e propósito.

Aquele que crê Nele

Vejamos uma referência bíblica que é a favorita para alguns pastores, João 3:16. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna.” Sim, já ouvi isso antes; Deus nos ama tanto que Ele enviou o Seu Filho do céu para morrer por nós, e se eu agora acredito Nele, meus pecados serão perdoados pela eternidade, eu consegui. Mas está perdendo os mistérios que estiveram na sua frente a vida toda?

Leiamos de novo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna.”

Ao diminuir a velocidade e meditar neste verso, algumas coisas mudam. Que Deus amava tanto a humanidade e queria ajudá-los em grande maneira que enviou seu único Filho – não seu segundo nem terceiro filho – à terra para que tomasse nossa condição e se convertesse em um homem. O que quer dizer que, se na minha situação aqui na Terra, escolho acreditar nisso, não perecerei, mas compartilharei a eternidade com Ele. Agora a fé está começando a se avivar, não só por uma eternidade com Ele, tão incrível como soa, mas também por uma vida na qual não “perecerei”, senão que serei renovado.

Isto me provoca – um amor tão grande que Ele esteve disposto a morrer por mim. Isto me leva a perguntar, se a condição para esta promessa é acreditar, o que significa realmente “acreditar”?

Há muitos “crentes”, por assim dizer, pessoas que não têm problemas para crer que Jesus alguma vez caminhou sobre a terra e esteve entre nós e morreu por nossos pecados. No entanto, seria muito triste se essa fosse a condição para as promessas, apenas reconhecer. Então por que você ainda está lutando com sua vida diária?

Antes que o flash de fé – que foi aceso por João – se extinga com nosso raciocínio humano e nossa dúvida, passemos a um versículo mais, em Mateus 7:21, “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.”  Aí reside a revelação, a mudança de jogo. Crer significa cumprir a vontade de Deus, não só proclamar seu nome. Não é esse o propósito da vida?

Uma nova criação!

Impossível, você diz: tentei “ser bom” antes, ser uma “pessoa melhor.” Atira isso pela janela, livra-te de teus pensamentos e raciocínio humano; não deveria ser tão difícil se pensas seriamente no longe que te levaram e no que te trouxeram. Não estamos falando de nos tornarmos uma pessoa melhor. A Palavra de Deus chama aqueles que têm fé para seguir os passos de Jesus como uma “nova criatura” (2 Coríntios 5:17). Oh Essa é a possibilidade que você tem, ser uma nova criação! Pare de limitar o poder de Deus com a dúvida e compreensão humana! A razão pela qual este caminho permanece um mistério para quase todo o mundo é porque há muito poucas pessoas que estão dispostas a cumprir a condição: fazer a vontade de Deus e ser obedientes a Ele.

Se você está satisfeito com sua forma de ser e sua própria vida, então eu estou surpreso que você tenha lido até aqui – este caminho não é para você. Mas se sofreres sob a carga de teu pecado, como sofrem os demais a causa de tuas ações e não podes encontrar verdadeiro descanso, plenitude e um propósito, então deixa que esta fé entre em teu coração: “Ao crer na Palavra de Deus e vivê-la, posso andar como Jesus andou e chegar ao mesmo resultado. Esse é o propósito da minha vida.”

Ao começar desta maneira, revelar-te-á um grande mistério: que foram os teus próprios desejos e concupiscências Por isso poucas pessoas sabem a resposta. Nunca andaram em fé desta maneira negando seus desejos e escolhendo a vontade de Deus, e por essa mesma razão, nunca saberão. Eu lhes contei um pouco sobre isso através da graça de Deus, mas somente fazendo em sua própria vida, suas perguntas realmente serão respondidas e você encontrará descanso para sua alma e propósito para seus dias enquanto Deus começa a revelar sua vontade em sua vida.

 Como posso encontrar o propósito na vida?