Como Posso Estar Seguro Que Fui Perdoado?

A culpa não é um sentimento que simplesmente podemos tirar de cima. Muitas pessoas se convertem a Deus na necessidade de alcançar um sentimento de perdão por seus erros.

Em muitos casos as pessoas realmente não sentem uma aflição pelos erros que cometeram. Só querem acalmar sua consciência. No entanto, há pessoas que desesperadamente desejam receber o perdão dos pecados e têm uma dor sincera por suas más ações. Estes realmente estão interessados em saber como eles podem ser perdoados, e como eles podem ter certeza em seu coração que eles estão realmente perdoados, e que tudo está em ordem entre eles, Deus e seus semelhantes.

A postura de Deus frente ao perdão manifesta-se claramente em Isaías 1:18: “. Se vossos pecados forem como a grana, como a neve serão branqueados; se forem vermelhos como o carmesim, virão a ser como branca lã.” Que oferta incrível – Deus deseja perdoar-te!

Como pedimos perdão a Deus?

Há condições para receber perdão. Em primeiro lugar, Deus deve saber que também estamos dispostos a perdoar aqueles que nos fizeram mal. Sem este sentir Deus não nos «libertará». Isto é confirmado em Mateus 6:14-15: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará; mas, se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não vos perdoará as vossas ofensas.”

João explica o seguinte passo em 1 João 1:9: “Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados, e nos limpar de toda maldade.”  Devemos chamar ao pecado por seu nome e confessá-lo a Deus, de modo que fique claro o que quero que Deus me perdoe: Deus sabe todas as coisas, assim que esta confissão é mais para nós mesmos que para Deus, mas Ele quer saber que vemos as coisas igual a Ele. Confessar o pecado inclui também pedir perdão a outras pessoas, se necessário.

Para receber o perdão de Deus devemos ter o desejo de nunca mais voltar a pecar. Devemos chorar por nossos pecados – é uma dor pelo fato de termos agido contra a vontade de Deus. Então Deus vê que não é outro caso onde só queremos acalmar nossa consciência porque sentimos culpa. Se pedirmos perdão a Deus de uma maneira superficial, não seremos levados a sério nem receberemos perdão, mas quando Deus vê que de todo o coração queremos nos afastar do pecado, com muito gosto perdoa até os pecados mais horríveis.

A “dor” ou “tristeza” bíblica de fato é algo muito positivo. Em 2 Coríntios 7:10 podemos ler. “Porque a tristeza que é segundo Deus produz arrependimento para salvação, de que não há que arrepender-se.”  Isto significa que quando nos arrependemos realmente do nosso pecado, isso nos leva a correr na direção oposta, longe do nosso pecado e da culpa para uma vida de liberdade e paz.

Mas será suficiente o arrependimento?

Podemos pensar: “Senti arrependimento, e pedi a Deus que me perdoe, mas já não o sinto mais, inclusive não sei se alguma vez fui realmente perdoado.” Pode haver algumas razões para isso, mas o que a Bíblia diz sobre isso? Devemos proteger nossos corações de todos aqueles pensamentos que querem roubar o que está escrito na palavra de Deus com respeito a seu perdão. Satanás mesmo está por trás disto. Sabemos que seu único objetivo é furtar, matar e destruir (João 10:10), e ele é um mestre em semear dúvida. Mas a Bíblia diz que ele é um mentiroso, e um pai de mentira, portanto, nunca temos que acreditar no que ele diz.

Por outro lado, sabemos que Deus é fiel a suas promessas e leis, e que não pode mentir. Portanto, se cumprirmos as condições, e fomos sinceros no momento de pedir perdão a Deus, então Ele nos escuta e nos perdoa. Mantenha firme o que está escrito em 2 Coríntios 5:17: “De modo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que todas se fizeram novas.”  Talvez nem sempre sentimos que fomos perdoados, mas não estamos destinados a viver de acordo com nossos sentimentos. ¡ Pelo contrário, temos que confiar na palavra de Deus!

Devemos crer que fomos perdoados e que Ele lançou no fundo do mar todos os nossos pecados.

Isto significa que, independente de como estão nossos sentimentos, devemos crer que fomos perdoados e que Ele lançou no fundo do mar todos nossos pecados, como está escrito em Miquéias 7:19.

Vitória sobre o pecado!

Podemos receber perdão porque Jesus morreu por nós. Se cumprirmos com as condições não temos que morrer como merecemos. Mas isto não termina aqui. Deus não almeja somente nos perdoar, Ele tem um plano para assegurar-se de que o pecado que tem causado tanto sofrimento nunca mais volte a ter poder sobre nós. Para que isso aconteça, devemos fazer tudo o que for necessário para nos aproximarmos de Jesus. Ele não morreu apenas para que pudéssemos receber o perdão de nossos pecados, mas também viveu uma vida de vitória sobre o pecado, algo que nos permite fazer o mesmo. Devemos renunciar a tudo o que nos quer levar a fazer novamente as coisas pelas quais recebemos perdão. O nosso maior desejo tem de ser agora ouvir a sua voz no nosso coração, que nos conduzirá a uma vida com um sentimento completamente novo e paz.

Não permitas que Satanás te pressione com sentimentos de culpa. Levanta-te hoje mesmo, recebe parte no perdão e começa a viver uma vida completamente nova. Uma vida de completa vitória sobre o pecado.

 Como posso estar seguro que fui perdoado?