Como Posso Orar Sem Cessar?

Em 1 Tessalonicenses 5:17 Paulo encoraja os Tessalonicenses a “orai sem cessar.” Ele também menciona em vários lugares de suas cartas que ele tem rezado incessantemente para as diferentes pessoas que ele conheceu ao longo de suas viagens.

A que se referia Paulo com esta exortação? Como podemos orar continuamente por alguém dia e noite? Não temos que nos dedicar a nossas vidas diárias, a trabalhar, a comer e a passar tempo com familiares e amigos? Acaso Paulo pensava que passaríamos todo o tempo ajoelhados em oração, inclusive na noite quando necessitamos dormir?

Em Mateus 6:6, Jesus disse às pessoas como orar: “Mas tu, quando orares, entra em teu aposento, e fecha a porta, ora a teu Pai que está em segredo; e teu Pai que vê no segredo te recompensará em público.”

Podes rezar sem cessar durante todos os dias da tua vida?

Meu lugar de oração também pode estar no aposento de meu coração e em meus pensamentos. A questão é onde estão meus pensamentos enquanto faço as diferentes coisas durante o dia. Em Efésios 4:17, Paulo escreve sobre aqueles que andam “na vaidade de sua mente.” Isso significa que eles não têm controle sobre seus pensamentos. Simplesmente estão dispersos e ocupados nas coisas da terra as quais não têm nenhum valor eterno. Este é o estado natural do homem: concentrar-se no terreno – nas coisas visíveis.

Mas e se eu escolher investir meus pensamentos em orar pelos outros, em orar por mim mesmo e pensar em como posso usar meu tempo para abençoar em vez de gastá-lo todo em mim mesmo? É preciso treinamento e esforço consciente para trabalhar com meus pensamentos para que eu possa colocá-los nas coisas celestiais, e eu posso fazer isso mesmo no dia-a-dia quando eu tenho tempo para pensar, nos momentos antes de começar uma tarefa.

Em Romanos 8:26 Paulo escreve: “E da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza; pois o que devemos pedir como convém, não sabemos, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos indizíveis.” Quando tenho o Espírito Santo vivendo em mim, também tenho uma necessidade constante de ser transformado da forma em que nasci. Por exemplo, talvez eu veja em meu trato com as pessoas que sou naturalmente rigoroso com elas, mas meu desejo é que quando eu falar, em vez de palavras duras, a bondade e o amor possam manifestar-se. Assim, à medida que avanço no meu dia e vejo como sou com as pessoas, sinto dentro de mim um constante refrão que diz: “Por favor, liberta-me da minha natureza pecaminosa, ajuda-me a vencer para que possa ser uma bênção para os outros.” Então também posso ter esse gemido interior junto com o Espírito Santo, o qual também reza por mim. Mesmo quando estou dormindo, o Espírito continua intercedendo por mim, porque conhece o anseio de meu coração.

Está escrito que Jesus ofereceu súplicas e súplicas com grande clamor e lágrimas Àquele que o podia livrar da morte e que foi ouvido por causa de seu temor reverente. (Hebreus 5: 7) Quando tenho este temor de Deus entendo o valor e a seriedade da vida, e sinto que Deus está próximo e que Ele escuta as minhas orações e responderá a essa necessidade no meu coração.

 Como posso orar sem cessar?