Como Posso Ouvir A Voz De Deus?

O despertador toca e eu desço as escadas. Esqueci de empacotar meu almoço na noite anterior, mas agora não tenho tempo para; tenho que revisar minhas anotações pela última vez antes do exame. No carro, durante a viagem ao colégio, há silêncio e meus pensamentos se dirigem para Deus. Eu quero fazer Sua vontade e anseio ouvir Sua voz. Eu sei que mesmo nas dificuldades da vida, Deus quer falar comigo; mas como posso ouvir a Deus?

Escutando a voz de Deus

Cada hora voam milhares de pensamentos por minha cabeça, mas, como está minha relação com Deus? Tenho um anseio sincero de agradar a Deus com meus pensamentos, palavras e obras? Se tenho este anseio, abre-se meu ouvido para escutar Sua voz. Nunca ouvi a voz de Deus da mesma forma que as pessoas falam comigo, mas sei que Deus fala comigo todos os dias. Como então eu realmente ouvi isso?

Uma história do profeta Elias é uma boa ilustração de como Deus fala no meu coração. Quando a palavra de Deus chegou a Elias, e lhe disse que se pusesse no monte diante do Senhor, Deus não estava no vento forte que quebrava os montes e quebrava as rochas, nem no terremoto nem no fogo. Depois do fogo Elias ouviu a Deus “em um assobio suave e delicado.” (1 Reis 19: 11-12)

Rápido para obedecer

Como posso ouvir este “assobio delicado e delicado” que me fala? Quando, por exemplo, vem uma situação difícil e me vem à mente um versículo da Bíblia que me fortalece Ali estou escutando a voz de Deus!

Deus também me lembra de fazer o bem, mas ao mesmo tempo mostra-me o pecado que habita na minha natureza humana. Por exemplo, posso ser tentado a irritar-me contra as pessoas com quem lido diariamente, embora tente abençoá-las. Se meus ouvidos estão atentos, ouço a Deus que me indica que a causa do problema são minhas próprias exigências egoístas, e então tenho a possibilidade de crucificar estas exigências de maneira que eu posso mudar.

Se me apresso em obedecer à voz de Deus, Ele continua a falar-me. Nem sempre é fácil obedecer ao que ouço. Normalmente isto me custa minha própria vontade; devo renunciar a meus próprios desejos e opiniões para fazer o que aquele assobio delicado diz que devo fazer. Se eu ouvir e obedecer minha relação pessoal com Deus cresce e se fortalece!

Ouvir a Deus não é uma voz forte falando comigo. A voz de Deus é o guia e a ajuda interna que induz o bem, e torna-se mais e mais fácil escutá-la se me mantiver fiel e a obedecer.

Por que Deus não fala simplesmente das nuvens ou algo assim?

Uma vida cheia de paz e alegria

Em Tiago 4:8 diz que se me mantiver perto de Deus, Ele se manterá perto de mim. Tenho experimentado que quando leio a Bíblia e oro Deus me envia ajuda para viver segundo Sua vontade. Ele fala claramente comigo durante o dia. Ele não só me mostra como posso melhorar as coisas exteriormente; Ele também me mostra o pecado que habita em minha natureza humana, o que faz com que a vida seja difícil para mim e para aqueles que me rodeiam. ¡ Se eu oro a Ele com aflição sobre meu pecado, Ele me dará as possibilidades para poder vencer e a força para poder levá-lo a cabo!

Para me manter perto de Deus tenho que estar preparado e disposto a obedecer a Sua vontade. Tenho que estar perto para poder escutar. Se eu tenho uma posição de inimizade com respeito aos mandamentos de Deus, então eu vou me manter distante. “Quem tem ouvidos, ouça.” Esta advertência se repete muitas vezes em Apocalipse. Se eu ouvir, recebo alimento da parte de Deus para o meu espírito, e desta forma também posso ser de ajuda para os outros que me rodeiam. Esta é uma vida realmente agradável para Deus.

Ouvir Sua voz e logo lhe obedecer me fez muito feliz! Deus deseja libertar-me da minha natureza humana pecaminosa. Quando presto atenção à Sua voz em meio às dificuldades da vida, este processo de libertação pode acontecer em mim. ¡ Este processo é chamado de santificação e é uma vida cheia de paz e alegria!

 Como posso ouvir a voz de Deus?