Como Posso Ser Salvo?

Na Bíblia está escrito sobre a salvação. Mas, o que é isso? Como posso ser salvo?

«Porque a tristeza que é segundo Deus produz arrependimento para salvação.» 2 Coríntios 7,10.

Ser salvo por arrependimento

Este verso nos fala muito claro como podemos ser salvos. Quando me arrependo e converto, então sou guiado à salvação. Converter-se significa afastar-se do pecado e dos desejos deste mundo, e voltar-se para Deus. A tristeza que é segundo Deus produz arrependimento para salvação, mas no mesmo verso Paulo escreve que a tristeza que provém do mundo produz morte. Esta é a tristeza que surge quando se quer mais do que este mundo tem para oferecer. É uma tristeza por causa do meu pecado e falta em tudo o que diz respeito a Deus: bondade, amor, mansidão, paciência, etc.

O primeiro fruto da conversão é o perdão dos pecados. Quando esta conversão nasce de uma tristeza que é segundo Deus, então devo tomar uma decisão consciente e terminar com meus velhos hábitos pecaminosos e começar a buscar as coisas que vêm de Deus.

Ser salvo através da vitória sobre o pecado

«Rejeitando, pois, toda malícia, todo engano, hipocrisia, inveja, e todas as detrações, desejai, como crianças recém-nascidas, o leite espiritual não adulterado, para que por ela crieis para salvação.» 1 Pedro 2.1-2.

Em muitos casos quando as pessoas «se convertem», infelizmente é apenas uma mudança na vida social, quando deveria ser uma verdadeira mudança de atitude. É uma carência da necessidade da Palavra, do leite espiritual não adulterado, uma falta de crescimento na piedade, porque a tristeza não é segundo a vontade de Deus. A necessidade e a tristeza para estas pessoas têm mais a ver com a sua condição terrena, e as consequências do seu pecado. É uma falta de verdadeiro reconhecimento sobre o próprio pecado e desejo de ser salvo deste. Como resultado, essas pessoas gostam de ouvir sobre o perdão dos pecados, no entanto eles não têm apetite para a palavra da verdade que é o que pode guiá-los a uma vida em vitória sobre o pecado. Por esta razão é que grande parte das pregações nas assembléias cristãs se centra mais no perdão de pecados, do que em uma vida em vitória sobre o pecado.

Dois caminhos para a salvação

Então vemos que há dois caminhos para a salvação. Há o perdão dos pecados, que recebo no momento em que me converto, e há o caminho para ser libertado do pecado, de tal maneira que vivo uma vida em vitória e me desenvolvo nas virtudes de Cristo – os frutos do espírito, como lemos em Gálatas 5, 22-23. A pergunta é que se eu não tenho o desejo ou interesse por este segundo caminho, Tenho certeza que eu recebi perdão de pecados, que eu realmente me arrependi de meus pecados e convertido?

Queridos leitores, se você notar que o espírito de Deus trabalha em você uma convicção sobre o pecado (João 16,8) então você não tem que receber isso superficialmente. Deixe que o Espírito faça um julgamento e possa criar uma necessidade em você por causa do pecado, além da criação de uma verdadeira tristeza que é segundo a vontade de Deus e que pode levar a um verdadeiro arrependimento. Então poderá ser livre e receber mais alegria e gozo do que pode imaginar.

 Como posso ser salvo?