Como Posso Ser Uma Pedra Que Encaixe No Edifício De Deus?

No antigo pacto faziam-se repetidamente os mesmos sacrifícios, porém nunca puderam tirar o pecado. (Hebreus 10:11) Em outras palavras, não houve nenhum desenvolvimento ou progresso durante o antigo pacto; No entanto, no novo pacto é totalmente diferente.

Paulo escreve em 1 Coríntios 3:16: “Sois templo de Deus.”  Também Pedro escreve: “Aproximando-vos dele, pedra viva, rejeitada certamente pelos homens, mas para Deus escolhida e preciosa, vós também, como pedras vivas, sede edificados como casa espiritual.” 1 Pedro 2:4-5.

Faz a vontade de Deus

Jesus é a pedra angular – a pedra que está como fundamento. Por ter feito a vontade de Deus, Jesus foi formado e moldado para se tornar a pedra angular. Quando foi enviado ao mundo, Ele disse o seguinte: “Eis que venho, ó Deus, para fazer a tua vontade, como no rolo do livro está escrito de mim.”  Hebreus 10:7. Nós entramos no novo pacto exatamente da mesma maneira. Agora, também nós, fazendo a vontade de Deus, somos moldados para sermos semelhantes à imagem de Jesus. No rolo do livro está escrito de nós. Seremos moldados segundo a palavra de Deus. Jesus foi a Palavra revelada em carne. Antes, eles haviam ouvido a palavra de Deus, mas agora podem vê-la manifesta através do corpo de Jesus. Esta é a obra do Espírito com cada um de nós que entrou no novo pacto.

“Mas nós devemos sempre dar graças a Deus a respeito de vós, irmãos amados pelo Senhor, de que Deus vos tenha escolhido desde o princípio para a salvação, mediante a santificação pelo Espírito e a fé na verdade.” 2 Tessalonicenses 2:13.

Ser santificado significa ser transformado do humano até chegar a ser “divino.” Não podemos conseguir isto sozinhos, pois seria o mesmo que dizer que uma pedra pode ser transformada numa escultura por si só. Nas mãos do escultor uma pedra pode chegar a ser uma estátua; e assim também é conosco. Na Bíblia lemos que devemos ser santificados pelo Espírito. Por meio da fé em Cristo recebemos o Espírito que nos foi prometido. Todos esses blocos de pedra, que lutaram e lutaram em vão para se transformarem em esculturas agora podem ser trabalhados pelas mãos do escultor. Agora têm uma esperança melhor.

Ser conforme à Palavra – à imagem de Jesus

Jesus é o único e verdadeiro caminho; e pelo Espírito Santo seremos transformados conforme Sua própria imagem – seremos uma pedra viva. O Espírito opera em nós segundo a Palavra de Deus para que sejamos conformados às palavras que estão escritas, por exemplo: “Não sejas vencido do mal, senão vence com o bem o mal.” “Bendizei e não amaldiçoeis;” Ninguém busque o seu próprio bem, senão o do outro; “o maior entre vós é o que serve e é servo de todos”, etc.

Somos o edifício de Deus, e se vamos ser formados corretamente, devemos ir a Jesus, que é o único e verdadeiro caminho. Não podemos deixar Fórmanos por nosso pai, mãe, irmã, irmão ou alguma revista mundana. Também não devemos deixar-nos influenciar pelo espírito deste tempo. Não! Tens de ir a Jesus, a pedra viva, rejeitada certamente pelos homens, mais para Deus escolhida e preciosa.

Existem muitos construtores em nossos dias, os quais formam as pessoas de tal maneira que se encaixem em seu próprio partido político ou qualquer outra denominação religiosa. Todos eles procuram e lutam para ser grandes e ganhar a aceitação da sociedade hoje.

Mas não podemos nos encaixar tanto no céu como na terra. Aqueles que entraram no novo pacto para serem formados em pedras vivas que se encaixam no edifício de Deus devem aceitar o fato de que seremos descartados pelos homens quando fizermos a vontade de Deus.

Guarde os mandamentos sem mancha e irrepreensível

Observe como Paulo leva isto muito a sério: “Peleja a boa batalha da fé, lança mão da vida eterna, para a qual também foste chamado, havendo feito a boa profissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho da boa profissão diante de Pôncio Pilatos, que guardes o mandamento sem mácula nem repressão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Timóteo 6:12-14.

O que significa guardar o mandamento sem mancha e irrepreensível? significa que não mudamos e adaptamos o mandamento segundo as circunstâncias; que meu entendimento do mandamento não seja contaminado com as últimas tendências da psicologia. Devemos ser formados de acordo com os mandamentos – aqueles que Jesus deu aos apóstolos antes de subirem ao céu. (Atos 1:2).

As pedras do edifício de Deus foram esculpidas ao longo de todos estes séculos, e chegará o dia em que estes se unirão para ser um templo quando Jesus retornar. Em nossos dias, cada um de nós é esculpido por fazer a vontade de Deus em nossas circunstâncias. No entanto, um dia seremos unidos, e não se ouvirá mais o som do martelo, assim como o templo de Salomão foi edificado. Nenhum ruído de qualquer instrumento de ferro será ouvido. (1 Reis 6:7).

Se os colaboradores de Deus tivessem tentado adaptar o mandamento segundo seu tempo, você acha que essas pedras, que foram moldadas aproximadamente dois mil anos, encaixariam uma com a outra? Não, Jesus não mudou, e o Espírito é o mesmo ao longo destes dois mil anos; se o mandamento for guardado sem mancha, as pedras encaixarão perfeitamente uma com a outra.

Uma pedra que se encaixa no edifício de Deus

Agora podemos entender por que Paulo exorta fortemente Timóteo a guardar o mandamento sem mancha até que Jesus venha. “Mando-te diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho da boa profissão.” 1 Timóteo 6:13.

Esta Sua profissão era que seu reino não era deste mundo. Timóteo tinha que chegar a Ele, a pedra viva; entrar no pacto e ser santificado pelo sangue derramado de Jesus Cristo.  Paulo também lembra que ele mesmo fez a boa confissão diante de muitas testemunhas. Ele tinha sido batizado para buscar aquilo que está lá em cima, onde Jesus está, e não o que há na terra. A exortação a Timóteo foi: “Peleja a boa batalha da fé, lança mão da vida eterna.” 1 Timóteo 6.12.

Não se deixe contaminar com o que ocorre em nosso tempo; mantenha limpo e puro o mandamento, assim se converterá em uma pedra que se encaixa perfeitamente no edifício de Deus quando Jesus retornar.

Este artigo é um excerto de um capítulo intitulado “O edifício de Deus” no livro “O Novo Pacto e o Mistério da Iniquidade”, publicado pela primeira vez em “Skjulte Skatters Forlag” em 1952. Artigo traduzido do norueguês.

 Como posso ser uma pedra que encaixe no edifício de Deus?