Como Posso Vencer O Desânimo Em Minha Vida?

Mantenha-se firme, sem oscilar!

É muito fácil para nós como pessoas desanimar-nos.  Se uma pessoa cai no pecado uma e outra vez, uma vida em completa pureza pode parecer impossível de alcançar. Mas a intenção de Deus não é desanimar, mas ao contrário. O autor dos Hebreus escreve: “Mantenhamos firme, sem flutuar, a profissão de nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.”   e em 2 Coríntios 4:13,16 Paulo diz: “Mas tendo o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, pelo que falei, nós também cremos, pelo que também falamos. portanto, não desmaiamos; antes ainda que este nosso homem exterior se vá desgastando, o interior não obstante se renova de dia em dia.”

Uma esperança do que ainda não vemos

É nossa tarefa manter-nos firmes sem flutuar na confissão de nossa esperança e na esperança do evangelho. Nossa esperança é completa vitória e força para terminar nossa carreira.  Terminar a nossa carreira significa que nos tornamos santos, puros e inteiramente bons, crescendo em sabedoria e em toda a virtude para amadurecer como homens e assim estar preparados para ser arrebatados com Cristo no dia da sua vinda.  Sim, esta é a nossa esperança, se acreditarmos no Evangelho.  

Está escrito que nossa esperança não é no que se vê, nem tampouco no que já temos. Isso não teria nenhum sentido. Nossa esperança está no que não se vê e no que ainda não alcançamos – o que ainda está longe de nós. Estamos plenamente convencidos de que, como conseqüência das promessas e verdades do evangelho, e como resultado de nós cumprir com as condições, o que esperamos virá, completamente e sem dúvida! É a isto que devemos nos manter firmes, sem flutuar!  

Se cairmos e pecarmos, o que é muito comum, especialmente no início, devemos nos levantar imediatamente e confessar nossa esperança.  Se deixarmos de tentar explicar o nosso pecado e em vez disso dissermos: “É verdade, pequei, mas isso não muda a minha esperança, porque a esperança do evangelho é verdadeira.  Irei pelo caminho e vou pagar o preço estou absolutamente convencido de que vou chegar à meta!” 

“Mas você acabou de cair”, diz o adversário, “e não foi há muito tempo que você também caiu.”

“Isso não importa”, você diz. “O evangelho é verdade!”

Uma tendência a desanimar

É fácil entender que se seguirmos nossas tendências humanas, quando tivermos caído, vamos desanimar.  Fomos “postos na lama” e, segundo o raciocínio humano, deveríamos estar um pouco desanimados e decaídos. Mas não! Isto é algo completa e absolutamente errado! Apesar de você ter caído, as promessas de Deus ainda são verdadeiras. Deus sabia perfeitamente que tipo de criaturas éramos quando nos chamou; Ele sabia que era fácil para nós perder o ânimo e a fé. ¡ Todas essas coisas Ele conhece muito bem! [ Ele também sabia que é poderoso para nos fortalecer na fé! Tanto a Palavra de Deus quanto o próprio Deus viram nossas fraquezas.  

Embora, humanamente falando, pareça que não chegarei à meta, devo, apesar de tudo, me apegar à Palavra de Deus; e então chegarei à meta! 

É precisamente por esta razão que se nos exorta a manter firme a confissão da nossa esperança. ¡ Estas exortações não foram dadas só porque sim! Têm uma razão. E o que dizia? o que foi que nos exortaram a fazer? ¡ Manter-se firme, sem flutuação, a confissão de nossa esperança! #Você não deve, nem por um segundo, parar de se apegar a isso!

Acaso não escolheu Deus aos pecadores, ao baixo, ao desprezado, ao vil e aos que nos são nada em toda sua insensatez?  Ele não escolheu essas pessoas? Não está claramente escrito? Deus certamente não escolheria esta classe de pessoas – criaturas miseráveis – para realizar uma obra tão colossal se não fosse capaz de completá-la.  Seria um pouco incoerente.  

Deus é fiel

Há duas coisas importantes aqui: A primeira é que é uma questão de vida ou morte que recebe uma fé e uma esperança viva de que Deus pode fazer as coisas mais maravilhosas comigo, apesar de ser uma pessoa patética e miserável.  A segunda é que depois de me ter agarrado a tal esperança e fé, é uma questão de vida ou morte que não devo deixá-la escapar outra vez, nem sequer um pouquinho, mesmo que tenha falhado absolutamente! 

Quando um homem fala como se tivesse alcançado coisas grandes, ou se as pessoas têm a impressão de que grandes coisas aconteceram nele, mas ele continua caindo repetidamente em um e outro pecado, então ele se comportou de maneira equivocada. Mas também é errado perder o ânimo quando cai em pecado. O que se deve fazer é manter o ânimo e fazer nossa confissão sem cessar.  É necessário que um se mantenha firme, sem flutuar na confissão da nossa esperança, sem cessar! Quer me levante ou caia, tenho de me agarrar à minha confissão. Não confesso que as coisas vão muito bem comigo, mas confesso que as coisas vão muito bem comigo. ¡ Isso é fazer o que é certo, o que é perfeito, o que é bíblico, agradável e bom! 

Em todas as circunstâncias devemos tomar a Palavra de Deus tal como é e não mudá-la. “Mantenhamos firme, sem oscilar, a profissão de nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.” ¡ Ele é fiel e vai terminar o trabalho – mesmo que leve muito tempo para obter lastro suficiente no barco! Ele tem todo o panorama em vista e sem dúvida vai planejar as coisas de maneira que tenha tempo suficiente para completar a obra. ¡ Bendito e louvado seja Deus!  

Este artigo foi traduzido do norueguês e é baseado em uma prédica de Elias Aslaksen que foi publicada em um folheto chamado “Manter-se firme sem flutuação” na edição do Skjulte Skatters Forlag.

 Como posso vencer o desânimo em minha vida?