Como Sei Que A Bíblia Não É De Ficção?

Já se perguntou: «Como sei que a Bíblia não é ficção?» É uma grande pergunta. Penso nisto hoje, e pergunto-me como sei que não é assim.

Procurando pela Internet encontro muitas respostas diferentes. Cientistas e outras de precisão histórica, profecias cumpridas, etc. No entanto, como sei que a Bíblia é algo que vem bem para mim, para a vida que vivo justo agora, neste tempo?

A Bíblia tem sido a base da minha vida desde criança. Lembro-me de estar sentada com minha mãe e meus irmãos enquanto lia histórias da Bíblia antes de dormir. As histórias eram vivas para mim. Heróis da fé que faziam grandes coisas através de Deus. Jesus e os apóstolos que faziam milagres. Eu gostava especialmente das histórias de Ester. Um verdadeiro conto de fadas, sobre uma mulher que foi rainha e salvou seu povo! As imagens na minha mente, quando eu colocava a cabeça no ombro da minha mãe e ouvia, nunca foram apagadas.

Mais do que um conto de fadas

Quando cresci comecei a entender que a Bíblia não é apenas um conto de fadas. Aprendi que as histórias e ensinamentos da Bíblia ainda hoje são relevantes. São um guia para mim, e me conduzem no caminho que tenho que ir na vida. A vida que Jesus e os discípulos viveram, que se faz tão viva na Bíblia, isto me deu uma medida para minha própria vida.

Pergunto a uma amiga se pode esclarecer-me um pouco mais o tema. Ela é uma mulher idosa, e confio em sua sabedoria e experiência. «Sabemos que a Bíblia é verdadeira e que é a Palavra de Deus porque quando fazemos o que está escrito, os resultados também são como está escrito. Por exemplo, se eu dou, então estou feliz. Se eu me humilho, recebo graça. Se eu oro a Deus, Ele me escuta e responde, etc.» (2 Coríntios 9, 6-7; Tiago 4,6; Jeremias 29, 12-14)

Sua resposta ressoa em mim. Sei que isto foi algo que eu própria experimentei. Começa com um passo de fé, e quando eu sou obediente a esta fé, eu começo a experimentar que os princípios escritos na Bíblia podem mudar a minha vida, e, portanto, fortalecer ainda mais a minha fé.

Sabemos que a Bíblia é verdadeira e que é a Palavra de Deus porque quando fazemos o que está escrito, os resultados também são como está escrito.

Como minha vida afetou a fé?

Penso na minha vida. Eu posso ver que desde que eu trabalhei e tenho sido obediente à Palavra de Deus nos últimos anos, realmente houve uma mudança em minha vida. Sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer antes que a obra que Deus quer fazer na minha vida se complete, mas também posso ver que já começou uma transformação em mim.

Por exemplo, por natureza sou uma pessoa muito ansiosa. Poderia me preocupar com tudo. O futuro. O passado. Minha família. Meu trabalho. Mas em Filipenses 4, 6-7 está escrito: Por nada estejais inquietos, senão sejam conhecidas vossas petições diante de Deus em toda oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.»

Realmente trabalhei com este verso em minha vida. Rezei a Deus, e lutei contra os pensamentos de ansiedade que vêm tão facilmente. Lentamente mas com certeza descobri como a paz de Deus entra em meu coração e minha mente. Aprendo a confiar nEle e a não estar afanosa por nada, e senti a promessa de repouso e paz que vem com isto. ¡ Eu experimentei que a Palavra de Deus é verdade!

O maior milagre de todos

Agora quando penso nos heróis da fé, que muitas vezes ouvi, sei que posso ser um deles. Os milagres que aconteciam; agora eu mesma posso ser uma destas histórias. Não é que eu derrube gigantes ou converta a água em vinho. Mas por causa da fé, e obediência à fé, sou transformada. Este é o maior milagre de todos, e não é possível sem a Palavra de Deus.

Então, se você se perguntar, «Como eu sei que a Bíblia não é ficção?» Então eu desafio você. Tente viver a vida que lá nos ensina. Seja obediente. E espera somente ver se não é você mesmo quem experimentará a verdade.

 Como sei que a Bíblia não é de ficção?