De Onde Vêm Os Complexos De Inferioridade E Superioridade?

Os complexos de inferioridade e superioridade têm sido a causa de todo tipo de mal neste mundo desde o princípio dos tempos. (Tiago 3:16.) ¡ Pode que não seja fácil vencer sobre um complexo de inferioridade ou superioridade, mas na palavra de Deus encontramos soluções! 

Por que um complexo de inferioridade é tão perigoso? Porque és apanhado no que as outras pessoas pensam de ti e não tens a liberdade de ser tu mesmo, nem a confiança ou a coragem de fazer as coisas que Deus te deu para fazer.  Estes complexos de inferioridade fazem com que saias da liberdade que está em Cristo. E, por outro lado, os complexos de superioridade fazem com que trate os outros com indiferença e total desprezo, porque diante de seus olhos as outras pessoas em algum nível têm menos valor que você.  

Claramente não é assim que Deus quer que as coisas sejam. 

Vitória sobre um complexo de inferioridade ou superioridade

Para chegar ao fundo e poder vencer sobre um complexo de inferioridade ou de superioridade, é muito interessante pensar de onde vêm.

Tielman Slabbert falou muito recentemente sobre este assunto. Tanto os complexos de inferioridade como de superioridade vêm de estimar algo que aparenta ser “grande.” Quer sintas que te falta algo grande, ou que és melhor que os outros porque tens algo grande. Isto pode parecer bastante simplificado, mas faz todo o sentido.

Porque te sentirias inferior a alguém? Porque sente que são mais inteligentes ou carismáticos que você, que sua riqueza lhes dá uma vantagem que você não tem, ou que seus dons ou talentos os colocam de alguma forma acima de você, etc. Ou vice-versa; se você acha que é mais bem sucedido ou que vem de um ambiente melhor, que sua forma de ser é mais correta, etc. então se sentirá superior a alguém mais. Pode ser difícil aceitar este fato, mas se você olhar com cuidado, o mais certo é que você encontrará que é verdade.

No entanto, a verdade é que estas coisas são apenas “grandes” aos olhos dos homens.  Eles realmente não significam nada aos olhos de Deus – são coisas que você nunca encontrará na Bíblia. A sociedade e nossas culturas nos enganaram para que ponhamos uma alta estima às coisas “grandes”, fomos treinados para crer nisso mais do que acreditamos na palavra de Deus.

O mundo admira as coisas como o dinheiro, a beleza, a inteligência, o estilo, o encanto, as influências, entre muitas outras coisas. Não obstante, Jesus disse: “Porque o que os homens têm por sublime, diante de Deus é abominação.” Lucas 16:15. Isso realmente coloca as coisas em perspectiva. As que são “grande” ou sublime não dão nenhum valor extra a uma pessoa desde o ponto de vista de Deus; pelo contrário, Ele odeia quando “admiras” estas coisas e menosprezas ou tens por sublime a outros, E também odeia quando te deixas ser admirado ou menosprezado por causa de outros! Deus tem uma forma completamente diferente de medir nosso valor.

O que tem valor para Deus?

Basta dar uma olhada em Sua palavra para saber o que Ele considera valioso. Em Gálatas 5, por exemplo, Paulo escreve sobre o fruto do Espírito: “Mas o fruto do Espírito é amor, gozo, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança; contra tais coisas não há lei.”  Gálatas 5:22-23. E em 1 Coríntios 13:13 diz: “E agora permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior deles é o amor.”  E Miquéias 6:8 diz: “Ó homem, ele te declarou o que é bom, e o que pede o SENHOR de ti; somente fazer justiça, e amar misericórdia, e humilhar-te perante o teu Deus.”  Passar tempo nas Escrituras abre-nos os olhos para as coisas que têm um valor verdadeiro e eterno.  

Mas não só isso, mas também faz você ver rapidamente onde você não tem nada. A verdade é que a natureza humana é o oposto da palavra de Deus. Mas também está escrito: “Tudo posso em Cristo que me fortalece” e que “Aquele que começou em vós a boa obra, a aperfeiçoará.”  Então, se o seu desejo é receber essas virtudes, Deus lhe ensinará o caminho para que você possa obtê-las. (Filipenses 4:13; Filipenses 1:6). 

Quando você começa a ver que sua natureza humana não se alinha com a palavra de Deus, este é o Espírito trabalhando e obrando em você para que seja transformado.  E é nesse momento que com humildade deves reconhecer a verdade e estar de acordo com o juízo que Deus fez. ¡ Esta humildade não é baseada em baixa auto-estima ou desânimo, mas em sua vontade de ser obediente a Seu guia e negar sua própria vontade para que a vontade de Deus seja feita através de você!  Quando você nega a inveja, por exemplo, você aprende a ser grato. Funciona da mesma forma em todas as áreas. Você pode ser transformado da preocupação e da incredulidade à fé e à confiança em Deus; do orgulho e da jactância à mansidão e à humildade. Esta é uma obra de transformação que Deus faz em ti quando estás disposto e és obediente. (Filipenses 2:13). 

Vendo as pessoas através dos olhos de Deus

Quando estás disposto e és obediente, aprendes a ver as pessoas através dos olhos de Deus. Já não olhas para baixo por uma superioridade imaginária ou para cima por alguma carência imaginária, senão que aprendes a ver a outros com amor, paciência, amabilidade, etc. Deus fez a todos os homens a Sua imagem e semelhança, incluindo a ti! ¡ Não pode desprezar algo que Deus criou a Sua própria imagem! ¡ Além disso, outra coisa que acontece é que você começa a olhar para si mesmo da perspectiva de Deus! Sim, você começa a ver o seu verdadeiro valor. 

“Se, pois, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas de cima, onde está Cristo sentado à destra de Deus. Olhe para as coisas acima, não para as coisas da terra.” Colossenses 3:1-2.

Estes versículos são na verdade a chave. Se seus pensamentos estão nos lugares celestiais, então todas as coisas que antes pareciam “grandes” se tornam inúteis comparadas com a glória que podemos alcançar e que tem um valor eterno. A inveja se acaba, estar intimidado pelos demais também, já não despreza a ninguém, porque sabe que Deus te pôs nesta vida com exatamente as situações, habilidades e circunstâncias adequadas que te levarão a te converter em uma nova criação. E não precisas de mais do que isso.

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo é crucificado a mim, e eu ao mundo.  Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão vale nada, nem a incircuncisão, senão uma nova criação.” Gálatas 6:14-15.

 De onde vêm os complexos de inferioridade e superioridade?