Oração de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino era um conhecido teólogo e filósofo italiano que viveu durante o século XIII. Em sua vida, ele se destacou como um expoente da filosofia escolástica da Idade Média e também contribuiu para a reestruturação da teologia cristã que havia sido inicialmente desenvolvida apenas por Santo Agostinho Hippo no século V.

Em 1243, ele sentiu o desejo de se juntar à Ordem dos Irmãos Pregadores, mas recebeu uma recusa de sua família a ponto de se tornar prisioneiro de seus próprios irmãos que eram militares. Assim, Santo Tomás de Aquino permaneceu confinado no castelo de Santo Giovanni por um período de cerca de um ano.

Oração de São Tomás de Aquino

Ele foi libertado apenas pela intervenção de Juan Teutónico, general dos dominicanos, apresentou uma queixa ao rei Frederico II e, finalmente, Santo Tomás foi libertado.

Mais tarde, ele viajou para Paris, onde estudou e obteve o título de doutor em teologia. Graças a São Tomás de Aquino, a crise que causou a aversão nas crenças cristãs foi resolvida.

Com habilidade e conhecimento motivados pela fé, São Tomás de Aquino mostrou que as verdades provêm de Deus e, portanto, não podem entrar em contradição, pois a revelação e as verdades do entendimento devem ser complementares, dando uma ordem sobrenatural ao da revelação e uma ordem natural para as do entendimento. São Tomás de Aquino conseguiu explicar que a teologia e a filosofia, embora diferentes, se complementam, razão e prática.

O trabalho de São Tomás de Aquino concentrou-se na unificação das crenças materiais do mundo do Ocidente, com as crenças do cristianismo, usando inteligentemente a interpretação do filósofo Aristóteles.

Este santo foi canonizado em 18 de janeiro de 1323 em virtude de inúmeros favores concedidos e de muitas profecias reveladas por ele que foram cumpridas.

Oração

Aqui chego, Deus Todo-Poderoso e eterno, ao sacramento do seu Filho unigênito, meu Senhor Jesus Cristo, como doente do médico da vida, manchado pela fonte de misericórdias, cego à luz da eternidade clareza, pobre e impotente para Senhor do céu e da terra.

Peço, pois, à sua infinita bondade e misericórdia, que você cure minha doença, limpe minha sujeira, ilumine minha cegueira, enriqueça minha pobreza e vista minha nudez, para que eu possa receber o Pão dos Anjos, o Rei dos Reis, ao Senhor dos senhores, com tanta reverência e humildade, com tanta contrição e devoção, com tanta fé e tanta pureza, e com tal propósito e intenção, que é conveniente para a saúde da minha alma.

Dá-me, Senhor, que eu recebo, não apenas o sacramento do Santíssimo Corpo e Sangue, mas também a virtude e graça do sacramento! Oh, Deus abençoado! Conceda-me a abrigar em meu coração, de maneira que o Corpo do seu Filho unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo, Corpo Adorável que tirou da Virgem Maria, que merece me incorporar em seu Corpo místico e me considerar um dos seus membros.

Oh, Pai misericordioso, conceda-me que este Filho unigênito, a quem desejo receber agora disfarçado e sob o véu nesta vida, mereço vê-lo para sempre, descoberto e desvendado, no outro. Quem vive com você e reina na unidade do Espírito Santo, Deus, para todo o sempre.

Doutor angélico Santo Tomás, glória imortal da religião, coluna muito firme da Igreja, homem mais santo e mais sábio, que pelos exemplos admiráveis ​​de sua vida inocente você foi elevado ao cume da perfeição consumada, e com seus escritos prodigiosos você é o martelo da hereges, luz de professores e médicos e maravilhoso milagre da sabedoria;

Oh! Quem está certo, meu Santo, em ser um verdadeiro discípulo em virtude e letras, aprendendo no livro de suas virtudes e nas obras que você escreveu tão bem com a ciência dos santos, que é a verdadeira e única sabedoria.

Quem sabia como unir, como você, a doutrina com modéstia e alta inteligência com profunda humildade! Alcance-me do Senhor esta graça, juntamente com o presente inestimável da pureza e faça, praticando sua doutrina e seguindo seus exemplos, obter felicidade eterna.

Amém

Antes de estudar

Criador inefável, que a partir dos tesouros da sua sabedoria, você formou três hierarquias de anjos e, com uma ordem maravilhosa, colocou-as no céu empíreo e distribuiu as partes do universo com a máxima elegância.

Você, que é a verdadeira fonte de luz e sabedoria, e o princípio soberano, diz-nos para instilar um raio de sua claridade nas trevas do meu entendimento, afastando de mim as trevas duplas em que nasci: pecado e ignorância. Você, que faz a língua das crianças eloquentes, instrui minha língua e instila em meus lábios a graça de sua bênção.

Dê-me nitidez para entender, capacidade de reter, método e facilidade para aprender, sutileza para interpretar e graça abundante para falar. Dê-me sucesso no começo, direção para o progresso e perfeição no final.

Amém

Para nos libertar dos laços apaixonados

Agradeço, Santo Senhor, Pai Todo-Poderoso, que o perdão seja a armadura da minha fé, o escudo da minha vontade, a morte de todos os meus vícios, o extermínio de todos os meus apetites carnais e o aumento da caridade, paciência e verdadeira humildade e de todas as virtudes :

seja perfeita paz do meu corpo e do meu espírito, firme defesa contra todos os meus inimigos visíveis e invisíveis, união perpétua com você, Deus único e verdadeiro, e selo da minha morte feliz.

Deus eterno, porque para mim, pecador, servo indigno seu, sem mérito da minha parte, mas por pura concessão de sua misericórdia, você se dignou a alimentar-me com o precioso Corpo e Sangue de seu Filho Unigênito, meu Senhor Jesus Cristo.

Suplique, que essa Santa Comunhão não seja uma ocasião de punição, mas uma intercessão saudável para ele.

Oro para que você leve esse pecador a um tratamento inefável, onde você, com seu Filho e o Espírito Santo, é para seus santos luz verdadeira, satisfação plena, alegria duradoura, felicidade consumada e felicidade perfeita. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém

Ao Santíssimo Sacramento

Oh, bem-aventurado Jesus, que aqui você está verdadeiramente Deus oculto; conceda-me desejar ardentemente, buscar prudentemente, conhecer verdadeiramente e cumprir perfeitamente em louvor e glória do seu nome tudo o que lhe agrada.

Ordem, oh meu Deus, o estado da minha vida; conceda-me saber o que você quer de mim e cumpri-lo conforme necessário e apropriado à minha alma.

Dá-me, Senhor meu Deus, que não desmaie entre as prosperidades e as adversidades, para que nem naqueles me exalte, nem nestas me abomine.

Que não haja alegria ou tristeza por nada, exceto pelo que te leva ou se afasta de você. Ninguém deseja agradar ou temer antipatia além de você.

Sê vil, Senhor, todas as coisas transitórias e preciosas, todas as eternas. Nojo de mim, Senhor, toda a alegria sem você e não ambiciona nada fora de você. Alegra-te, Senhor, qualquer trabalho para ti, e os inquietos sem ti estão irados.

Dá-me, ó meu Deus, que levante meu coração com frequência e fervorosamente, faça tudo com amor, tome como morto o que não pertence ao seu serviço, faça minhas obras não por rotina, mas referindo-as a você com devoção.

Faça-me, ó Jesus, meu amor e minha vida, obediente sem contradição, pobre sem rejeição, casto sem corrupção, paciente sem dissipação, maduro sem tristeza, diligente sem inconstância, com medo de você sem desespero, verdadeiro sem se inclinar; faça com que pratique o bem sem presunção de que ele corrige o próximo sem orgulho, que o edifica com palavras e ações sem pretensões.

Dá-me, ó Senhor meu Deus, um coração vigilante que por nenhum pensamento curioso se afasta de ti; Dá-me um coração nobre que, por qualquer intenção sinistra, se desvia; dê-me um coração firme que por nenhuma tribulação seja quebrado; Dê-me um coração livre que não domine nenhuma paixão violenta.

Conceda-me, ó Senhor, meu Deus, entendimento que o conhece, diligência que o procura, sabedoria que o encontra, comportamento que lhe agrada, perseverança que o espera com confiança e espero que, finalmente, o abraça.

Dá-me para afligi-lo com suas tristezas aqui por penitência, e no caminho da minha vida eu uso seus benefícios pela graça, e no país desfrute de suas alegrias pela glória. Senhor, que você viva e reine, Deus para todo o sempre.

Amém

Para pedir sabedoria

Conceda-me, Deus misericordioso, poder desejar com fervor o que você aprova, buscá-lo com prudência, reconhecê-lo com verdade, cumpri-lo com perfeição, para louvor e glória de seu nome.

Coloque ordem em minha vida e conceda-me o que você quer que eu faça, como isso deve ser feito e da maneira mais útil para minha alma.

Deixe-me ir até você, Senhor, em um caminho seguro, reto e agradável que me leva à meta, um caminho que não se perde entre prosperidades e adversidades, para que eu lhe agradeça pela prosperidade e que na adversidade tenha paciência , não deixando que o primeiro me exalte, nem o último me supere.

Que nada me faz feliz, nem me entristece, além do que me leva em sua direção, aonde quer que eu queira ir.

Não queira ou tema não agradar ninguém a não ser você.

Que toda a perecibilidade se torne vil diante de meus olhos por você, Senhor, e que tudo o que o toca seja amado por mim,
mas você, meu Deus, será mais do que tudo.

Eu não quero nada mais que você.

Conceda-me, Senhor Deus, uma inteligência que o conheça, uma complacência que o busque, uma sabedoria que o encontre, uma vida que lhe agrade, uma perseverança que o espera com confiança e uma confiança que, no final, os possui.

Conceda-me a ser afligido por suas tristezas por penitência, a usar o caminho de seus favores por graça, a me alegrar em suas alegrias, especialmente na terra natal pela glória.

Você que, sendo Deus, vive e reina para todo o sempre.

Amém

oração a são vicente de paulo
oração de são bartolomeu
oração de santa catarina de alexandria
oração de são peregrino
oração de santa helena
oração de são rafael
oração do espírito santo
oração de são pedro
oração de são francisco
oração de são jorge