Fui Muito Longe Para Receber Perdão?

Tem um passado, um passado com ações e comportamentos que nublaram seu espírito, te separaram de Deus e que te fazem sentir francamente podre. Mas agora arrependes-te do que fizeste, queres converter-te. Mas um pobre e miserável homem como você, ainda é apto para o reino dos céus? Sabes que Deus é bom, mas ele é bom o suficiente para perdoar o que fizeste?

A única coisa que exclui uma pessoa do céu é o pecado não perdoado. Jesus tem a autoridade para perdoar todo pecado e blasfêmia.  “Assim está escrito, e assim foi necessário que o Cristo padecesse, e ressuscitasse dos mortos ao terceiro dia; e que se pregasse em Seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados em todas as nações, começando de Jerusalém.”  Lucas 24:46-47. Jesus sofreu e morreu pelos pecados de todo o mundo (1 João 2:2), e tem o poder de perdoar todos os pecados, jogá-los nas profundezas do mar, para que jamais sejam lembrados de novo. Você não acha que Ele quer fazer isso por você também? Você não pode nomear um único pecado pelo qual Jesus não morreu.

“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não erreis; nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os que se deitam com homens, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os enganadores, herdarão o reino de Deus. E vós éreis alguns; mas fostes lavados, já fostes santificados, e fostes justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. ” 1 Coríntios 6.9-11.

Paulo escreve aqui àqueles que alguma vez viveram profundamente no pecado, mas quando escutaram a verdade do evangelho, reconheceram seu pecado e entregaram sua vida a Jesus. Não só foram perdoados, mas também receberam a ajuda do Espírito Santo para acabar com esses pecados e viver uma vida em transformação.

Converter-se e receber perdão

Quando o apóstolo Pedro enfrentou os judeus no dia de Jesus pelo fato de que haviam crucificado o Filho de Deus, o Messias que veio para salvá-los, foram compungidos de coração. Você pode imaginar como eles devem ter se sentido? Eles devem ter pensado que não haveria perdão para tais ações. Mas Pedro disse-lhes: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados. Então, aqueles que receberam a sua palavra foram batizados.” Atos 2:38-41.

Mesmo estas pessoas que negaram o Messias, que o rejeitaram enquanto esteve aqui na Terra e finalmente o crucificaram, puderam arrepender-se e receber perdão pelo que tinham feito. A sua bondade, amor e paciência connosco não conhece limites.

Há uma condição para este perdão. Não há nenhum perdão sem arrependimento, e não pode haver arrependimento sem que primeiro haja um reconhecimento do pecado. Não pode ser perdoado por algo se não assumir responsabilidade por suas ações e aceitar a verdade – Você realmente pecou e precisa se converter. Você realmente se arrepende de suas ações no fundo do seu coração? Tens uma decisão firme que já não queres comportar-te desta maneira; que queres deixar os velhos hábitos do pecado e começar de novo como um discípulo de Jesus? ¡ Então você pode ser perdoado! “Pedi, e vos será dado; buscai, e encontrareis; chamai, e vos será aberto.” Mateus 7:7. Ninguém que se arrependa de sua vida de pecado fica excluído do céu.

Mas o que Jesus diz em Mateus 6: 4-15 é de vital importância: “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará; mas se não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”

Jesus não poderia ter dito mais claramente. Se pedir perdão, mas você mesmo não está disposto a perdoar os outros, então não haverá perdão para você. Não podes guardar rancor, senão entras na eternidade sem perdão, independentemente do que os outros te fizeram.

O único pecado imperdoável: Blasfemar contra o Espírito Santo

Jesus fala de um pecado que é imperdoável.

“Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia será perdoado aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada. A qualquer que disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado; mas ao que falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no vindouro.”  Mateus 12: 31-32.

Neste exemplo, do qual Jesus fala, os fariseus haviam afirmado que Jesus havia feito milagres pelo poder do demônio “Belzebu.” Mas, de fato, havia feito esses milagres no poder do Espírito Santo. Esta foi a sua blasfêmia, afirmando que o que era na verdade puro e santo era impuro e mau. (Marcos 3:30)

O Espírito Santo também é chamado o Espírito da verdade (João 16:7-13). Ele aponta a verdade sobre si mesmo – seu pecado, e o que você deve fazer com isso. Se você não reconhece a verdade, então como você pode se arrepender? Se não se arrepende, como pode ser perdoado? Se não é perdoado, como pode ter alguma esperança para a vida eterna? Como podes ser salvo?

Blasfemar contra o Espírito Santo neste tempo presente significa que um de forma repetida e consciente endureceu seu coração contra a verdade e segue na incredulidade. O que se faz é chamar o Espírito Santo de mentiroso, e isso na verdade é uma blasfêmia. Não há perdão para uma pessoa que morre na incredulidade, que continuamente rejeitou as inspirações do Espírito Santo. Isto é uma blasfêmia imperdoável. Mas enquanto você sentir que Deus opera em você e o chama, significa que ainda há esperança para você.

A verdade vos libertará

Se vos perguntardes: “O que fiz foi tão mau que serei excluído do perdão e do reino dos céus?” pode estar seguro que não é assim. Sua pobreza no espírito – o reconhecimento do pecado e o Anseio de arrepender-se – levá-lo-ão a converter-se a Deus. Não é possível “acidentalmente” blasfemar contra o Espírito Santo. Os que cometem este pecado imperdoável não estão preocupados; não se importam se são perdoados ou não, por causa de sua incredulidade.

Então você tem que ser aquele que ama a verdade. A verdade irá libertá-lo. Você tem uma grande graça sobre sua vida – você pode ser liberado de ser um escravo do pecado, e você pode ser um verdadeiro discípulo de Jesus. (João 8:31-34) Não só é capaz de perdoar os teus pecados, mas também de te salvar do pecado. Faça uso desta graça – Ele pode salvar completamente todos aqueles que reconhecem a verdade sobre sua necessidade. Quando você recebe o Espírito Santo, que mostra seu pecado, também lhe dá a oportunidade de vencer o pecado.

O ladrão na cruz foi salvo no seu “leito de morte” sem nada para levar à eternidade, mas Jesus disse-lhe: “Hoje estarás comigo no paraíso!”  Não é muito melhor arrepender-se e converter-se hoje a Deus, quando te fala a teu coração? Poderás ir directamente para o céu quando morreres, com a certeza da vida eterna se continuares neste caminho! Sim, podes arrepender-te e pedir perdão hoje, e começar neste caminho da justiça neste momento, com uma consciência limpa e justificada no nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.

 Fui muito longe para receber perdão?