O Cristianismo Continua Sendo Relevante Hoje Em Dia?

O cristianismo perdeu a sua coluna vertebral e tornou-se irrelevante?

Este é o nosso mundo. Vivemos aqui, trabalhamos aqui, formamos nossas famílias aqui. E no entanto, não podemos evitar a sensação de que algo não está bem. Nosso mundo não é perfeito. Está longe de ser perfeito. Durante séculos, o nosso mundo foi afectado pela pobreza, pela ruptura das relações, pela criminalidade, pela guerra e pelas doenças. A nível pessoal, é difícil evitar o conflito, sentir-me ofendido ou dizer palavras ofensivas.

As pessoas se convertem ao cristianismo para receber respostas, mas a maioria sai com as mãos vazias. Em vez de uma solução, encontram uma religião que, por um lado, abusa do seu poder e, por outro, é fraca e impotente. Em seu esforço para manter-se em pé, o anúncio da Palavra perdeu sentido e clareza. O cristianismo perdeu sua coluna vertebral. O Cristianismo se tornou irrelevante.

Mas, o que acontece com o cristianismo que descreve a Bíblia? Talvez haja uma solução depois de tudo? ¡ Talvez haja algo que possamos fazer – algo que VOCÊ pode fazer, para fazer a diferença em nosso mundo imperfeito!

«De onde vêm as guerras e os conflitos entre vós? Não é de vossas paixões, as quais combatem em vossos membros?» (Tiago 4,1) O mal que vemos ao nosso redor é um resultado direto de ceder antes estes desejos que conduzem à guerra entre nós. Ceder a estes desejos causa guerra, contendas e destruição de todo tipo, deixando tristeza e infelicidade a seu passo! Ou então, podemos perguntar: Você acha que esses padrões de mau comportamento vêm do fato de que as pessoas têm usado seus pensamentos, tempo e energia para abençoar suas famílias ou as pessoas ao seu redor? Não, este mau comportamento resulta do facto de as pessoas serem egoístas e egocêntricas e preferirem, uma e outra vez, colocar os seus próprios interesses acima de tudo o resto.

É fácil criticar e mover a cabeça quando se vê todo o mal que há no mundo, e nas pessoas ao seu redor. Mas se olhar mais de perto seu próprio comportamento, perceberá que também tem a mesma natureza egoísta e egocêntrica. Pode reconhecer que nem sequer suas intenções são totalmente corretas? ¡ Se você é realmente honesto consigo mesmo, você provavelmente terá que admitir que nem tudo o que você fez e pensou hoje, foi feito apenas com intenções honestas e altruístas!

O cristianismo é a única maneira de realmente pôr fim ao mal

Outras pessoas bem intencionadas tentaram corrigir o mau comportamento que vêem no mundo que os rodeia. Iniciam programas de superação pessoal, juntam-se a grupos e doam dinheiro. Os jovens são especialmente entusiastas sobre a idéia de que eles podem «fazer a diferença». Y esta é uma meta nobre! No entanto, este esforço humano exterior sempre ficará curto contra a maré do mal que vem do egoísmo, porque O mal está dentro de nós.

Felizmente há uma resposta. Para aqueles que podem reconhecer isso, e querem mudar, o cristianismo tem relevância. Por quê? Porque o cristianismo é a única maneira de realmente acabar com o mal. O verdadeiro cristianismo não só oferece o perdão pelos pecados que você cometeu, permitindo que você comece do zero, mas também lhe dá a ajuda para parar de pecar. O verdadeiro cristianismo bíblico oferece às pessoas um caminho para sair do pecado e egoísmo, o que as faz infelizes e leva a causar dano uns aos outros.

Jesus disse que os doentes precisavam de um médico, não os saudáveis. Ele veio especialmente por aqueles «enfermos» – aqueles que estão cansados de seu próprio egoísmo e pecado, que sentem que deve haver outra maneira de viver. ¡ Se você encontrar que você está nesta categoria, então o cristianismo torna-se a coisa mais relevante em que você está envolvido!

Toma um simples verso da Bíblia como um exemplo: «Não sejas vencido do mal, mas vence com o bem o mal.» (Romanos 12,21) ¡ Imagine um mundo onde todos vivessem de acordo com este princípio! Imagine o bem que faria em nossas vidas e relacionamentos! Qual seria o resultado se os casamentos estivessem ocupados a encontrar uma forma de abençoar o outro em vez de criticá-lo? Ou os pais tratarão os filhos com paciência e amor, em vez de exigir um comportamento que não os irrite? Qual seria o resultado se as pessoas também se comportassem desta forma nas nossas comunidades e nas lojas? Não haveria mais violência de gangues, crime ou abuso de poder. Os chefes não tirariam vantagem de seus empregados e vice versa. ¡ Pense em toda a corrupção, violência e ódio que seriam eliminados se as pessoas em suas vidas lutassem contra suas tendências humanas a serem ofendidas, invejosos e avarentos!

Isto mudará sua vida

Soa como um impossível? «Para os homens isto é impossível; mas para Deus tudo é possível.» (Mateus 19,26). Os cristãos crêem que Deus lhes dará a força para vencer sua natureza humana egoísta, assim como Jesus venceu! Tal cristianismo é mais do que relevante em nossa sociedade moderna atual. ¡ Se você quer ter um impacto positivo no mundo ao seu redor, então o cristianismo é de suma importância para você como indivíduo, porque definitivamente não pode ser uma solução para o problema se você mesmo continua sendo egocêntrico e egoísta! Em primeiro lugar você deve começar a vencer sua própria natureza egoísta, antes de ajudar os outros.

«Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persiste nisso, pois fazendo isto, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem.» 1 Timóteo 4,16.

Se você quer fazer uma diferença positiva no mundo, você tem que ser um cristão deste tipo. Comece em sua própria casa, e em suas próprias circunstâncias. Isso trará uma mudança em sua vida, e fará a diferença no mundo. O Cristianismo te fará relevante!

 O cristianismo continua sendo relevante hoje em dia?