O Que Diz A Bíblia Sobre A Esposa E As Bodas Do Cordeiro?

As bodas do Cordeiro (Jesus) é um dos maiores acontecimentos profetizados na Bíblia. Mas, quem é a esposa de Jesus?

“Alegremo-nos e alegremo-nos e demos-lhe glória; porque chegaram as bodas do Cordeiro, e sua esposa se preparou.” Apocalipse 19:7.

Quem será a esposa de Jesus?

A esposa é a igreja de Cristo.

A igreja se compõe de todos os que estão a caminho a ser completamente livres de todo pecado, como Jesus o é. São os que começaram pelo caminho que os levará à natureza divina. (2 Pedro 1:4) Alguns podem ter ido mais longe na estrada do que outros. Alguns talvez apenas começaram. No entanto, todos os que vão por este caminho são um membro do corpo de Cristo. Estão se preparando para ser a esposa de Cristo. Estão se alistando.

São os que amam a Jesus. São seus seguidores. São os que têm o grande anseio de estar com seu senhor e mestre. São os que se decidiram a servir a Jesus com todo o seu coração, toda a sua alma e todo o seu ser. É a eles que Jesus purifica; eles serão uma igreja gloriosa sem mácula nem ruga. Portanto, será santa. (Efésios 5:25-27)

Uma esposa é comparada com o seu namorado. Por isso está escrito em 1 Pedro 1:15: “Mas, como aquele que vos chamou é santo, sede também vós santos em todo o vosso modo de viver.” A esposa de Cristo são aqueles que vão brilhar com uma clareza, pureza e santidade assim como Ele que a chamou é santo.

“E a ela foi concedido que se vista de linho fino, limpo e resplandecente; porque o linho fino é as ações justas dos santos.” Apocalipse 19:8. A esposa de Cristo se prepara para ele. Cada segundo que tem nesta terra o utiliza para preparar-se para seu noivo. Seu linho fino não lhe será dado durante o casamento, senão que é algo que ela mesma foi fazendo ao andar em justiça enquanto esteve aqui na terra.

“Porque muitos são chamados, e poucos escolhidos.” Mateus 22:14. A esposa é a igreja, mas não são muitos os que verdadeiramente podem considerar-se parte desta. Muitos convites são enviados, mas poucos optam por responder.

Alístate

Se entendermos corretamente, a esposa não é uma elite com cristãos especiais dos quais apenas alguns chegam a fazer parte deste grupo. A esposa será poucos em quantidade , mas não porque apenas alguns foram convidados. Mas porque poucos optam por responder. Para podermos fazer parte da esposa, temos de responder a este chamado e começar a seguir Jesus por este caminho que Ele mesmo andou.

Este tempo na terra é tempo de compromisso para Jesus e sua esposa. Têm-se um intenso amor um ao outro, e anseiam por reunir-se. A esposa deseja estar perto de Jesus, seu esposo celestial. Ela estará disposta a fazer absolutamente tudo, pagará o preço que custar, para ser digna Dele e estar com Ele.

Jesus virá buscar sua esposa tão logo esteja pronta. O tempo é curto, mas ainda há tempo de graça para a esposa para se preparar, e ainda é possível atender o chamado. Leia mais sobre o arrebatamento

Responder ao chamado para ser parte da esposa, é o primeiro passo. É tão simples como decidir que “servirei a Deus de todo meu coração.” O caminho que depois um seguirá está descrito em Colossenses 3:1-17. A esposa tem sua mente posta nas coisas de acima. A esposa é paciente, humilde, é longânima e tudo faz em nome do Senhor Jesus. A única coisa que ele quer é acelerar o dia do seu retorno. (2 Pedro 3:12)

A esposa está tão apaixonada que está disposta a pagar o preço para acabar com todo o pecado, tudo o que não seja como Cristo. Ela rejeita todos estes pensamentos e os leva à morte. (Colossenses 3:5) E assim a vida de Cristo pode manifestar-se nela. Deste modo torna-se um complemento para ele. Com todo o seu ser anseia estar com Cristo, e sabe que a maneira de consegui-lo é sendo como Ele. Ao ser purificada assim como ele é puro, e transformada na natureza divina como a sua. (1 João 3:2-3) Nada menos é aceito, a não ser a perfeição. Todo pensamento que não é agradável a Cristo deve ser levado à morte imediatamente! O pecado não é uma opção para ela! Ela quer estar com seu namorado.

Assim se torna santa assim como Ele é santo. Estas são as ações justas dos santos descritas em Apocalipse 19:8.

As bodas do Cordeiro

Quando a esposa finalmente estiver pronta para receber o esposo, Jesus voltará a procurar a sua amada. ¡ Depois de tantos anos de tribulação finalmente podem unir-se! ¡ Todo o céu se alegrará e celebrará este acontecimento e haverá uma grande festa de bodas! (Apocalipse 19:7-8)

Agora a esposa pode estar junto ao noivo. A longa noite terminou. Agora foi aperfeiçoada. Está perfeitamente unida a Jesus na vontade, no propósito, na natureza. Nunca mais, pela eternidade, vão-se separar. (1 Coríntios 6:17)

Eles estão lá no céu; uma multidão de guerreiros e heróis vestidos de branco resplandecente. Um exército que pagou o preço e deu tudo para ser purificado e transformado na imagem de Cristo. Eles brilham mais que o sol, brilham com uma pureza igual ao próprio Cristo. São santos e pertencem a Ele.

Claro, os heróis do Antigo Testamento e os mártires da grande tribulação, entre outros, são servos de Deus e têm comunhão com Cristo. Mas a esposa de Cristo tem um chamado muito especial. Ela está sentada ao lado Dele; é igual a Ele. Padeceu os mesmos padecimentos que Ele padeceu na terra e agora tem recebido sua recompensa. É uma recompensa muito maior do que qualquer outra dada a alguém no céu ou na terra. Foi colocada acima dos anjos, sobre querubins, acima de toda a criação de Deus, para ser um parceiro e um complemento para o mesmo Filho de Deus.

O trabalho da esposa na eternidade estará sempre presente ao lado do noivo. “E o Espírito e a Esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome da água da vida gratuitamente.” Apocalipse 22:17. Ela está ali ao lado de Cristo, secando lágrimas e apagando dores.

Não há maior recompensa que isto. E não podemos usar o nosso tempo na Terra melhor do que preparar-nos para o dia da sua vinda, com fervorosa expectativa. Amar a Jesus tão alto que a vida que vivemos aqui na terra é digna da esposa com a qual Ele quer se casar.

 O que diz a Bíblia sobre a esposa e as bodas do Cordeiro?