O Que Diz A Bíblia Sobre A Homossexualidade?

A sexualidade humana é complexa. Afeta-nos física, mental e espiritualmente. Por causa do poder do pecado, introduzido no mundo pela queda, Deus nos deu leis espirituais para assegurar que a sexualidade pudesse continuar sendo a bênção que Ele queria que fosse.

“E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; varão e fêmea os criou.  E Deus os abençoou, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos; fazei que a terra cresça, e sujeitai-a, e dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os animais que se movem sobre a terra. fazei-me companhia, Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher, e serão uma só carne. ‘” Gênesis 1:27-28 e Gênesis 2:14.

Esta relação – entre o homem e a mulher dentro de um matrimónio fiel durante a vida – repete-se uma e outra vez em toda a Bíblia, e é a única relação sexual aprovada e abençoada por Deus.

Depois da queda, os instintos sexuais que eram puros se contaminaram pelo pecado, e de repente se envergonharam de sua nudez. (Gênesis 3:7, 10-11)  Desejos impuros foram despertados, e continuaram afetando seus descendentes por todas as gerações.

Paixões e imoralidade sexual

Nosso impulso sexual não é um pecado. Mas os desejos sexuais fora do matrimônio, entre um homem e uma mulher, são os que a Bíblia chama “paixões”, e ceder antes estas paixões é pecado; incluindo relações sexuais antes do matrimônio, sexo extraconjugal, ceder antes pensamentos sexuais e praticar a homossexualidade. Isto é descrito tanto no antigo como no novo pacto. Alguns destes versículos bíblicos estão incluídos no final deste artigo.

Deus é a máxima autoridade

Nossas personalidades, inclinações, reações, orientações, pontos de vista, opiniões, etc. são complexas. Algumas dessas coisas são programadas em nossos genes, enquanto outras são influenciadas por nosso ambiente, circunstâncias, educação, ensino e outros fatores.

As sociedades, culturas e normas estão continuamente mudando e evoluindo, mas Deus, Sua Palavra e o Espírito que há nela, não mudam.  Quando Deus proibiu especificamente a atividade homossexual e outras imoralidades sexuais, não foi porque era ignorante, ingênuo ou intolerante.  A lei foi dada porque a humanidade havia se desviado do propósito e a bênção original de Deus.  O que era imoral segundo as normas de Deus naquele tempo não se tornou moral hoje somente porque a maioria o tolera e aceita.

Temos a sorte de nos termos concentrado muito nos nossos dias nos direitos e liberdades humanos, e foram tomadas medidas drásticas contra a opressão, o abuso e a injustiça. Cada pessoa tem o direito de escolher a sua fé, perspectiva e forma de vida, e deve ser respeitada. No entanto, não podemos ignorar a Palavra de Deus se quisermos viver como crentes cristãos. A Bíblia nos dá muitas promessas, mas também condições para viver uma vida boa e feliz. Deus é nosso Criador, e é Sua vontade unicamente, como expressa a Bíblia, a que é perfeita e não muda agora e na eternidade.

Deus não nos deixará ser tentados mais do que podemos suportar

Todas as pessoas se encontram com dificuldades na vida, tanto nas situações físicas como na vida espiritual. Não viver de acordo com esta orientação homossexual requer um grande sacrifício. Mas Deus abençoa a todos aqueles que vivem completamente para Ele. Ninguém que tenha realmente renunciado a tudo para servir a Deus se arrependerá. Ele só quer o melhor para nós.

“Não vos sobreveio nenhuma tentação que não seja humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará ser tentados mais do que podeis resistir, mas dará também juntamente com a tentação a saída, para que possais suportar.”  1 Coríntios 10.13.

Embora a Palavra de Deus seja radical, Deus ama todos os pecadores, não importa quem sejam, seu passado ou as coisas que tenham feito. (Romanos 6:23) Ele ama cada um de nós, mais do que podemos compreender. Por isso enviou Seu Filho, Jesus Cristo, que pagou o preço por nossos pecados, e nos ensinou um caminho para escapar.

“Vinde a mim todos os que estais cansados e carregados, e eu vos farei descansar.  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas, porque o meu jugo é fácil e leve o meu fardo.”  Mateus 11:28-30.

“Mas agora que fostes libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes pelo vosso fruto a santificação, e como fim, a vida eterna.”  Romanos 6 e 22. A luta pode ser difícil, o sacrifício pesado, mas não pode ser comparada com a vida gloriosa e eterna que Deus dará àqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida – aqueles que vencerem. (Romanos 8:18, Apocalipse 3:5)  Não há pecado pelo qual Jesus não tenha morrido; e não há tentação que Deus não possa nos dar força para vencer. Ele estendeu a mão – agarra-te a ela!

Alguns versículos da Bíblia com respeito à imoralidade sexual

“Não te deitarás com homem como com mulher; é abominação.”  Levítico 18:22.

“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não erreis; nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os que se deitam com homens, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os enganadores, herdarão o reino de Deus. E vós éreis alguns; mas fostes lavados, já fostes santificados, já fostes justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.”  1 Coríntios 6:9-11.

“Ouvistes que foi dito: Não cometerás adultério. Mas eu vos digo que qualquer que olha para uma mulher para cobiçá-la, já adulterou com ela em seu coração.” Mateus 5:27-28.

“Fuja da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem cometa, está fora do corpo; mas quem se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” 1 Coríntios 6:18.

“Honroso seja em todos o matrimônio, e o leito sem mácula; mas aos fornicadores e aos adúlteros julgará Deus.” Hebreus 13:4.

“Pelo que também Deus os entregou à imundícia, nas concupiscências de seus corações, de modo que desonraram entre si seus próprios corpos, já que mudaram a verdade de Deus pela mentira, honrando e adorando as criaturas antes que ao Criador, Que é abençoado para sempre. Amém. Por isso Deus os entregou a paixões vergonhosas; pois até suas mulheres mudaram o uso natural pelo que é contra a natureza, e de igual modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, se acenderam em sua lascívia uns com os outros, cometendo atos vergonhosos homens com homens, e recebendo em si mesmos a retribuição devida a seu extravio.”  Romanos 1:20-32.

 O que diz a Bíblia sobre a homossexualidade?