O Que Diz A Bíblia Sobre A Inveja?

Por que a inveja é pecado? (Gálatas 5:19-21)

Quando a inveja surge e lhe é permitido viver e crescer em nossos corações traz consigo terríveis conseqüências. Disso podemos ver muitos exemplos na Bíblia.

Quando a oferta de Abel foi do agrado de Deus, e a de Caim não, Caim matou seu irmão por causa da inveja. (Gênesis 4:3-8) Quando Coré teve inveja de Moisés, a terra se abriu e o engoliu. (Números 16) Quando Saul deixou entrar inveja de Davi em seu coração, foi morto na batalha. (1 Samuel 18) Até mesmo Jesus foi morto pelos líderes religiosos daquela época porque o invejavam.

“O coração aprazível é vida da carne; mas a inveja é carcoma dos ossos.” Provérbios 14:30

Por que a inveja é pecado?

A inveja é algo que todos conhecemos. Quando vemos alguém que tem algo que gostaríamos de ter – sejam possessões materiais, qualidades, ministérios ou talentos – surge uma reação natural humana que se chama inveja. É necessário um trabalho consciente para ser livre disso e para ser grato pelo que temos e “desfrutar com aqueles que gozam” (Romanos 12:15)

Não é pecado ser tentado à inveja, mas se você deixar tais pensamentos viver e crescer em você, Vão causar muitos danos.  Por que a inveja é pecado? Porque divide as pessoas. Destrói relações, causa discórdia, cria espírito de amargura e maldade. Faz as pessoas dizerem e fazerem coisas de formas tóxicas. Ter inveja é claramente um pecado, e está definido como tal na Palavra de Deus.

“Porque onde há ciúme e contenção, lá há perturbação e toda obra perversa.”  Tiago 3:16.

Como posso vencer a inveja?

Não preciso ceder à inveja se sou tentado a ela! há uma maneira de vencer. (1 Coríntios 10:13) Quando Jesus viveu na Terra venceu sobre todo o pecado. Como resultado, agora Ele pode compadecer-se de nossas fraquezas e socorrer-nos quando somos tentados. Existe um trono de graça ao qual podemos ir confiadamente, para alcançar misericórdia e achar graça (poder do Espírito Santo) para vencer cada vez que somos tentados à inveja. (Hebreus 2:18; Hebreus 4:15-16) Podemos vencer assim como o venceu.

Então como podemos vencê-lo? Primeiro devemos reconhecer que temos inveja. É natural dizer-nos que não somos invejosos. Mas se o anseio de nosso coração é ser liberto de todo o pecado, então precisamos humilhar a nós mesmos e reconhecer a verdade.

A inveja começa com um simples pensamento: “Não é justo”, “Quem você acha que é?” “Por que eu não recebo o reconhecimento?” “Por que são sempre eles que recebem a bênção?” Coisas tão simples como estas causam intranquilidade em nossa alma – nossos sentimentos e “raciocínio” para reagir e sobre agir. Nosso próprio ego está preocupado, podemos experimentar isso no trabalho, na escola, nosso matrimônio, família e em nosso serviço para servir a Deus.

Paulo testifica “Com Cristo estou crucificado juntamente, e já não vivo eu, mas Cristo vive em mim; e o que agora vivo na carne, vivo-o na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20. Pela fé podemos nos considerar a nós mesmos – nossos sentimentos, pensamentos, opiniões, ego, etc – crucificados com Cristo, e vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:7-11) Se vivemos segundo esta fé podemos vencer as tentações, e em lugar de ter inveja a alegria e o agradecimento crescem. Cada vez que somos tentados podemos orar por força para permanecer ali crucificados com Cristo, e recordar que é Ele que agora vive em mim, assim poderei reagir conforme Suas virtudes, sem importar como me sinta. Assim toda “confusão e maldade” não nasce das minhas reações, e eu posso então criar vida e paz. (Romanos 8:6)

O resultado de vencer sobre a inveja

Se vencermos recebemos revelação sobre o Corpo de Cristo. E para poder servir a Cristo e aos membros em Seu Corpo (a Igreja) não deve haver divisões; somente unidade. Os membros do Corpo não podem trabalhar uns contra os outros, caso contrário o corpo não funcionaria. Paulo escreve claramente sobre isso em 1 Coríntios 12.12-27. Se um membro padece, todos os membros se doam com ele, e se um membro recebe honra, todos os membros se gozam. ¡¡ No Corpo não existe a inveja!

(Você pode ler mais do Corpo de Cristo em Romanos 12:3-6 e Efésios 4)

Por que a inveja é pecado? ¡ Porque desperdiça nosso tempo, oportunidades e rouba nossa alegria! Imagine melhor crescer nas virtudes! Quando reconhecemos nossos limites e vemos as obras que Deus tem para nós, embonamos no Corpo exatamente como deveríamos; não tomando mais espaço do que recebemos pela Graça de Deus, e somos membros úteis para trabalhar em unidade junto com os outros em harmonia. Pense que repouso perfeito e paz podemos alcançar, crescendo ao mesmo tempo em alegria e gratidão.

“Tendo purificado vossas almas pela obediência à verdade, mediante o Espírito, para o amor fraterno não fingido, uns aos outros, de coração puro.”  1 Pedro 1:22-25.

 O que diz a Bíblia sobre a inveja?