O Que Diz A Bíblia Sobre A Prostituta Em Apocalipse 17?

Quem é a prostituta descrita em Apocalipse 17 e que significado tem tanto hoje em dia como nos últimos tempos?

A prostituta em Apocalipse 17 (também conhecida como Babilônia) é uma das figuras centrais quanto às profecias dos últimos tempos. Tem estado ativa desde o tempo da primeira igreja, mas sobretudo em nossos dias modernos. É importante saber quem é a prostituta e o que é importante para nós.

O espírito da prostituta

Alguns acreditam que a prostituta é uma determinada igreja ou organização, pelo que muitos caluniaram um ou outro grupo por ser “a prostituta.” Mas na realidade a prostituta é um espírito que permeia muitas igrejas diferentes, congregações, e inclusive pessoas em particular.

Em Tiago 4:4 obtemos um exemplo claro de como Deus vê o adultério espiritual. “Oh almas adúlteras! Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Qualquer, pois, que queira ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.”

A amizade com o mundo é inimizade contra Deus. Não há um meio termo. Ou alinhas-te do lado de Deus ou do lado do mundo. Todo o resto Deus o considera adultério. No entanto, isto é o que o espírito da prostituta procura alcançar. Tente misturar Deus com o mundo e oferecer o melhor dos dois mundos.

Toda a pregação do “evangelho” da prostituta é que se pode ter tanto ao mundo como a Deus. Utiliza a Palavra de Deus e cita muitos versículos e expressões que soam muito bem e em forma piedosa. Mas debaixo de todo este ouro brilhante há uma corrente escura de egoísmo e orgulho. O mais perigoso com a prostituta é que pode ser muito difícil reconhecê-la. Ela apresenta seu vinho em um cálice de ouro (Apocalipse 17:4), que é a Palavra de Deus. Todas as palavras, expressões e doutrinas que ele anuncia parecem ser piedosas porque ele usa versículos da Bíblia que apóiam suas mentiras. Este é um truque comum que Satanás e seus servos usam. (2 Coríntios 11:14)

Seu evangelho soa muito bem no início e dá às pessoas uma sensação de bem-estar e calor. Oferece todos os benefícios de uma vida piedosa e tira todas as condições. Assim a meretriz engana as pessoas, e uma quantidade incrível de pessoas caiu sob a influência da prostituta. ¡ Se um não está em extremo atento não poderá sempre distinguir seu engano da verdade!

A confusa pregação da prostituta é o “vinho da sua fornicação” (Apocalipse 17:2) E como com o vinho, é fácil embriagar-se com as boas sensações que a pregação da prostituta dá. Sua pregação, no entanto, nunca leva a uma vida verdadeira com Cristo, em vitória sobre o pecado. (1 Pedro 4:1) Isto está em marcado contraste com a água de vida pura que Jesus pregou! (João 7:38-39)

O trabalho da prostituta em nossa época moderna

O espírito da prostituta está ativo de muitas maneiras sobre a terra, tanto a nível individual como numa escala mais ampla. A nível individual procura influenciar as pessoas a viverem tão perto do mundo quanto possível, que se declarem “cristãos”, mas que ao mesmo tempo vivam de acordo com os valores mundanos ou valores humanamente puros. Seja vivendo de acordo com seus próprios desejos, pecando um pouco pelo lado e desfrutando dos prazeres do mundo, ou vivendo de acordo com um conjunto de regras estritas ou códigos de ética que não são de Deus.

Numa escala mais ampla o espírito da prostituta também está ativo em igrejas de todo o mundo, trabalhando para deformar o ensino puro de Deus e levar as igrejas e congregações completamente longe da verdade para a escuridão causada por suas mentiras. O objetivo da prostituta não é derrubar completamente o cristianismo e a religião. Pelo contrário, ela adora igrejas! A prostituta é a forma de Satanás enterrar uma agulha num palheiro. É cada vez mais difícil para as pessoas reconhecerem o cristianismo verdadeiro e vivo quando se está rodeado de tantas meias-verdades e palavras bonitas.

Esta é a razão porque a prostituta não é ativa apenas em uma igreja, mas atinge muitas. Quanto mais divisões e novas congregações ela puder criar, mais difícil será encontrar a verdadeira igreja. Criar divisão e discórdia é o seu maior objectivo.

O objetivo de Satanás com a prostituta

Satanás sabe que não pode simplesmente convencer a todos que abandonem a Deus por completo e se convertam em ateus. Pelo menos não imediatamente. Ordenou, pois, à sua serva, a prostituta, que os corrompesse pouco a pouco, longe da pura verdade da Palavra de Deus, e os convertesse ao mundo.

A prostituta começou a trabalhar quase imediatamente depois que Jesus morreu. Paulo disse à igreja em Éfeso: “Porque eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos devoradores, que não pouparão o rebanho. E de vós mesmos se levantarão homens que falem coisas perversas para arrastar depois de si os discípulos.” Atos 20:29-30. Estes lobos selvagens eram os servos da prostituta.

Começou no pouco, pregando um cristianismo que era muito verdadeiro, mas com uma pequena mistura do mundo. Mas à medida que o número de seguidores zelosos cresceu, foi desenvolvendo e tornando o seu evangelho mais confuso. Um avanço rápido até hoje, a maior parte do “cristianismo” que se prega hoje está tão longe da Palavra de Deus que é quase irreconhecível!

A prostituta é a resposta de Satanás à esposa de Cristo. Enquanto a noiva trabalha na terra para propagar a verdade do evangelho, a meretriz trabalha arduamente para propagar divisão e mentiras. Ambos são inimigos acérrimos que estão sob um grande conflito espiritual que durará até o arrebatamento, quando a noiva for levada para casa para estar com Cristo. E quando for o tempo do arrebatamento as condições no mundo serão tão más que Satanás já Não precisa mais da prostituta. Quando a noiva se for, Deus porá nos corações das pessoas que rejeitam por completo toda forma de religião e perseguem 100% o mundo e as obras humanas.

A prostituta será expulsa da besta, as autoridades que finalmente rejeitaram a Deus e construíram seu poder nesta obra humana. A prostituta perderá todo o seu poder, e será completamente destruída. Este será o julgamento de Deus sobre ela. (Apocalipse 18:21-24) A ira de Deus para com a prostituta será tão grande que fará com que a fumaça de seu tormento suba pela eternidade como um lembrete de sua traição. (Apocalipse 19:3)

Satanás acreditará que desta maneira estará alcançando seu objetivo final com a terra, mas na realidade tudo isto é parte do grande plano e propósito de Deus. (Apocalipse 17:15-17)

A luta contra a prostituta

O trabalho da noiva de Cristo é lutar contra a prostituta e fazer o que pudermos para deter seus planos e intrigas na terra. Esta grande batalha espiritual é travada a nível individual, e o espírito da meretriz deve ser completamente vencido na vida de cada discípulo, de modo que só a verdade e a pureza reinem na igreja.

É perigoso acreditar que a prostituta só se encontra em “essa igreja” ou “essa congregação”, por isso não temos que pensar assim. ¡ A prostituta pode estar em qualquer lugar! É verdade que ele tem uma forte influência em muitas igrejas diferentes no mundo, mas ele também gosta de chegar a cada pessoa em particular e trabalhar neles pessoalmente. Sussurra suas mentiras ao ouvido. Trata de nos fazer crer que o mundo na realidade não é tão perigoso. Tenta convencer-nos que podemos fazer a nossa própria vontade, mas continuar a ser um dos filhos de Deus. Dilua as condições para ser um seguidor de Jesus.

Se você ouvir essas mentiras, então elas irão destruí-lo! A amizade com o mundo é inimizade contra Deus! Não podemos servir a dois senhores. ¡ O perverso ensinamento da prostituta não tem lugar na igreja ou na vida dos verdadeiros cristãos!

Por isso é tão importante que cada cristão tenha uma conexão pessoal com Deus e Sua Palavra. Quando estamos intimamente familiarizados
com Deus então conhecemos Sua vontade e Sua Palavra, e podemos aprender a reconhecer as mentiras da meretriz pelo que são. ¡ Então podemos sustentar tudo o que vemos e ouvimos à luz da Palavra de Deus e rejeitar tudo o que não está de acordo com a verdade!

Infelizmente a influência da prostituta cresceu muito nos nossos dias, e há muitas igrejas que estão sob a sua influência directa. Nenhuma igreja, nenhuma congregação, nenhum pastor ou sermão deve ser aceito “como se apresenta” sem ser provado à luz da Palavra de Deus e do seu Espírito!

“Amados, não creiais a todo espírito, senão provai os espíritos se são de Deus; porque muitos falsos profetas saíram pelo mundo.”   1 João 4:1. ” Sejamos Vigilantes e vamos tentar tudo o que ouvimos! Inclusive, nossos próprios pensamentos e intenções devem ser provados à luz da Palavra de Deus. ¡ Temos que ter certeza que tudo é realmente de Deus!

As mentiras da prostituta são fortes e muitas, mas a verdade brilha como uma luz numa noite escura. Se alguém é sincero e humilde e aberto à direção de Deus então Ele nos mostrará claramente o que é mentira e o que é verdade. ¡ Deus é verdade e nEle não há nenhuma mentira em absoluto! Seu Espírito é o Espírito da verdade, que nos guiará a toda a verdade. (João 14:15-17, João 16:13)

Seja zeloso e pergunta! Prova os espíritos! “Pedi, e vos será dado; buscai, e encontrareis; chamai, e vos abrir-se-á.” Mateus 7:7. Através da fé e da vigilância, o espírito da prostituta nunca poderá ganhar influência sobre ti.

“E ouvi outra voz do céu, que dizia: Saí dela, meu povo, para que não sejais partícipes de seus pecados, nem recebais parte de suas pragas; porque seus pecados chegaram até o céu, e Deus se lembrou de suas maldades.”  Apocalipse 18.4-5.

Podes viver a tua vida ao serviço de Deus, fazer sempre a Sua vontade e preparar-te como uma noiva pura e resplandecente digna do seu esposo celeste. (Apocalipse 19:7-8)

 O que diz a Bíblia sobre a prostituta em Apocalipse 17?