O Que Diz A Bíblia Sobre O Arrebatamento?

A meta para todo cristão é ser parte do arrebatamento. Aquele momento glorioso em que Jesus toma aqueles que pertencem ao céu para estar com Ele eternamente.

Pensar nos últimos tempos não deveria nos causar medo. ¡ Leia este artigo sobre qual é a melhor maneira de nos prepararmos para o dia em que nos encontramos com Jesus!

O que é o “arrebatamento”?

Embora a expressão “arrebatamento” não seja utilizada uma única vez na Bíblia, é o nome dado à ocasião em que Jesus descerá do céu para buscar aqueles que O amaram acima de tudo nesta terra, e foram seus fiéis discípulos.

“Porque o próprio Senhor com voz de comando, com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus, descerá do céu; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. E nós, os que vivermos, os que restarem, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para receber o Senhor no ar, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, encorajai-vos uns aos outros com estas palavras.” 1 Tessalonicenses 4:16-18.

Os discípulos de Cristo que já morreram ressuscitarão primeiro, e os que ainda vivem em Cristo se unirão a eles. Todos juntos serão arrebatados em corpos incorruptíveis para encontrar Jesus no ar. “Porque a trombeta se tocará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto corruptível se vista de incorrupção, e isto mortal se vista de imortalidade.” 1 Coríntios 15:52-53.

Quem será arrebatado?

Jesus diz aos seus discípulos: “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei a mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E sabeis para onde vou, e sabeis o caminho.” João 14:3-4. Isto significa que há um caminho pelo qual podemos ir. Um caminho que nos guia para Ele; para estar com Ele pela eternidade. Aqueles que amam a Jesus sabem aonde vai o caminho.

“Estes são os que seguem o Cordeiro por onde quer que vá. em suas bocas não foi encontrada mentira, pois são sem mancha diante do trono de Deus.” Apocalipse 14, 4-5.

Estes são os que, pela graça de Deus, seguiram as pisadas de Jesus. Eles fizeram o que é certo e bom, e tornaram-se o que eles foram chamados a ser: luz e sal neste mundo. (Mateus 5:13-16) Isto significa que nem injustiça, nem insatisfação ou queixa, nem ansiedade, nem desânimo, nem preguiça, nem mundanidade ou vaidade, etc., se encontrou neles.

Todos juntos são chamados “a esposa de Cristo.” Eles mantiveram firme sem flutuar o que é certo, bom e verdadeiro em todas as circunstâncias, assim como seu marido fez em seus dias na terra, de modo que eles são puros e dignos de ser “esposa.”  “Regozijemo-nos e alegremo-nos e demos-lhe glória, porque eles herdaram as bodas do Cordeiro, e sua esposa se preparou. E foi-lhe concedido que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente, porque o linho fino é as ações justas dos santos.” Apocalipse 19:7-8.

Quem ficará no arrebatamento – as virgens insensatas

Em sua história sobre as virgens prudentes e insensatas (Mateus 25:1-13) Jesus nos mostra claramente que nem todos os crentes serão incluídos no arrebatamento. As “virgens insensatas” serão as que ficarão. São os que não têm uma vida escondida com Cristo em Deus. Embora eles tenham uma boa aparência externa, eles ainda vivem no pecado no oculto; eles continuam a fazer o que eles sabem que é errado. (Apocalipse 3:1-3)

Contentaram-se em ter apenas um bom testemunho diante dos homens, com vitória sobre o visível, pecado exterior. Talvez fossem muito ativos, realizando boas obras. Mas não tiveram vitória sobre o pecado interior. O ciúme, a raiva, o orgulho, etc., tudo isto que estava só no interior não tinha sido purificado. Jesus vem por uma esposa que se purifique a si mesma – uma esposa que é pura no interior!

“. a fim de apresentá-la a si mesmo, uma igreja gloriosa, que não tivesse mancha nem ruga nem coisa semelhante, mas que fosse santa e imaculada.”  Efésios 5:27.

Quando ocorrerá o arrebatamento?

A Bíblia não nos diz exatamente quando acontecerá o arrebatamento. Jesus diz que nem Ele mesmo o sabe. “Mas daquele dia e da hora ninguém sabe, nem mesmo os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.”  Marcos 13:32.

Mas em Mateus 24 Jesus fala de diversos sinais que podemos observar para saber quando virá o Filho do Homem. Podemos ver que algumas destas coisas acontecem neste tempo que vivemos agora, pelo que provavelmente podemos esperar que não falte muito tempo. O tempo caminha inexoravelmente para a frente, e enquanto o mundo se afunda mais profundamente na escuridão, sabemos que a meia-noite que Jesus fala na parábola das dez virgens não está muito longe. Devemos tomar a exortação de Paulo em Efésios 5:16 no coração: “. aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus.”

Mas para os que andam na luz, assim como Ele está na luz (1 João 1:7), não há nenhuma razão para se preocupar, senão que somente esperar aquele dia com alegria e expectativa. Esta é a meta de toda a sua existência enquanto estão aqui nesta terra: preparar-se para quando o seu esposo vier buscá-los. Vivem pelo eterno.

Serei parte do arrebatamento?

“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me.”  Lucas 9:23. Renuncias a tua própria vontade e te negas a ti mesmo para ser um discípulo de Cristo?

“E todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” 1 João 3:3. Você faz somente o que é certo, bom e verdadeiro, e se purifica, e se mantém puro?

Você faz tudo isso atualmente? Então você será parte do arrebatamento. E se você não está fazendo isso, então você pode começar agora! Nós ainda vivemos num tempo em que a assombrosa graça de Deus é efetiva, e ainda estamos em condições de seguir a Jesus neste caminho onde nos negamos a nós mesmos e vencemos o pecado. Esta vida oculta nos dá comunhão com ele, então o Esposo te reconhecerá o dia que desça do céu para recolher os que lhe pertencem. (Filipenses 3:8-10)

É mais do que um conto de fadas. ¡ Será uma realidade inconcebível para aqueles que amaram tanto o seu Esposo celestial que estiveram dispostos a segui-lo neste caminho que leva à vida eterna!

 O que diz a Bíblia sobre o arrebatamento?