O Que Diz A Bíblia Sobre O Reino Dos Mil Anos?

Um breve vislumbre do incrível reino de mil anos de paz que Cristo estabelecerá nos últimos tempos.

A profecia em Apocalipse fala sobre todos os tipos de pragas terríveis e tribulações que cairão sobre a terra nos últimos tempos. A ira de Deus se derramará em abundância sobre os servos de Satanás no que conhecemos como “a grande tribulação.” Este será o fim do desenvolvimento do pecado na terra. Enquanto o pecado prevalecia, a terra se tornava cada vez mais corrompida e devastada.

Mas no final de tudo isto Jesus Cristo retornará junto aos exércitos do céu e começará um tempo glorioso e de cura na terra. Este será o início da era dos mil anos.

O que é o reino dos mil anos?

O reino dos mil anos é um tempo de paz e harmonia na terra onde Jesus e os santos governarão com justiça. Será um tempo em que todas as injustiças serão corrigidas e todos os males serão limpos da terra. Em Isaías 65:20-25 podemos ler uma descrição mais completa da paz e harmonia que caracterizará este período.

Ninguém se aproveitará do outro, ninguém roubará ou matará. Toda a terra será governada por Cristo, sua esposa e os mártires. (Apocalipse 20:4) Seu governo será justo e exatamente de acordo com as leis de Deus. Será como Deus sempre quis que fosse a terra. Um oásis de paz, justiça e alegria. Uma criação em completa harmonia com o seu Criador.

As pessoas viverão muito mais tempo do que vivem agora. (Isaías 65:20) Mesmo os animais deixarão de matar-se uns aos outros por comida e todos começarão a comer erva e plantas. (Isa as 65:25)

Haverá pecado durante os mil anos?

Apesar de toda esta paz e harmonia, a natureza pecaminosa que habita em todas as pessoas não terá mudado. As pessoas continuarão a nascer com uma carne em que nada de bom habita. (Romanos 7:18) As possibilidades que as pessoas terão para escolher pecar ainda estarão lá.

Mas devido a que Satanás será atado durante este tempo (Apocalipse 20:2) não poderá exercer sua influência externa sobre as pessoas. Será muito mais fácil para as pessoas escolherem servir a Deus e viver uma vida justa estando rodeadas por esta mesma justiça por todos os lados. Será mais fácil ao haver igualdade e justiça e misericórdia e paciência e humildade por todos os lados em lugar de guerra e fome e tirania e injustiça.

No entanto, aqueles que igualmente optam por viver uma vida em pecado e ceder a seu próprio orgulho e egoísmo durante este tempo morrerão precocemente. (Isaías 65:20) As leis de Deus ainda serão válidas, e ninguém poderá escapar ao seguir pecando no oculto.

Jesus, a esposa, e os mártires

Jesus e sua esposa, junto aos mártires mortos durante a grande tribulação governarão a terra. Estes serão os servos de maior confiança de Deus. Jesus, que foi provado em tudo mas sem pecado, terá autoridade absoluta sobre todo pecado e injustiça. Estará perfeitamente unido à vontade de Deus.

Aqueles que estarão na esposa de Cristo também venceram o pecado em suas vidas. Também terão autoridade para julgar e governar com justiça, porque deixaram que Deus lhes ensinasse esta justiça ao longo de seu tempo na terra. Deus os provou e foram purificados pelo fogo, da mesma forma que Jesus. Jesus e sua esposa secarão as lágrimas e levarão alegria e paz às pessoas. No entanto, eles mesmos não terão lágrimas por secar porque já foram cheios da bondade e da alegria de Deus.

Os mártires também foram provados e terão autoridade para governar durante o reino dos mil anos, porque também deram sua vida a Deus, embora de uma maneira diferente da esposa. (Apocalipse 20:4-6) A glória e a responsabilidade da esposa de Cristo será muito maior do que a dos mártires, porque o seu sacrifício também foi maior. (Leia mais sobre a esposa de Cristo aqui)

Todos juntos trabalharão para assegurar que o mundo cresça em paz, harmonia, justiça e piedade durante o reino dos mil anos.

Depois do reino dos mil anos

Apesar de que o reino dos mil anos será um tempo onde todos viverão em paz e justiça, não será o objetivo final de Deus para sua criação. Satanás será amarrado, mas não completamente erradicado. E, apesar da harmonia e de tudo o que é belo sobre a Terra, ainda não será perfeito aos olhos de Deus, porque levará a mancha eterna do pecado.

No final do reino dos mil anos Satanás será solto de suas correntes por um curto tempo, embora não se saiba com exatidão quanto tempo será. Esta será sua última chance de enganar todas as nações e fazer com que as pessoas o sigam. Incrivelmente, ele vai reunir pessoas suficientes de todo o mundo para criar um exército, e cercar novamente Jerusalém, em uma última tentativa desesperada para obter o controle sobre a criação de Deus.

No entanto, agora será suficiente, o tempo de Satanás acabou. Deus enviará fogo do céu para consumi-los. O diabo finalmente será lançado no lago de fogo e enxofre, onde também estão a besta e o Anticristo, e serão atormentados ali pelos séculos dos séculos. (Apocalipse 20:7-10)

Isto marcará o fim do reino dos mil anos e será o último evento antes que o juízo final se realize, o tempo se deterá e começará a eternidade. (Leia mais sobre o dia do julgamento aqui)

Antes do final

É maravilhoso sentar-se e pensar na enorme alegria que o reino dos mil anos trará, quando todas as lágrimas e aflições serão finalmente removidas. Entretanto, os mais felizes no reino dos mil anos serão Jesus e sua esposa. Eles terão a maior recompensa, porque foram os que fizeram o maior sacrifício.

Ainda há tempo para escolher onde estar. A glória de cada um em particular será diferente na eternidade. Que terrível seria deixar nossa glória eterna em troca dos prazeres temporais do pecado aqui na terra! Por que não escolher ser parte da esposa agora? Escolhe ser um dos que aceita o julgamento e direção de Deus em sua vida. Esta é sua maneira de nos instruir a responsabilidade de governar sobre a terra durante o reino dos mil anos.

Opta por ser um dos que secará lágrimas em vez de um que terá lágrimas por secar.

Você está interessado em ler mais sobre os mil anos e os últimos tempos? Baixe nosso e-book grátis “A Esposa, A Prostituta e os últimos tempos”, ou dê um viztazo a nossa página relacionada a este mesmo tema.

 O que diz a Bíblia sobre o reino dos mil anos?