O Que Diz A Bíblia Sobre Voltar A Casar Depois Do Divórcio?

As palavras na Bíblia são mandamentos, exortações e um apoio dado aos discípulos; a todos aqueles que querem seguir a Jesus e que têm um ouvido para o que o Espírito diz às igrejas – palavras que trazem bênção a todos aqueles a quem obedecem, tanto nesta vida como na futura. O que a Palavra de Deus diz sobre o divórcio e o novo casamento? Os versículos que aqui colocamos são do Novo Testamento, e são palavras que o próprio Jesus disse, Ele fala aos seus seguidores, assim como também o faz o apóstolo Paulo:

Mateus 5:31-32

“Também foi dito: Qualquer que repudie a sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.  Eu, porém, vos digo que aquele que repudia a sua mulher, a não ser por causa da prostituição, a comete adultério; e aquele que casa com a repudiada comete adultério.”

Mateus 19:3-11

“Então vieram a ele os fariseus, tentando-o e dizendo: É lícito ao homem repudiar a sua mulher por qualquer causa?  E ele, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio, varão e fêmea os fez, e disse: Por isso deixará o homem pai e mãe, e se ajuntará a sua mulher, e ambos serão uma só carne?  Portanto, já não são mais dois, mas uma só carne; portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.  Perguntaram-lhe: Por que, pois, mandou Moisés dar carta de divórcio e repudiá-la?  Ele lhes disse: Pela dureza do vosso coração, Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim no princípio. E eu vos digo que qualquer que repudia a sua mulher, salvo por causa da prostituição, e se casa com outra, adultera, e qualquer que se casa com a repudiada adultera.  Disseram-lhe os seus discípulos: Se assim é a condição do homem com a sua mulher, não convém casar-se.  Então ele lhes disse: Nem todos são capazes de receber isto, mas aqueles a quem é dado.”

Lucas 16:18

“Todo aquele que repudia a sua mulher, e se casa com outra, adultera; e aquele que se casa com a repudiada do marido, adultera.”

Romanos 7:1-3

“Acaso ignorais, irmãos (pois falo com os que conhecem a lei), que a lei se rege do homem enquanto este vive?  Porque a mulher casada está sujeita pela lei ao marido enquanto ele viver; mas, se o marido morrer, ela fica livre da lei do marido.  Portanto, se na vida do marido se unir a outro varão, será chamada adúltera; mas, se seu marido morrer, é livre dessa lei, de maneira que, se se unir a outro marido, não será adúltera.”

1 Coríntios 7:10-11

“Mas aos que estão unidos em matrimônio, mando, não eu, mas o Senhor: Que a mulher não se separe do marido; e se se separar, fique sem casar, ou reconcilie-se com seu marido; e que o marido não abandone a sua mulher.”

A Palavra de Deus é clara no que Deus instituiu sobre o matrimónio entre um homem e uma mulher. O contrato de casamento os une enquanto ambos os cônsules estiverem vivos. Embora a Bíblia permite o divórcio em alguns casos, também deixa muito claro que não anula o compromisso de ser fiel a ambos os concílios, e por isso não lhes é permitido casarem-se de novo enquanto algum deles estiver vivo.

Existe muito debate entre os cristãos sobre o que Jesus e Paulo “realmente” se referem com as palavras que deram no tema do matrimônio, divórcio e voltar a casar depois do divórcio: qual foi o contexto cultural e religioso da época, se aconteceu à parte inocente, se há exceções em casos de infidelidade, etc. Mas nós acreditamos que a Bíblia é a Palavra inspirada por Deus, e é a única base da nossa fé. As palavras que Jesus deu são para seus discípulos – somente para aqueles que querem segui-lo e tomar sua cruz todos os dias. Nas Escrituras não encontramos indicações de que a lei de Deus se ajusta e se adapta às diferentes opiniões e épocas, mas encontramos que dá bênção, paz e harmonia viver conforme os mandamentos de Deus!

“. entendendo primeiro isto, que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação privada, porque nunca a profecia foi trazida por vontade humana, senão que os santos homens de Deus falaram sendo inspirados pelo Espírito Santo.”  2 Pedro 1:20-21.

“Mando-te diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho da boa profissão diante de Pôncio Pilatos, que guardes o mandamento sem mácula nem repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Timóteo 6:13-14.

 O que diz a Bíblia sobre voltar a casar depois do divórcio?