O Que É A Propiciação?

O que é a propiciação? 

É simplesmente isto: “Mas ele ferido foi por nossas rebeliões, moído por nossos pecados; o castigo de nossa paz foi sobre ele e por sua chaga fomos nós curados.”  Isaías 53:5. Jesus levou sobre si o castigo que nós deveríamos ter tido. Esta é a maravilhosa obra que se realizou no Calvário para que nós tivéssemos paz. Essa é a propiciação.  

Quem é a propiciação?

Quem é o Expiador? Jesus Cristo, o justo, o advogado que temos para com o Pai, é a propiciação pelos nossos pecados; e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (1 João 2:1-2) 

Jesus não somente consumou o ato da expiação por nossos pecados; senão que agora o conhecemos como o exaltado e Cristo vivo sentado à direita do Pai, onde com respeito a isto diz que Ele mesmo “é a propiciação por nossos pecados.”  1 João 2:2. Ele não somente tem expiado nossos pecados, senão que Ele mesmo é a propiciação. [ Que garantia é esta para a salvação! 

Qual é o resultado da propiciação? 

Com Seu próprio sangue Jesus entrou no Santo dos Santos, no próprio céu, para ser manifestado diante do rosto de Deus por nossa causa e para nos dar eterna redenção.  

O que Jesus fez na terra, Deus o reconheceu no céu. Ali o sangue de Cristo fala melhor que o de Abel, pois o sangue de Abel saiu da terra, e Deus amaldiçoou Caim da face da terra por ter matado seu irmão. (Gênesis 4:10-11) O sangue de Jesus não clama da terra como o de Abel, já que Jesus foi ao céu mesmo com Seu próprio sangue frente ao rosto de Deus por nossa causa. O sangue de Jesus clama do céu diante do rosto de Deus, e Deus não nos amaldiçoa sobre a face da terra como fez com Caim, mas é misericordioso e nos salva. É por isso que o sangue de Jesus fala melhor que o de Abel.

Quando Jesus andou na terra, foi-lhe dito: “Jamais homem algum falou como este homem!”  João 7:46. E nós dizemos: “Ninguém falou no céu como Ele falou!” Por isso Ele é o mais íntegro; o que fala conosco na terra através de Seu Espírito e com Seu sangue no céu. ¡ Que grande consolo e salvação temos!

 O que é a propiciação?