O Que É Mais Importante No Ensino Da Bcc?

As palavras de Jesus

Em Igreja Cristã de Brunstad (BCC) ensinamos que o amor de Deus é revelado através dos mandamentos que Jesus nos deu no Sermão da Montanha.  Estas são leis de vida que nos são dadas para o benefício tanto de cada pessoa no particular como para benefício da sociedade.  

Leia o Sermão do Monte no Evangelho de Mateus em Biblegateaway

A graça que Jesus dá a todos os que crêem Nele também contém o poder de guardar seus mandamentos, e estes por sua vez contêm promessas que fazem as pessoas felizes, sem nenhuma exceção. 

Isto causa um efeito positivo em nossas relações, tanto em casa como na igreja e também em nossa vida laboral. 

E este ponto de partida é o mesmo para todas as pessoas.

Nosso ponto de partida: estávamos perdidos

Nós ensinamos que, devido à Queda, todo ser humano nasce com ser egoísta que está corrompido pelo pecado.  

Este ser egoísta causa um efeito negativo tanto em nossas relações com outras pessoas como também em nossa própria felicidade.  Porque todo ser humano ficou sob o julgamento de Deus por causa do pecado, todos precisam ser reconciliados com Deus.

“Como está escrito: Não há justo, nem mesmo um.”  Romanos 3:10. 

O perdão e a reconciliação

Jesus tornou possível a reconciliação ao sofrer a morte na cruz para salvar todas as pessoas. Jesus morreu apesar de que nunca havia pecado e era inocente.  Graças a este sacrifício, qualquer pessoa que queira crer em Jesus pode receber perdão por seus pecados e ser reconciliado com Deus.

“Mas Deus mostra seu amor para conosco, em que sendo ainda pecadores, Cristo morreu por nós.”  Romanos 5:8.  

Um convite pessoal

Nós proclamamos que a salvação de Jesus não é apenas sobre o perdão dos pecados e a reconciliação com Deus, mas também um processo de salvação que dura toda a vida. Acreditamos que depois de sermos reconciliados pela morte de Jesus, seremos salvos por Sua vida.  

Em lucas 9:23, o próprio Jesus explica que significa ser salvo pela Sua vida: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz cada dia, e siga-me.” 

Este é um convite pessoal

“Porque se, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando reconciliados, seremos salvos por sua vida.” Romanos 5:10

No entanto, cada pessoa tem que escolher por si mesma se quer seguir a Jesus

Jesus falou sobre a cruz muito antes de ser crucificado no Calvário. Tomar nossa cruz é algo que deve ser feito todos os dias; é uma parte da vida cotidiana de todos os que seguem a Jesus.

Paulo testificou que ele estava crucificado com Cristo.

Desta maneira, aqueles que seguem o chamado de Jesus experimentarão que a cruz é uma força que, pouco a pouco, destrói os pensamentos e ações que têm um impacto negativo tanto em nossas relações interpessoais como em nossa relação com Deus.

Este desenvolvimento dura toda nossa vida.

“Com Cristo estou crucificado, e já não vivo eu, mas vive Cristo em mim; e o que agora vivo na carne, vivo-o na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.”  Gálatas 2 e 20.  

Estar “crucificado” significa:

Nossa compreensão com respeito às palavras de Jesus e Paulo é que a nosso egoísta e pecador “eu” deve ser negado, na medida em que sejamos conscientes disso, o controle sobre nossos pensamentos e ações. Cedo ou tarde, o “eu” que é crucificado morrerá, e desaparecerá de nossa pessoa. 

Um processo de toda a vida

Também ensinamos que, paralelamente à eliminação gradual do meu egoísta e pecaminoso ser, uma pessoa deve desenvolver-se em bons pensamentos e ações, e assim absorver gradualmente o ser que o próprio Jesus tinha.

Experiências pessoais

Nosso ensino enfatiza o que nós experimentamos pessoalmente através da obediência aos mandamentos de Jesus e às promessas que nos são dadas por meio desta obediência. 

Isto também nos leva a descansar das preocupações, já que sabemos que aqueles que amam a Deus, todas as coisas são para o bem.  

Todos aqueles que seguem a Jesus e tomam sua cruz cada dia experimentarão pessoalmente o amor e o cuidado de Deus, assim como também sua disciplina e guia. 

Isto nos faz fortes na fé e nos dá certeza na esperança de que as promessas de Deus se cumprirão.  

“E sabemos que para aqueles que amam a Deus, todas as coisas ajudam a bem, isto é, aqueles que conforme seu propósito são chamados.”  Romanos 8:28. 

O retorno de Jesus

Proclamamos também que o plano de salvação de Deus se cumprirá quando Jesus retornar um dia à terra e julgar os vivos e os mortos segundo suas obras. 

Nesse dia, todo ser humano reconhecerá que o julgamento é verdadeiro e justo.  

Um reino eterno

Deus estabelecerá um reino eterno onde o pecado já não existe mais, e portanto nada destruirá a felicidade humana.  

Assim, o convite à salvação é um convite a ser liberado do poder do pecado, que só traz consigo dor e desgraça. 

Este reino já começou a tomar forma dentro de todos aqueles que seguem a Jesus. Portanto, numa perspectiva eterna, as dificuldades e as provas humanas são ligeiras e momentâneas. 

Estamos convidados a entrar em um verdadeiro e feliz repouso no reino que durará para sempre.

Este artigo foi publicado pela primeira vez no site oficial da Igreja Cristã Brunstad Bcc.no/en

 O que é mais importante no ensino da BCC?