O Que É O Batismo Do Espírito?

João Batista batizava para o perdão dos pecados, mas também proclamava que Jesus viria com um batismo que seria muito mais amplo e profundo. “Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.” Mateus 3:11

O que é o batismo do Espírito?

O batismo do Espírito é uma “imersão do Espírito Santo.” Quando alguém é batizado com o Espírito, recebe força, poder e audácia por parte de Deus, para levar a cabo sua obra e vencer o pecado em sua própria vida.

Sabe-se se experimentou o batismo do Espírito. Os discípulos também o souberam no dia de Pentecostes. Certamente já haviam imaginado como experimentariam o batismo do Espírito. E é certamente o que tu também fazes, caro leitor, que ainda não foste batizado com o Espírito, mas que o desejas com a tua força. A experiência pode ser expressa de muitas maneiras. No entanto, muitas pessoas que foram batizadas com o Espírito podem reconhecer-se com o que escrevo aqui:

A vida muda de um só golpe. O poder de Deus freqüentemente passa por seu corpo como uma poderosa corrente e te enche de uma alegria e felicidade infinita. Os discípulos foram todos cheios de tal alegria que as pessoas pensavam que estavam embriagadas.

Algumas pessoas têm tanta graça que recebem o batismo do Espírito tão logo se convertem, e inclusive às vezes recebem o dom de falar em línguas. Isso geralmente ocorre quando um avivamento ocorre em algum lugar. No entanto, isso não é necessariamente assim para todos os que se arrependem. Alguns deverão passar por um “período seco” antes de serem batizados com o Espírito. No entanto, é claro que não há nenhum calendário fixo de quando alguém receberá este feliz batismo do Espírito.

Um erro comum entre muitos cristãos é crer que não fui batizado com o Espírito Santo se não recebi o dom de falar em línguas. Este dom muitas vezes vem em forma posterior, muitos só o recebem depois que surgiu um avivamento, e alguns até recebem dons completamente diferentes.

Por que preciso do batismo do Espírito?

Se você percebe que sua vida é seca e pesada, então ore pelo batismo do Espírito. Porque você precisará dele quando tiver um forte desejo de vencer a inveja, a ira, etc. Está escrito na Palavra que o Espírito é dado aos que lhe obedecem. Não vale a pena esperar pelo batismo do Espírito Santo enquanto você relaxa e continua a pecar como quando não estava convertido. Não, leia na Bíblia, mesmo se você acha que é algo seco e que vai contra o desejo de ser irritado e irritado, por exemplo. Um dia você será batizado com o Espírito Santo! Tu, que antes estavas atado ao temor de homens, tornas-te um valente, como Pedro no dia de Pentecostes. Um dia completamente novo amanhecerá para você. Os versículos secos da Bíblia de repente se tornarão vivos para você pela revelação do Espírito, e você poderá receber ajuda da Palavra de Deus quando entrar em situações difíceis. Por quê? Porque você foi batizado com o Espírito.

Mas não é a intenção que vamos parar completamente com a grande experiência de ter sido batizado com o Espírito, e nunca seguir em frente. O poder que recebemos pelo batismo do Espírito, que nos fez tão felizes, devemos usá-lo para fazer o bem, de modo que possamos ser colaboradores de Deus na terra.

Jesus nos batizará com o Espírito Santo e fogo. Quando seguimos os efeitos do Espírito devemos sofrer, e isto foi o que Jesus quis dizer quando disse que não batizará com fogo. Estas são as doenças que vêm quando queremos fazer o bem. Do mesmo modo que os discípulos quando lhes foi dito sobre ir e fazer discípulos de todas as nações. Isso significava que eles tinham que sair de sua zona de conforto e começar a caminhar, muitas vezes lá onde eles não queriam – e que envolvia tribulações (fogo). Não lhes foi permitido permanecer em silêncio com as recordações do que tinham experimentado no dia de Pentecostes. Não, mas a sair para cumprir as muitas tarefas que esperavam. O mesmo se aplica para nós que vivemos agora, e recebemos o poder do Espírito em nosso interior.

E embora tenhamos sido batizados com o Espírito Santo, precisamos constantemente de uma nova plenitude. Embora um tenha sido preenchido com o Espírito Santo pode facilmente ser preso pelo mundo em que vivemos e perder algo da plenitude do Espírito Santo. Por isso uma das exortações da Escritura diz: “Enchei-vos do Espírito.” Efésios 5:18. E isso acontece quando oramos fervorosamente para sermos preenchidos novamente, e praticamos o que lemos na Bíblia.

 O que é o batismo do Espírito?