O Que É O Coração?

O que é “o coração” na Bíblia?

Podemos ler muito sobre o coração na Bíblia já que nos tempos bíblicos se pensava que nossas decisões, sentimentos e processos do pensamento vinham do coração. A Bíblia pensava que o coração era uma espécie de “centro de controle” no qual todas as nossas decisões eram tomadas. Então, quando lemos sobre o coração na Bíblia, é sobre o lugar onde você tem sua vontade, sua atitude e intenções, e é a fonte de seus pensamentos, ações e palavras.

Este coração é o núcleo de quem você é como pessoa. Seu coração é essencialmente você.

Com seu coração pode escolher entre o bem e o mal. A tua consciência envia uma mensagem se algo está certo ou errado, e o teu coração é o que te leva a escolher. O coração que está em conexão com Deus é capaz de escolher o bem todo o tempo. O coração que se abre a influências impuras torna-se cego e confuso quando se trata de discernir entre o bem e o mal.  “Com que limpará o jovem o seu caminho? com a tua palavra.” Salmos 119:9.

Corações puros ou impuros

Todos nascemos com corações puros e limpos. O teu coração torna-se impuro quando pecas voluntariamente, uma e outra vez. Por exemplo, quando continuas a cometer algo que sabes que está errado, repetidamente, sem te arrependeres. Podem ser coisas como a desonestidade, a inveja, ver coisas impuras, guardar rancor etc. Teu coração se volta impuro quando não queres deixar de fazer estas coisas, embora saiba que são más.

Quando você decide deixar sua própria vontade e entregar sua vida a Deus, Ele limpa e purifica seu coração.  “Cria em mim, ó Deus, um coração limpo, e renova um espírito reto dentro de mim.” Salmos 51:10. Assim nasce um novo “tu.” Isto significa que você obtém uma nova atitude e uma nova vontade, que é um desejo de sempre escolher o bem e fazer a vontade de Deus. Este coração renovado é limpo e puro desde o início. Então você não precisa mais lutar para purificar repetidamente o seu coração. Mas tens de lutar para mantê-lo puro.

Leitura adicional: Os puros de coração verão a Deus.

Teu coração não se volta impuro porque és tentado. Torna-se impuro quando você permite que essa tentação entre em seu coração. Isto é, quando você repetidamente, peca voluntariamente sem arrependimento. É isso que faz o teu coração ficar sujo e duro.

Às vezes você cai em pecado, mas uma queda em si não significa que seu coração se torna impuro. Sua reação à queda prova o que há em seu coração. Se você cair você está aflito, você se arrepende e se arrepende, então você tem um coração puro que está aberto a Deus e Ele te perdoa imediatamente. Mas se você deixar passar, se você não se importa e não há arrependimento, então você está endurecendo seu coração, seu coração se torna impuro e se fecha a Deus.

Guarde seu coração

Está escrito em Provérbios 4:23: ” Sobre toda coisa guardada, guarde seu coração; porque de Ele jorra a vida.”

Em outras palavras, faça todo o possível para manter seu coração puro, porque você é seu coração; toda sua vida provém do que sai do coração. Sua vida são suas escolhas, suas ações e reações, a forma como se sente, pensa e raciocina sobre as coisas e suas palavras. Tudo isso pode ser puro ou impuro, dependendo da condição de seu coração e das decisões que tenha tomado com ele. Todas as tuas decisões repercutem na tua relação com Deus.

Se o teu coração é puro, então tudo o que surge da tua vida é puro. Se seu coração é impuro, então tudo o que surge de sua vida é impuro. Suas ações são o resultado do que há em seu coração. Jesus o diz muito claramente em Mateus 12:34-35: “O homem bom, do bom tesouro do coração tira boas coisas; e o homem mau, do mau tesouro tira más coisas.”  Porque da abundância do coração fala a boca.” Também poderíamos dizer que sua boca não só fala, mas sua mente pensa e seu corpo age. B

É por isso que está escrito com tanta força em Provérbios: “Sobre toda coisa guardada, guarda teu coração.”   Pois o que está em seu coração se converte em sua vida.

 O que é o coração?