O Que São Os Dons Espirituais?

Em 1 Coríntios 12:8-10 Pablo menciona:

  • Palavra de sabedoria
  • Palavra de ciência
  • Fe
  • Dons de cura
  • El hacer milagros
  • Profecia
  • Discernimento de espíritos
  • Diversos géneros de idiomas
  • Interpretação de idiomas
  • /ul

    Não parece que esta seja uma lista completa de todos os dons espirituais, mas os menciona como exemplos, porque mais adiante no mesmo capítulo agrega:

    • Dons de ajudar
    • Dons de administração
    • /ul

      Também escreve:

      “E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.  E há diversidade de operações, mas Deus, que faz todas as coisas em todos, é o mesmo.” 1 Coríntios 12.5-6.

      Mas depois acrescenta: “Mas a cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito.” Em outras palavras, os dons espirituais estão destinados a ser proveitosos e cobrir necessidades, não para usá-los como um brinquedo. Paulo escreve mais tarde sobre o corpo onde os membros são diferentes (ele se refere a que nem todos têm os mesmos dons espirituais) e que os membros no corpo devem se preocupar uns com os outros. Com relação a isto (preocupar-se uns pelos outros) também necessitamos dons espirituais. No final o capítulo termina com: “Procurai, pois, os dons melhores. Mas eu vos mostro um caminho ainda mais excelente.” 1 Coríntios 12.31.

      Um caminho ainda mais excelente

      Posso receber dons do espírito por meio da fé, também posso lutar e praticá-los, mas se não estou pensando em ajudar as pessoas e não me preocupo com os outros, rapidamente posso ir pelo mau caminho. É fácil crer que só os dons espirituais dão valor e um conteúdo a quem os usa. Se eu pensar assim, significa que estou a ser motivado por algo errado e em breve começarei a pensar em honra e em ser alguém grande na igreja. E por esta mesma razão, o ciúme e a inveja podem tornar-se minha motivação ao usar dons espirituais.

      Por isso Paulo escreve: “Eu vos mostro um caminho ainda mais excelente.” E logo começa 1 Coríntios 13. Ele usa muitas palavras para nos advertir e assegurar-se que não somos nada se todos temos dons espirituais, e explica que é possível usar os dons de espirituais sem amor. Talvez você pense que todos os que têm dons espirituais têm amor, quase como se fossem a mesma coisa, mas não, não é assim!

      Um caminho ainda mais excelente (melhor do que apenas receber dons espirituais ou dons de fé) é quando o amor é o que nos motiva. Então, é como uma pessoa que encontrou água num oásis e que desesperadamente procura um contentor para levar água a alguém que está a morrer no deserto. Os dons espirituais são como este recipiente. O recipiente não é muito útil por conta própria, mas quando é usado por alguém que tem amor e a si mesmo encontrou que pode dar vida a uma alma sedenta, torna-se útil. Neste mesmo contexto, também é estúpido pensar em querer receber honra dos outros cristãos.

      Não pense no que é “grande”

      Usar os dons espirituais está mais perto do que você pode imaginar quando você esquece o que é “grande.” Deus preparou obras e, muitas vezes, estão à minha frente o poder de ajudar os que estão ao meu redor. Por exemplo, o dom da profecia não tem necessariamente de ser para grandes multidões – quando animo o meu irmão ou irmã e os fortaleço na fé por meio da profecia numa conversa privada, para que possam começar a ver a vida com esperança e sorriam ao seu futuro com Jesus e os santos, usei corretamente para o que estão destinados os dons espirituais.

      Os dons espirituais se acabarão, mas o amor nos dá algo de valor aqui nesta vida e também um conteúdo para nossas vidas na eternidade. ¡ Então não devemos escolher errado! Eu posso provar a mim mesmo se eu tenho amor lendo 1 Coríntios 13, e eu posso me julgar nessa luz procurando o amor sobre todas as coisas. Então, ao mesmo tempo nesta vida eu posso diligentemente usar os dons que eu sinto que o Espírito quer me dar porque eu posso ver uma necessidade e anseio para encontrar o que é necessário para cobri-la.

       O que são os dons espirituais?