O Que Significa Estar Crucificado Com Cristo? (Galátas 2:20)

“Sabendo isto, que nosso velho homem foi crucificado juntamente com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, a fim de que não sirvamos mais ao pecado.”  Romanos 6:6.

Paulo escreve que nosso velho homem foi crucificado como se fosse algo já acreditado e conhecido. Hoje em dia, este é um tema muito pouco conhecido entre os cristãos. E os que sabem dele, não acreditam, pelo que não lhes ajuda nem lhes beneficia.

Há um tempo um homem testemunhou que agora crê que está crucificado com Cristo, e que foi um ato de fé. Ele parecia tão alegre. Foi maravilhoso escutar, pois era algo completamente diferente do velho entendimento de: cometer pecado e receber graça para ser perdoado. Pode ser que para um recém convertido o perdão de pecados seja algo emocionante, mas, quando uma pessoa se fez mestre em Cristo e continua a pecar, é deplorável e não carece de força. Em algum momento temos que chegar à vitória sobre tudo o que sabemos que é pecado, porque todo o pecado consciente é do velho homem. Ao viver uma vida em vitória vamos descobrindo gradualmente mais e mais o pecado que é inconsciente. Quando recebemos luz sobre o pecado inconsciente, temos então que crucificá-lo para que o corpo do pecado seja destruído, a fim de que não sirvamos mais ao pecado.

Pela fé mantemos o pecado onde deve estar: na morte. E assim também nós nos consideraremos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor.   O pecado não deve reinar em nosso corpo mortal, de modo que o obedeçamos em suas concupiscências. (Romanos 6:11-12)

Temos desejos em nosso corpo mortal, mas não devemos obedecê-los. Em outras palavras, estamos mortos aos desejos. Recebemos poder para fazê-lo ao entrar nesta batalha da fé: Mortos com Cristo, crucificados com Cristo.

“Com Cristo estou juntamente crucificado, e já não vivo eu, mas vive Cristo em mim.”  Gálatas 2:20. Se Paulo pôde crer que ele estava crucificado com Cristo, também nós podemos crer. Por isso está escrito: “Mas os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e desejos.” Gálatas 5:24.

Então por que não viver em vitória? Lamentar-se e queixar-se das contínuas derrotas pode ser ouvido muito humilde, mas a raiz disto é apenas pecado e incredulidade.  De uma mesma fonte não pode sair água doce e amarga. (Tiago 3:10-11)

Não ajuda estar ao pé da cruz; não foi ao pé da cruz que Jesus venceu. Não devemos estar na cruz! Foi aí que Jesus derrotou os principados e as hostes espirituais do inferno. E é aí que nós também vencemos.

Pastores e pregadores devem começar a ensinar isso aos discípulos o mais rapidamente possível, porque é um fato que somente alguns crentes têm fé e um claro entendimento sobre este assunto. E é de vital importância.

Este artigo está traduzido do norueguês, e foi publicado com o título “Korsfestet med Kristus”(Crucificado com Cristo) em Setembro de 1935.

 O que significa estar crucificado com Cristo? (Galátas 2:20)