O Que Significa “Fugir Das Paixões Juvenis”?

Há muitas coisas com que posso me ocupar como jovem. O mundo está aberto e cheio de possibilidades. Mas a verdade é que só sou jovem uma vez. Então, como uso as oportunidades que me foram dadas?

Paulo escreve: “Nenhum tenha em consideração a tua juventude, senão sei exemplo dos crentes em palavra, conduta, amor, espírito, fé e pureza.” 1 Timóteo 4:12.

Também escreve em 2 Timóteo 2:22: “Foge também das paixões juvenis, e segue a justiça, a fé, o amor e a paz, com os quais de coração puro invocam o Senhor.”

O que são as paixões juvenis?

O termo “paixões juvenis” pode abranger muitas áreas. O desejo por dinheiro, o desejo de honra e reconhecimento, desejo pelo poder, e não menos importante, a atração e o desejo para outra pessoa ou pessoas. Quando se trata deste desejo em particular, pode haver um monte de fantasias, pensamentos e idéias impuras que bombardeiam minha mente.

Sentir-se atraído por alguém não é ruim em si, mas a atração é muitas vezes enganosa e a maioria das vezes leva a minhas próprias paixões e desejos a dirigir minhas ações, em vez de ter um amor genuíno por meu Pai. O resultado de viver de acordo com meus desejos – permitir pensamentos e idéias que não são puros viver em meu coração e minha mente – é pecado. E o que faz o pecado?  Separe o meu espírito de Deus, arruíne as minhas relações com os outros, dificulta, corrompe e destrói cada passo que tomo. (Gálatas 6:18; Romanos 6:23)

Zelo pela pureza

Não admira que Paulo tenha usado palavras tão fortes! Sua exortação a Timóteo é sem dúvida relevante e incrivelmente útil quando se trata de me ensinar como posso manter meu coração e minha consciência pura diante do rosto de Deus. Paulo exorta Timóteo a fugir das paixões juvenis; a rejeitá-las por completo. Havia um intenso zelo em seu coração pela pureza e piedade.

Tenho este mesmo zelo em meu coração? Alinho minha vida com o que diz a Palavra de Deus? Ou devo dar espaço para um pouco de impureza “aqui e ali”?

Jesus possuía tal zelo em seu coração que seu rosto estava posto como um pederneiro contra o pecado. (Isaías 50: 7) Ele se entregou totalmente à vontade de Deus e não deixou lugar para que a impureza se manifestasse em sua vida.

O resultado de ser fiel

Quanto mais busco a vontade de Deus para minha vida, mais claro e sério se torna isto. Paulo não está exortando Timóteo a fugir quando ele se sente tentado ou atraído por alguém, ele está encorajando-o a lutar contra a impureza; a rejeitar conscientemente o que não tem uma base na vontade ou a Palavra de Deus em sua vida. Ele está encorajando Timóteo a buscar e viver de acordo com o padrão de pureza que Jesus estabelece em Mateus 5: 27-30. Pureza em cada pensamento, palavra, olhar e intenção.

Quando penso na esperança e nas promessas oferecidas pelo Evangelho, e no objetivo final – que posso ser como Ele – então não há dúvida de se devo fugir das paixões juvenis. Não há dúvida de que não devo alimentar ou nutrir minha própria carne pecaminosa com um pouco de flerte por aqui ou um pensamento indulgente por lá. Se levo isto a sério, torna-se bastante óbvio: devo lançar toda a impureza no lixo e correr pela minha vida rumo à justiça, à fé, ao amor e à paz!

Um rosto como pederneira

Devo permitir que Deus e sua Palavra dêem forma e dirijam minha vida, além de que devo lutar e esforçar-me pela pureza da que leio em Sua Palavra. E, claro, Deus me ajudará a fazer isso; Ele garantirá que eu não seja envergonhado.

São muito poucos os jovens que fogem das paixões juvenis e lutam pela pureza em suas vidas. Mas aqueles que o fazem são extremamente preciosos aos olhos de Deus, e Ele pode usá-los para cumprir Sua boa e perfeita vontade na terra. “Portanto, se alguém se purificar destas coisas, será instrumento para honra, santificado, útil ao Senhor, e pronto para toda boa obra.”  2 Timóteo 2:21.

Deseja ser alguém que se guarda, se mantém puro e está preparado para toda boa obra? Aquele que é como Jesus, seu Mestre?

Então aceite este desafio! Escolha ser um desses jovens raros com um rosto como pedra contra qualquer indício de impureza. Deus pagará abundantemente a cada alma que esteja disposta a fazer isto por Ele.

 O que significa