O Que Significa Levar Muito Fruto?

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.  Toda pá que em mim não der fruto, o tirará; e todo aquele que der fruto o purificará, para que dê mais fruto.  Já vós estais limpos pela palavra que vos falei. Permanecei em mim, e eu em vós. Como o pámpano não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar, se não permanecerdes em mim.  Eu sou a videira, vós as pámpas; o que permanece em mim, e eu nele, este dá muito fruto; porque, separados de mim, nada podeis fazer.  O que em mim não permanece será lançado fora como uma pá, e se secará; e os recolhem, e os lançam no fogo, e ardem.  Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.  Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto, e assim sejais meus discípulos.” João 15:1-8.

Algumas pessoas pensam que o fruto a que se refere aqui tem a ver com os dons do espírito, o ganhar pessoas para Cristo, quanto têm profetizado em Seu nome ou outra variedade de boas obras realizadas através dos dons espirituais. Mas Jesus adverte que houve muitos que o chamaram de “Senhor, Senhor” e que tinham muitas boas obras, que manifestaram os dons do espírito, porém, Ele nunca os conheceu em verdade. (Mateus 7:21-23) Quando Jesus fala sobre dar fruto ao permanecer nele, está falando sobre o fruto do espírito que se manifesta nas vidas daqueles que andam no Espírito.

O que significa permanecer Nele

Dar fruto – o fruto do Espírito – só pode surgir por permanecer em Jesus e caminhar no Espírito! ¡ Permanecer em Jesus é um estilo de vida muito ativo! Significa viver de tal forma que sempre me encontro Nele, caminho pela mão com Ele e vivo de acordo com Sua Palavra.  “Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós.” É claro que permanecer em Jesus tem a ver com que Suas palavras permaneçam (ou seja, que habitem, e tenham poder) em meu coração e minha mente. Quando as palavras de Jesus permanecem e têm poder em minha mente e meu coração, de tal maneira que as obedeço conforme o poder do espírito, então o fruto do Espírito, as virtudes de Jesus, também serão manifestadas em minha vida.

O que significa dar fruto

É claro que o chamado de todo cristão é dar fruto – O fruto do espírito: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda pá que em mim não dá fruto, o limpará, para que dê mais fruto” João 15:1-2.

Trazer o fruto do Espírito não é opcional na vida cristã. Dar fruto é o resultado da obediência à Palavra de Deus e às indicações do Espírito Santo. A indiferença e desobediência consciente à vontade de Deus significa que eu não sou um cristão verdadeiro, “um seguidor de Cristo”, e isso significa que eu não posso ter comunhão com Jesus Cristo ou o Pai. (João 14:15-17; João 14:21,23-24; 1 João 1:6-7) Jesus Diz aqui mesmo que cada pámpano que não dá fruto é retirado pelo Pai. Tal pensamento não deveria desanimar-nos, fazer-nos sentir sem esperança ou tornar a nossa vida mais pesada, senão que deveria despertar-nos a tomar isto com mais seriedade; deveria ser uma inspiração para que eu dê mais fruto e possa ter comunhão com Ele!

Então, como posso dar fruto? O fruto do espírito só pode manifestar-se em mim pelo poder do Espírito. Nenhum tipo de esforço próprio dará frutos espirituais. Requer uma entrega total de minha vontade própria a Deus para que possa obedecer às palavras de Jesus nas situações cotidianas da vida, de tal maneira que o fruto do espírito possa brotar de mim em lugar de minha própria natureza. Esta entrega total acontece quando Jesus é o meu primeiro amor, quando Ele reina no meu coração e na minha mente. É assim que Sua vontade – Sua palavra – se cumpre em minha vida, e não minha própria vontade. Se perseverar em dar fruto – o fruto do Espírito, o fruto de que vem por obedecer as palavras de Jesus – surgirá de maneira natural em mim.

O que significa ser podado

Os pámpanos que dão fruto são podados para que possam dar ainda mais fruto. Se os pámpanos tivessem sentimentos e alguém pudesse perguntar ao pámpano como se sente quando é podado? Ele diria sem dúvida: “É muito doloroso!”

Também nós que andamos no Espírito e vivemos uma vida de todo coração para Deus conforme a nossa compreensão e habilidades podemos nos sentir assim algumas vezes.  O fruto do espírito está se manifestando, mas pode haver áreas onde o fruto ainda está imaturo ou se encontra em mau estado.  O lavrador vem podar e cortar essas partes da pámpana, com a esperança de que o pámpano sendo podado possa dar ainda mais fruto, fruto que se torna mais perfeito e abundante com o tempo. Isto também é conhecido como: “A disciplina do Senhor”, ou Seu amor para conosco. (Hebreus 12:5-11).

O Pai é o lavrador, e Ele é quem se encarrega de podar. Por vezes permite-nos passar por circunstâncias e situações difíceis: más finanças, má saúde, oposição, mal-entendidos, uma relação difícil, etc. Mas tais provas levam-nos ao fim da nossa própria força, uma e outra vez, em áreas onde não sabíamos que estávamos a usar a nossa própria força e não no poder do Espírito. Vemos nossa falta do fruto do espírito, e isto desperta em nós uma necessidade de doar-nos profundamente a Jesus e uma profunda obediência a Sua Palavra. Está escrito: “. E também o Espírito Santo, o qual deu Deus aos que lhe obedecem.” Atos 5:32.

Uma obediência à Palavra de Deus cada vez maior (andar no espírito) traz um poder cada vez maior do Espírito, e logo o fruto do Espírito pode ser manifestado em nossas vidas em um grau cada vez maior.

Levando muito fruto

A alegria e a satisfação que vão de mãos dadas com o dar frutos cada vez mais perfeitos e abundantes Não só estão a reservas do lavrador, como também são partilhados com o pámpano. A pámpana compartilha a alegria com o lavrador, porque é o desejo da pámpana dar fruto ainda mais perfeito e abundante, para que o lavrador possa ser glorificado. É por isso que o pámpano pode suportar a dor da podada, tal como Jesus pôde suportar a dor da cruz: “. O qual, pela alegria posta diante dele, sofreu a cruz” “Hebreus 12:2.

Dar fruto abundantemente – O fruto do espírito – é o chamado de todos crentes e a promessa de Deus com os mesmos! ¡ E pela graça de Deus é possível para você também! O Pai é glorificado quando levamos muito fruto, e Jesus diz que por meio disto também seremos Seus discípulos.

 O que significa levar muito fruto?