O Que Significa Lutar A Boa Batalha Da Fé?

Lutar a boa batalha da fé significa que permanecemos na Palavra por meio da fé, independentemente do que sentimos ou o que entendemos. Jesus diz: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos.” João 8:31.

Não deixes governar o pecado

Está escrito, “Não sejas vencido do mal, mas vence com o bem o mal.” Romanos 12:21. Temos paixões e desejos que nos dizem o contrário. Nosso raciocínio humano diz: “Isto é impossível; teus desejos farão o que quiserem comigo; te esmagarão”, etc. Aqui temos uma exortação de Paulo: “Assim também vós considerai-vos mortos ao pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor. Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal, de modo que o obedeçais em suas concupiscências.” Romanos 6:11-12. 

Lutar a boa batalha da fé significa que nos mantemos firmes na Palavra e no poder do Espírito, considerando-nos mortos aos nossos sentimentos e ao nosso raciocínio humano, não deixando o pecado reinar em nosso corpo mortal, obedecendo-o em suas concupiscências. Temos que fazer o que Jesus diz: Tomar a nossa cruz todos os dias e negar a nós mesmos. (Lucas 9:23) Paulo diz o mesmo: “Mas se pelo Espírito fazerdes morrer as obras da carne, vivereis.” Romanos 8:13.

Isto não acontecerá se não houver luta nem sofrimento. Assim diz Pedro: “Posto que Cristo padeceu por nós na carne, vós também Cristo, do mesmo pensamento; pois quem padeceu na carne, terminou com o pecado.”  1 Pedro 4:1. Portanto, devemos sofrer na carne se quisermos sair do pecado.  A carne sofrerá se pelo Espírito levamos à morte o que da carne quer levantar-se, assim nossos desejos não poderão governar sobre nós. Se não sofrermos na carne, o pecado reinará, e nossa consciência sofrerá.

A boa batalha: liberdade ou escravidão?

A maioria das pessoas não quer reconhecer esta luta e este sofrimento. Muitos pregadores usam suas habilidades para apresentar a vida cristã como o mais fácil e gloriosa possível. Explicam como Jesus já fez tudo, de tal modo que nós já não temos que fazer nada. Dizem: “Jesus sofreu por nós; Ele morreu por nós e redimiu-nos por completo. Só temos que acreditar que ele terminou o trabalho, e automaticamente teremos uma vida vencedora. Enquanto adoramos a Jesus, virá o Espírito que lemos em Gálatas 5:22.”

Podem proclamar “Liberdade plena” em Cristo apesar de verem que as pessoas que servem continuam a viver em todos os tipos de pecados, e que eles mesmos não têm vitória. Amam o dinheiro, a inveja e a fornicação. Entraram na liberdade falsa e converteram a graça em libertinagem. (Judas 4). Eles não podem suportar a sã doutrina porque eles retiraram seus ouvidos da verdade e voltaram para as fábulas. (2 Timóteo 4:2-4)

Luta a boa batalha: um chamado à ação

Aqueles que querem ser fiel à verdade sabe que viver uma vida em vitória nas virtudes de Cristo não é algo que vem automaticamente. Por isso as Escrituras falam de um caminho estreito, falam sobre a cruz e a abnegação – sofrimento e morte. As Escrituras estão cheias de sérias exortações. De palavras como “ocupai-vos em vossa salvação com temor e tremor.” Filipenses 2:12.  “Esforçai-vos a entrar pela porta estreita.” Lucas 13:24. “Tende cuidado de ti mesmo e da doutrina; persiste nisso.” 1 Timóteo 4:7.  “Vós também, pondo toda diligência por isto mesmo, sabei à vossa fé virtude.” 2 Pedro 1:5.  “Pelo que, irmãos, tanto mais procurai fazer firme vossa vocação e eleição.” 2 Pedro 1:10. Jesus enviou o Espírito Santo precisamente para que tenhamos poder para lutar a boa batalha da fé. 

No entanto, quando se trava esta batalha, a fim de permanecer em Sua Palavra e buscar a santificação que se proclama, a gente exclama: “Escravidão! ” luta em sua própria força! ” Você quer ser santificado! etc. Eles são inimigos da cruz de Cristo. Você o vê através de sua conduta. (Filipenses 3:18-19) Esta é a razão pela qual não têm comunhão entre si como o Pai e o Filho. Apesar disso, não querem reconhecer o que está escrito em Tiago 4:1-4. Afastaram-se da verdade à mentira. Eles não são saudáveis na fé. (Tito 1:13)

Sanas exortações

Ouçamos a fé e a sã doutrina, assim como as sãs exortações de Paulo!

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Peleja a boa batalha da fé, lança mão da vida eterna, para a qual também foste chamado, havendo feito a boa profissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho da boa profissão diante de Pôncio Pilatos, que guardes o mandamento sem mácula nem repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Timóteo 6:11-14.

Esta é uma versão editada de um artigo intitulado “Lute a boa batalha da fé!” e foi publicado pela primeira vez em Norueguês no jornal da BCC “Skjulte Skatter” (“Tesouros Escondidos”) em junho de 1961. 

 O que significa lutar a boa batalha da fé?