O Que Significa Receber Vitória Sobre O Pecado?

A vitória sobre o pecado é o resultado de uma luta pessoal contra o pecado em sua vida. Mas será uma vitória quando vences uma tentação, ou só é considerada uma vitória quando já não és tentado ao pecado?

Podemos vê-lo desta maneira: você está lutando uma guerra contra o pecado na carne, mas cada guerra consiste em batalhas individuais. Cada vez que você vence uma tentação de pecar, você triunfou em uma batalha. Você está um passo mais perto de ganhar a guerra.

Vitória é quando surge um pensamento impuro ou alguma outra tentação e diz: “Não!” Reza a Deus para que te fortaleça e usa a Sua Palavra como uma arma. Mesmo se a mesma tentação surge de novo, é uma nova batalha; é outra oportunidade para receber vitória e é outro passo para a meta final – que é vencer sobretudo o pecado na carne.

Quando vences numa tentação, venceste o pecado. O facto de seres tentado a fazer o mesmo no dia seguinte não significa que não tenhas vencido ontem. É simplesmente mais uma oportunidade para vencer o pecado, para que um dia tudo desapareça completamente.

Leitura adicional: O que é o pecado? 

Um campo cheio de inimigos

Imagine um campo cheio de inimigos onde todos parecem idênticos. Seu trabalho é limpar o campo. Cada um destes inimigos é como uma tentação ao pecado. Uma tentação de ter um pensamento impuro vem, mas vences, porque a palavra de Deus te dá força e poder, e não há dúvida de que és mais forte que o teu inimigo através Dele! Se disseres: “Não!” E você usa a Palavra de Deus como uma espada para derrubá-los, o inimigo se vira, mas lá está outro inimigo esperando por você com a mesma tentação, mas não há dúvida de que é um novo inimigo, pois você ainda pode ver o que você acabou de derrubar no chão. Então você faz a mesma coisa de novo, e você olha ao seu redor e o que você vê? “mais inimigos! Mas você continua andando. Se sua visão está posta na recompensa que receberá da batalha – no celestial – em lugar do que pode obter aqui na terra, encontrará a força para seguir em frente e a batalha nunca se tornará difícil. (Colossenses 3: 1-4)

Tentação após tentação: não terminou depois de apenas uma batalha. Só porque as tentações sempre vêm não significa que não está vencendo. Simplesmente significa que você tem uma natureza humana, uma carne, como qualquer outro ser humano na terra. Mas quando derrubamos estes inimigos um a um, depois de um tempo, paramos e olhamos para trás, e há um campo cheio de inimigos que nunca mais nos tentarão! Você está progredindo, você está no caminho para ganhar a guerra. (Hebreus 12: 1-2)

Leitura adicional: É possível manter meus pensamentos puros?

Momento a momento vences o pecado

Podes pensar assim de qualquer pecado que vês na carne: Orgulho, desânimo, etc. Muitas coisas diferentes surgem porque há profundidades em nossa carne. Você não vê tudo no primeiro instante, do que contrário você não poderia tolerá-lo. É um campo de cada vez: Deus mostra a quantidade certa que você pode derrotar ao mesmo tempo. (1 Coríntios 10: 13) Fá-lo para que possas ser salvo do pecado o mais rápido possível, com o menor sofrimento possível. Chegará o dia em que você estará neste campo, olhará ao seu redor e não haverá um único inimigo. Você suportou fielmente, e o campo é seu! Então você nunca mais será tentado nessa área; você ganhou a vitória completa nesta luta. Logo, agradecerás e louvarás a Deus porque Ele te deu a ajuda e o poder para a guerra e porque agora estás livre desse pecado para sempre.

Clique aqui para ler mais sobre o tópico “vitória sobre o pecado.”

“Victoria” quer dizer: algo novo

E não só está livre do pecado, mas também recebeu a natureza divina no lugar onde antes havia pecado. Cada vez que vences, parte da tua natureza que antes estava suja é substituída por pureza. À medida que sua natureza humana – o pecado na carne – é destruído, a natureza divina toma o seu lugar. As virtudes de Cristo substituem os pecados. Você se torna mais e mais como Jesus; você está cada vez mais cheio da plenitude de Deus. Seu espírito recebe cada vez mais um contato mais profundo com Deus e você cresce em sabedoria, o que fará com que o próximo campo seja mais fácil de vencer. ¡ Você se torna um especialista lutando! (2 Pedro 1: 4-8)

E então chegará o dia em que você é perfeito. Quando tudo tiver sido destruído, quando não houver mais nenhum campo para lutar. Esse dia será incrível! Lá estará pronto para encontrar Jesus, que é a razão pela qual realmente lutou. Você está lutando por uma eternidade com Ele e por isso você será digno de ser chamado de Seu irmão. (Romanos 8:29; Hebreus 2:11)

“Porque vos é necessária a paciência, para que tendo feito a vontade de Deus, obtenhais a promessa.” Hebreus 10:36.

 O que significa receber vitória sobre o pecado?