O Que Significa Ser Inimigos Da Cruz De Cristo?

“Porque por aí andam muitos, dos quais vos disse muitas vezes, e ainda agora o digo chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.”  Filipenses 3:18.

Em geral, não é saber que Cristo foi crucificado por nós no Calvário do que as pessoas são inimigas. A verdade é que eu me torno um inimigo da cruz de Cristo se eu não tomar a minha própria cruz e crucificar a minha própria carne com as suas paixões e desejos; ou seja, se eu não estou disposto a ser crucificado com Ele (Gálatas 5:24; Gálatas 2:20). Jesus disse que devo tomar a minha cruz todos os dias! (Lucas 9:23.) Estar crucificado com Ele significa negar-me a mim mesmo e renunciar a minha própria vontade, a minhas próprias paixões e desejos. Pode ser que esteja disposto a aceitar que Cristo morreu por mim na cruz, mas reconheço que também eu devo morrer – morrer aos desejos da carne? 

Leitura adicional: O que significa tomar sua cruz cada dia?

Quem são inimigos da cruz? 

Se não estou disposto a crucificar minhas próprias paixões e desejos, então serei contando como um dos que são inimigos da cruz de Cristo! Mas, por que não estaria disposto a renunciar a estas coisas? É porque ainda tenho um desejo pelas coisas deste mundo. Paulo escreve sobre tais pessoas: “o fim dos quais será a perdição, cujo deus é o ventre, e cuja glória é a sua vergonha; que só pensam no terreno.”  Filipenses 3 e 19.  

Se eu quiser viver para mim mesmo, satisfazendo os desejos da minha carne, então naturalmente me torno um inimigo da cruz, já que o propósito da cruz é crucificar a própria vida, que é a minha própria vontade, o meu ego e os meus desejos. 

Ame a cruz

Caso contrário, quero viver para mim mesmo, é que posso humilhar-me, dobrar-me e submeter-me à minha vontade, para que se faça a vontade de Deus em vez de que eu procure o mesmo. É assim que tomo a minha cruz todos os dias; assim já não sou eu quem vive, mas a vida de Cristo nasce em mim e manifesta-se no meu íntimo! (2 Coríntios 4:11).

Os versículos em Colossense 3:1-3 estão escritos para os que amam a cruz: “Se, pois, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas de cima, onde está Cristo sentado à direita de Deus.  Olhai para as coisas de cima, não para as da terra. Porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” 

Quando olho para as coisas acima, as coisas terrenas perdem o seu valor. A razão pela qual eu amo a cruz de Cristo é porque é o caminho para me levar a essa vida escondida com Cristo em Deus. Por meio da cruz estou sempre entregando minhas paixões e desejos à morte. E é somente por meio desta morte que a vida de Cristo pode nascer. Assim como sou conformado à imagem do Filho! (Romanos 8:29). Esta é a vida mais emocionante que você pode imaginar! 

Assim, amemos a cruz e a poderosa e regeneradora obra que pode fazer em nós! Ponhamos nossa mente nas coisas celestiais, para que tenhamos uma esperança e meta celestial pela qual trabalhemos. Vivamos assim, e nunca seremos contados como um dos inimigos da cruz de Cristo.

“Mas longe de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo é crucificado a mim, e eu ao mundo.”  Gálatas 6:14.

 O que significa ser inimigos da cruz de Cristo?