O Que Significa Tomar Sua Cruz Cada Dia?

Tomar a sua cruz todos os dias: Uma condição para ser um discípulo

“E dizia a todos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias, e siga-me. ” Lucas 9:23

A que se referia Jesus quando disse que devia tomar sua cruz cada dia?

“Tomar sua cruz” é algo que deve ocorrer nos pensamentos. Quando durante o dia vêm à sua mente pensamentos que não são agradáveis a Deus, os “leva à morte” em uma “cruz” no interior.

Por exemplo: um pensamento de julgar a seu amigo passa-lhe pela cabeça, ou talvez um pensamento de queixa e insatisfação pelo que tem que fazer hoje. Quando esses pensamentos surgem em sua mente, você tem que negá-los. A tua mente deve estar alerta e de guarda na porta do teu coração, és tu quem decide que entra por essa porta. Quando chega de repente um pensamento pecaminoso a sua mente, é somente uma tentação – uma “proposta” de Satanás. ¡ Mas você pode decidir negar esse pensamento e não deixá-lo entrar em seu coração! Em palavras mais práticas, isso significa que, bem no momento em que você percebe que este pensamento está em sua mente, você deve negar – não retê-lo. Este pensamento recebe um firme “não”, e você não permite que ele passe pela sua mente ou chegar ao seu coração. Tomar a tua cruz todos os dias é negar estes pensamentos pecaminosos.

Padecer na carne – acabar com o pecado!

Custa e dói ir contra o que naturalmente te atrai – negar os pensamentos que naturalmente tende a pensar; assim como uma cruz física causa sofrimento no corpo. Esta cruz metafórica também causa sofrimento – para sua carne, essa parte de você que se sente atraída pelo pecado, e que se nega a não ser satisfeita. Mas você tem uma boa razão para negar estes pensamentos e padecer, e a razão está escrita em 1 Pedro 4:1:/p

Que esta seja sua motivação! Este versículo promete que quando você sofre na carne, isto é, quando você toma sua cruz todos os dias e nega os pensamentos pecaminosos que vêm a você durante o dia, na verdade você terminará com o pecado! Esta não é uma promessa que será cumprida em algum desconhecido no futuro – você vê desenvolvimento conforme avança. Talvez tenhas uma tendência particular para seres duro e frio com os teus colegas. Se você disser “não” para a tentação quando esses pensamentos negativos vêm, você vai perceber que à medida que o tempo passa esses pensamentos não vêm tão frequentemente. Fica mais fácil para você ser bom, gentil e carismático com as pessoas ao seu redor. Este é o cumprimento da promessa – você está se libertando do pecado nessa área!

Seguindo Jesus: O que Jesus fez?

Disso se trata todo o verdadeiro discipulado. É uma vida que vives diariamente seguindo a Jesus, teu precursor. O que Jesus fez em sua vida diária? Ele tinha uma decisão firme quando era tentado: “Não se faça minha vontade, senão a tua.” Lucas 22:42. Ele tomou sua cruz e se negou a si mesmo. Jesus nunca cedeu ao pecado – nem em palavra, pensamento ou obra. Também está escrito que “Cristo, nos dias de sua carne, oferecendo súplicas e súplicas com grande clamor e lágrimas ao que podia livrá-lo da morte, foi ouvido por causa de seu temor reverente.”  Hebreus 5:7. Este é o que você precisa para fielmente tomar sua cruz todos os dias! Você tem que clamar a Deus por força para manter-se firme – por força para dizer “não” e continuar a dizer “não” no momento de tentação. Deves humilhar-te e ter o mesmo sentimento e pensar que Jesus tinha: “Não se faça a minha vontade, mas a tua.”

O tomar sua cruz cada dia te leva a uma transformação. Nem sempre será a mesma pessoa que é hoje. Conforme te vais limpando do pecado em tua natureza, os frutos do Espírito se vão manifestando. Em vez de ser rápido a julgar, criticar, amargurar e se abater, você pode irradiar amor, benignidade e bondade (Gálatas 5:22-23). Isso não é esperançoso?

“Não que o tenha alcançado já, nem que já seja perfeito; senão que continuo, para ver se consigo agarrar aquilo para o qual fui também agarrado por Cristo Jesus.”  Filipenses 3:12.

 O que significa tomar sua cruz cada dia?