O Que Significa Velar E Orar?

Velar e orar significa estar sempre desperto e em guarda, de tal maneira que podemos ver quando o pecado está à porta e nos quer apanhar. (Gênesis 4:7) Também quer dizer que estamos constantemente em contato com Deus e que oramos a Ele por força para vencer o pecado.  

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, o espírito à verdade está disposto, mas a carne é débil.” Mateus 26:41.  

Temos que estar alerta e ser sóbrios. Satanás sempre nos espreita e está esperando a oportunidade de que uma fenda se abra para poder entrar. O descuido por apenas um momento dá ao diabo a oportunidade que tanto esperava. Tudo o que Ele quer é afastar-nos de Deus, mas se nós vigiarmos e orarmos então poderemos resistir-lhe firmes na fé, sabendo que os mesmos padecimentos se vão realizando em vossos irmãos em todo o mundo. (1 Pedro 5:8-9)

Todos temos paixões e desejos em nossa carne pelos quais somos atraídos e seduzidos, e é somente por meio do poder de Deus que podemos receber vitória sobre eles. Jesus experimentou o mesmo que nós experimentamos aqui na terra. Ele orou com grande clamor e lágrimas a Seu Pai. O próprio Jesus também teve que vigiar e orar para que o pecado não entrasse em Seu coração. (Hebreus 5:7).

Nós usamos a Palavra de Deus para nos ajudar a velar. Devemos ter uma conexão com Deus desde o instante em que acordamos até o momento em que vamos dormir. Obviamente não podemos estar ajoelhados todo o dia, e temos muitas coisas que fazer em nossa vida cotidiana, mas precisamos ter uma relação com Deus, Desta forma, podemos sempre recorrer a Ele em busca da ajuda de que precisamos para encontrar a Sua vontade e a força para fazê-la. Satanás não tem nenhuma arma que possa derrotar as armas que Deus nos fornece.

Há uma estrofe de uma canção de crianças diz:

“Seu coração é como um jardim Jesus suas sementes planta lá.Cuide de que Satanás não vingaY plante em você suas ervas daninhas.”

Se estamos alerta poderemos ver como Satanás tenta implantar suas ervas daninhas. É nesse instante que devemos orar a Deus para que nos ajude a manter todas essas sementes más fora e evitar que façam suas raízes em nossos corações. Estas pequenas sementes nem sempre são vistas como pecados grandes e óbvios. Às vezes Satanás vai tentar entrar com coisas “inofensivas”, pequenos pecados que não parecem muito perigosos. É importante estar acordado e velar, de tal maneira que reconheçamos todas as tentações pelo que realmente são. 

Pense somente em todas as situações em que entramos; o que acontece nesses momentos? , que pensamentos eu estou deixando entrar em minha mente? Em que conversas eu estou interessado? [ Cuidado com Satanás e suas ervas daninhas!

“De resto, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de bom nome; se há alguma virtude Pensem nisso.” Filipenses 4:8.  

Se este versículo é vivo e está ativo em nossa vida, então Satanás não terá a oportunidade de entrar em nós.

Não importa o que estamos fazendo, precisamos vigiar e orar, e desta forma manteremos nossos corações puros. Deus nos chamou a viver uma vida fantástica! Não deixemos entrar algo em nós que destrua o que nos foi dado.

 O que significa velar e orar?