O Que Tenho Que Fazer Para Ser Cristão?

Decidirse

Desde hace mucho tiempo Dios decidió salvar y recibir a todos los que se acercan a Él. Ahora depende de ti, entre más rápido te decidas, más rápido el asunto estará en orden. “Algunos días después, viniendo Félix con Drusila su mujer, que era judía, llamó a Pablo, y le oyó acerca de la fe en Jesucristo. Pero al disertar Pablo acerca de la justicia, del dominio propio y del juicio venidero, Félix se espantó, y dijo: Ahora vete; pero cuando tenga oportunidad te llamaré.” Hechos 24:24-25. Posiblemente, nunca tuvo esa “oportunidad” de nuevo. Toma esto como una advertencia. Decídete pronto ¡Es imprescindible!

“Entonces Agripa dijo a Pablo: Por poco me persuades a ser cristiano. Y Pablo dijo: ¡Quisiera Dios que por poco o por mucho, no solamente tú, sino también todos los que hoy me oyen, fueseis hechos tales cual yo soy, excepto estas cadenas!” Hechos 26: 28-29. Quisiera decir lo mismo: ¡Tú que escuchas (lees) esto, sé cual yo soy, ¡para que también te vaya verdaderamente bien!

Querida alma, esta decisión depende completamente de ti. Dios te está invitando, y te pregunta ¿Quiere sí o no? tú decides.

Volviendo en sí

“Y volviendo en sí, dijo: …Me levantaré e iré a mi padre…” Lucas 15:17-18. Esto es una muestra clara. Cuándo vives según lo que es común en el mundo, como un pecador entre los pecadores, no estas realmente consciente de lo que ocurre y no eres tú mismo. Considera esto y descubrirás que en realidad no quieres vivir así. Te has dejado llevar por los otros y has seguido la corriente. Terminaste así: sin pensar mucho en lo que sucede. Fuiste de la mano con tus amigos y compañeros a cualquier lado.

Reflexiona acerca de esto y dirás como el hijo pródigo: “¡¿Por qué estoy viviendo así? No necesito vivir esta mala vida!” ¡Por supuesto que no! ¿Por qué vivir infeliz, sin paz, sin esperanza, con una conciencia juzgada, y alejado de Dios? ¡Él se alegraría de recibirte! ¡Levántate y acércate a Él! y esta palabra se cumplirá: “Mas era necesario hacer fiesta y regocijarnos, porque este tu hermano era muerto, y ha revivido; se había perdido, y es hallado.” Lucas 15:32.

Reconocer y confesar tu pecado

La paga del pecado es muerte. (Romanos 6:23) El pecado es el que causa la separación entre Dios y nosotros. Jesús vino para quitar y ponerles un fin a nuestros pecados. “Si confesamos nuestros pecados, él es fiel y justo para perdonar nuestros pecados, y limpiarnos de toda maldad.” 1 Juan 1:9. Cuando confiesas tus pecados, serás limpiado. Así te convertirás en un cristiano. Has hecho tomado el primer paso, y todos tus pecados han sido borrados, en un instante, ¡aún cuando hayas cometido miles!

Orar por salvación y ayuda

Las palabras más simples en las Escrituras son: “Todo aquel que invocare el nombre del Señor, será salvo.” Romanos 10:13. El hecho de que invocas Su nombre es una muestra de que crees en Él. Jesús dice: “Pedid, y se os dará.” Mateo 7:7. Santiago también escribe: “Não tendes o que desejais, porque não pedis.” Tiago 4:2. É tão simples ser salvo. Não é necessária uma cerimônia. Não importa a ordem de suas palavras quando ora, pode dizer tudo errado ou ao contrário, Deus te entende perfeitamente. Podes dizer, por exemplo: “Toma-me assim como sou”, ou algo parecido.

Se orarmos conforme a Sua vontade nos será dado tudo. Sua vontade é, em primeiro lugar, que todos os nossos pecados sejam apagados; depois, devemos receber poder para vencer o pecado. Você se torna cristão quando recebe um coração novo, e este coração é recebido orando e o próprio Deus o dará.

Guardar o que a Palavra diz

Leia a Bíblia! Não tenha medo de ler o melhor e mais enriquecedor livro do mundo! O que está escrito é capaz de te transformar completamente. Tudo o que está escrito é verdade. As palavras deste livro não são apenas letras, mas há um espírito e vida nelas. Leve Deus em Sua Palavra! Agarra-te ao que as palavras dizem e serás um cristão, um espírito e uma verdade.

As sementes que caem em boa terra são aqueles que escutam (ou lêem) a Palavra, e a retêm. Lucas 8:15. Mantê-la, ou mantê-la, é o mesmo que acreditar nela. As Escrituras estão cheias de palavras que contêm exatamente o que você precisa, o que você deseja, o que lhe dará alegria e o que lhe beneficiará. Basta ler, e em pouco tempo você vai arrepender-se de não ter começado a ler este livro incrível desde antes. O Livro de Livros! ¡ É uma fonte inesgotável!

Apenas não interprete mal, como muitos fizeram. Você não faz nenhum serviço para Deus com o simples fato de ler a Palavra. Não há virtude alguma se só a ler por ler. Você deve lê-la para o seu próprio bem; e o importante é que você mantenha o que você lê e o que você precisa, só assim você pode ser um cristão.

Mostrar quem você realmente é

A razão pela qual centenas e milhares de pessoas não entram no reino dos céus e não se tornam cristãos é porque não confessam diante dos homens o nome de Cristo Jesus. Tal como “Nicodemos” quando veio a Jesus pela noite onde ninguém podia vê-los nem escutá-los, assim são as pessoas, não se atrevem a vir quando alguém vê ou escuta. (João 3:1-2)

Todos os incrédulos e covardes ficarão de fora, e a eles lhes tocará ser parte da gente ímpia e abominável.  “Mas os covardes e incrédulos, os abomináveis e homicidas, os fornicadores e feiticeiros, os idólatras e todos os mentirosos terão sua parte no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte.”  Apocalipse 21:8. “A qualquer, pois, que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.  E a qualquer que me negue diante dos homens, eu também lhe negarei diante de meu Pai que está nos céus.” Mateus 10:32-33.  “Porque com o coração se crê para justiça, mas com a boca se confessa para salvação.” Romanos 10:10.

Em outras palavras, não há nenhuma dúvida de que não seremos salvo se não confessarmos o nome de Cristo Jesus com nossa boca! Se você acredita em seu coração e confessa com sua boca, você se tornou um cristão. Este é um ponto específico em que a maioria falha. Eles dizem que já têm toda a salvação. No entanto isto não é verdade, porque na realidade não o têm.

Eles dizem que oram no oculto, e claro, o próprio Jesus disse que o fizéssemos; mas se olharmos mais atentamente, torna-se evidente que isto também não é verdade. Como podemos saber? ” Muito simples! Leiamos o que Jesus diz: “Mas tu, quando orares, entra na tua câmara, e fecha a porta, ora a teu Pai, que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará em público.”  Mateus 6:6.

Em outras palavras, se não há uma mudança no exterior, isso significa que você também não rezou em segredo! É por isso que não funciona, meu caro.

Agora, quando entrar em seu aposento, feche a porta, e reze por força e franqueza para confessar o nome Jesus ante as pessoas, tal como o manda as Escrituras. Veja como as coisas começam a ir e Deus lhe recompensará em público. Assim esse “Nicodemos” se tornará in cristão em espírito e em verdade.

Faz o que dizem as Escrituras, meu querido amigo!

Separar completamente

Não podes lutar nas duas frentes; não podes estar a favor e contra ao mesmo tempo. Escolha hoje quem você quer servir! Você se tornará um cristão no dia em que tomar este grande passo de se separar completamente de tudo o que você sabe que é pecado e de todos os que querem que você continue a pecar. Deixa-os saber claramente que te afastaste e que já não és um deles.

Isto deve ser feito sem piedade e sem excepção. Também não deve permitir de forma alguma que os laços familiares alterem a sua decisão. As palavras da Bíblia são muito claras e fortes neste aspecto: “E que comunhão a luz com as trevas? Ou que parte o crente
com o incrédulo? Portanto, saí do meio deles, e retirai-vos, diz o Senhor, e não toqueis nas coisas imundas; e eu vos receberei.”  2 Corinthians 6:14-17

Naturalmente devemos permanecer em nosso estado terreno, por exemplo: o matrimônio, nossa vocação, etc. (a exceção de que nosso trabalho esteja diretamente vinculado com o imundo) ; mas temos que nos separar deles em nosso espírito, para que no trabalho só façamos o que é bom e puro diante dos olhos de Deus.

Diga adeus à família e amigos, ou melhor diga “a Deus”, e convide-os a seguir a Deus também! Assim farás um favor a ti e a eles.

Este artigo foi traduzido do norueguês, e é um trecho do folheto “Ser um Cristão”, publicado por “Skjulte Skatters Forlag” (“Tesouros escondidos”) em 1936.

 O que tenho que fazer para ser cristão?