Para Que Serve O Batismo Do Espírito Santo?

Muitas perguntas podem ser levantadas quando se fala do batismo do Espírito Santo. Alguém já experimentou o batismo do Espírito Santo ou não? É uma experiência especial, ou todos a experimentam mediante o arrependimento? Pode-se ser batizado pelo Espírito sem falar em línguas? Todos os que falaram em línguas foram baptizados pelo Espírito?

Por que devemos procurar ser baptizados pelo Espírito Santo?

Por que você acha que há tantas perguntas relacionadas a este assunto? É porque as pessoas não pensam nos frutos do Espírito, só pensam nos dons e na experiência que se vive. As pessoas falam de sua experiência de ter sido batizados, e geralmente acontece que além de que às vezes exageram, querem levar outras pessoas ao mesmo tipo de experiência; é assim então que uma pessoa que busca ser batizado pelo Espírito está mais ocupado no fato de como será batizado, do que no fato de receber o Espírito Santo. Este é um grande obstáculo para muitos que buscam o batismo do Espírito Santo.

Jesus deixa claro aos apóstolos por que devem receber o Espírito Santo e como se manifestará. Torna-o fácil e seguro: “Mas recebereis poder, quando o Espírito Santo vier sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria, e até aos últimos da terra.”  Atos 1:8.

(Qual é o propósito do poder do Espírito Santo?)

Os apóstolos não sabiam como o iam experimentar, mas quando o viveram, não havia dúvida do que tinham experimentado. O fato de que não aconteceu da mesma maneira todas as vezes é evidente pelo que diz Pedro: “E quando comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles também, como sobre nós no início.” Atos 11:15. Na casa de Cornélio também não sabiam como iriam experimentá-lo. No entanto, no início era muito difícil para os judeus acreditarem que os gentios também tinham parte dessa graça, da qual Pedro e os outros necessitavam de um sinal para assegurar-se de que era o correto.

Está escrito sobre pedir para logo gastar nos deleites da carne. (Tiago 4:3). Isto é algo bastante comum, mesmo nos nossos dias: que as pessoas buscam o batismo do Espírito Santo apenas para viver a experiência ou para receber os dons do Espírito. Assim estabelecem uma regra os que discutem a maneira de como se experimenta, e logo querem falar apaixonadamente sobre sua experiência pessoal.

Não obstante, há muitos espíritos, o Espírito Santo chama-se também “o Espírito da verdade” (João 16:13). Ele nos guiará a toda a verdade. Também podemos ver entre aqueles que se Glorian em seu batismo espiritual que há muitos pleitos e divisões. Pergunto-me se será porque estão cheios de outros espíritos?

Por que precisamos do batismo do Espírito?

Paulo exorta aqueles que receberam o Espírito a andar no Espírito, e se assim o fizerem, não cumprirão os desejos da carne. (Gálatas 5:16). Em outras palavras, pode-se receber o Espírito sem andar nele. Tais pessoas estão sempre mais ocupadas nos dons do que em manifestar os frutos do Espírito em sua vida. Os frutos não podem manifestar-se em ti sem ter recebido o Espírito. Se você deseja experimentar o batismo do Espírito Santo para manifestar os frutos do Espírito em sua vida com poder do alto e ser testemunha de Jesus, então não há risco de ser preenchido com outros espíritos. (Gálatas 5:22)

Lemos que as obras da carne são manifestas. Entre elas encontram-se a fornicação, os pleitos, os ciúmes, a ira, etc. Os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus. O importante não é se você falou em línguas ou não, mas se você crucificou a carne com suas paixões e desejos. Se você fez isso, então você pertence a Cristo. (Gálatas 5:16-26)

As Escrituras dão uma mensagem clara. Não fala da maneira ou da forma em que és baptizado, mas de “se viveres segundo a carne, morrereis; mas se pelo Espírito fazeis morrer as obras da carne, vivereis.”  Romanos 8:13. Desta forma, deveria ser fácil saber se alguém experimentou o poder do alto ou não. É importante que uma pessoa busque o batismo do Espírito Santo para crucificar a carne com suas paixões e desejos com o poder do alto, e assim poder pertencer a Jesus Cristo.  Da mesma maneira, é importante continuar sendo guiado pelo Espírito para toda a verdade; então se o amor te impulsiona pode buscar dons espirituais quando sentir que há necessidade deles. (1 Coríntios 12:7,31) Lemos sobre o amor que nos impulsiona em 1 Coríntios 13. 

Nem todos os que se convertem a Deus experimentam a sua conversão da mesma maneira; nem todos experimentam o batismo do Espírito da mesma forma.  Você também pode experimentar ambos ao mesmo tempo. Deus não estabeleceu uma forma específica, mas você não deve descansar até receber o poder do alto; então a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo será a sua glória. (Gálatas 5:24, 6:14)  “Mas agora que fostes libertados do pecado”, tornar-te-ás um servo de Deus. (Romanos 6:22)

 Para que serve o batismo do Espírito Santo?