Pode Um Cristão Perder Sua Salvação?

Quando uma pessoa se arrepende e se converte em um cristão, recebe uma nova mente. A antiga mente servia a nossas paixões e desejos – a nova serve a Deus e faz aquilo que é agradável para Ele. É aqui que a salvação começa.

Sobre isto é o que Paulo fala em Efésios 4:22-24: “. espojados do velho homem, que está viciado conforme os desejos enganosos, e Vem-vos no espírito de vossa mente, e revesti-vos do novo homem, criado segundo Deus na justiça e santidade da verdade.”  O velho homem é nossa antiga mente, o novo homem, é a nova mente.

Paulo também escreve em Romanos 6:6 “sabendo isto, que o nosso velho homem foi crucificado juntamente com ele.”  É muito importante ter consciência disso. A salvação não significa apenas que recebemos o perdão pelos nossos pecados, porque Jesus morreu na cruz por nós. Também significa que o nosso velho homem tem de ser crucificado com Ele. Isto é o que faz possível que nós andemos em vida nova (verso 4).

A cruz – o poder para salvação

Paulo escreve em Filipenses 3:17-19: “Irmãos, sede imitadores de mim, e olhai para aqueles que assim se conduzem segundo o exemplo que tendes em nós. Porque por ali andam muitos, dos quais vos disse muitas vezes, e ainda agora o digo chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; o fim dos quais será perdição, cujo deus é o ventre, e cuja glória é a sua vergonha; que só pensam no terreno.”  Estes não eram inimigos da cruz quando recebiam o perdão dos pecados, através do sacrifício de Jesus, mas eram inimigos da cruz quando tinham que crucificar o velho homem com Cristo. Talvez eles tenham se arrependido uma vez e recebido uma nova mente, mas ainda assim eles voltaram para sua velha mente e amaram o mundo novamente.

Também podemos ler em 2 Timóteo 3: 5 acerca de que terão aparência de piedade, mas negarão a eficácia dela. A força está na cruz, porque a cruz é a força de Deus para a salvação. (Romanos 1:16). A cruz é a que mantém nosso velho homem crucificado, pelo que podemos crescer e progredir em nossa nova vida – as virtudes de Cristo. No entanto, uma forma religiosa externa que só cobre a antiga mente, que ama o mundo e seus desejos, é detestável diante dos olhos de Deus. É contra esta hipocrisia que Jesus lutava com tanto fervor.

Perder a salvação – estabelecido na salvação

É evidente que se alguém volta à sua antiga forma de ser, a sua antiga mente, ama o mundo e satisfaz os seus desejos, perde a sua salvação. Tal mente não se encaixa no reino de Deus. Mas, se você realmente se arrepender e converter a Deus, você pode recuperar a sua salvação, no entanto, um tem perdido tempo precioso em que as virtudes podem ter crescido e desenvolvido. Continuemos firmes estabelecidos nesta nova mente.

“Portanto, da maneira que recebestes o Senhor Jesus Cristo, andai nele; arraigados e sobre-edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ações de graças.” Colossenses 2:6-7.

 Pode um cristão perder sua salvação?