Por Nada Estejais Afanosos – É Isto Realmente Possível?

O que diz a Bíblia sobre o afã

“Por nada estejais afanosos, senão sejam conhecidas vossas petições diante de Deus em toda oração e rogo, com ação de graças.”  Filipenses 4:6.

É realmente possível que não se esforce por nada? A Bíblia foi escrita em uma época muito mais simples; estes versos são aplicáveis na sociedade atual com todo seu estresse e exigências?

A Bíblia nos diz que não devemos estar ocupados, mas será esta uma solicitação razoável em nossos dias? Como posso ser realmente livre de esforços e estresse quando há tantas coisas para enfrentar? E se, de repente, você perder o emprego e não puder continuar pagando o aluguel? E se sua vida não for como você tinha pensado? E se falhares nos exames? E se acabares a trabalhar num restaurante de fast-food para o resto da tua vida ou nunca mais tiveres oportunidade de viajar? Como você pode ter certeza que será bem sucedido? E quanto a isso? Como você pode saber? E se.?

Pode encontrar razões de todo tipo para afanarte. Pode-se crer que é necessário estar preocupado e inquieto por tais coisas. Não é lógico trabalhar pelo futuro? Mas a Bíblia não nos diz que devemos nos preocupar apenas com as coisas realmente importantes, as grandes questões da nossa vida. Ao contrário, diz que por nada devemos estar afanosos!

Afán e Deus

Então a pergunta agora é: Acreditas na Bíblia?

“Porque os gentios procuram todas estas coisas; mas vosso Pai celestial sabe que tendes necessidade de todas estas coisas. Mas buscai primeiramente o reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:32-33

Deus é fiel. Isso não significa que você terá tudo o que deseja, mas tudo o que Ele prometeu! O que é, então, o que Ele nos prometeu? Ele prometeu que “todas estas coisas serão adicionadas!” Isso significa que vamos ter tudo em uma bandeja de prata? É claro que não! Há uma condição que devemos cumprir primeiro, e isto é que devemos buscar primeiramente o reino de Deus e sua justiça!

Como nós buscamos primeiramente o reino de Deus? [ Simplesmente fazendo a vontade de Deus! Deus deseja que sejamos obedientes ao que está escrito na Bíblia. ¡ Ele quer que encontremos o pecado em nossa própria natureza em todas as situações e tenhamos vitória sobre o pecado! ¡ Ele quer que sejamos livres de ansiedade e preocupações! _BAR_ Ele quer que sejamos fiéis!

O oposto das preocupações

O oposto das preocupações é a fé. Pela fé podes ir através da vida sobre a terra e tomar todas as tuas decisões com confiança porque Deus te guiará em cada detalhe. A fé é total, obediência cega. A fé é fazer o que Deus te diz, muito antes de saber qual será o resultado. A fé não é entender tudo – a fé é fazê-lo de qualquer maneira porque confia no cuidado e orientação perfeita de Deus!

Leia a Palavra de Deus, reze para Ele e faça a sua vontade, mesmo que você não entenda cada pequeno detalhe. Assim é como você pode procurar primeiro o reino de Deus! Faça isso e Deus cuidará de você.

Leia mais sobre: Jogue toda a sua ansiedade sobre Deus

Isto não significa que você terá tudo do céu por magia. Deus nunca prometeu que você terá uma casa grande e um trabalho confortável, que você sempre terá bons rendimentos e uma saúde perfeita. ¡ Claro que haverá situações para serem testadas!

“E sabemos que para aqueles que amam a Deus, todas as coisas ajudam a bem, isto é, aqueles que conforme seu propósito são chamados.”  Romanos 8:28.

Não está escrito que todas as coisas ajudam para que a vida seja mais fácil, mais cômoda! Diz que todas as coisas ajudam para o nosso bem. Deus sabe exatamente o que é necessário para nos fazer felizes, tanto nesta vida como na vida vindoura. ¡ Embora você não possa ver imediatamente por que Deus trabalha da forma que o faz, você pode ir na fé e ser obediente de qualquer forma!

Devemos deixar para trás todas as nossas próprias preocupações e avançar só em fé. [ Procura primeiro o seu reino! Enquanto formos fiéis a tudo o que Deus põe em nossos corações, Ele será fiel e terá cuidado de nós, tanto agora como na eternidade. ¡ Então já não há nada em realidade pelo que estar afanosos!

 Por nada estejais afanosos - é isto realmente possível?