Preciso Mudar Minha Personalidade Para Ser Como Cristo?

Não há dúvida alguma que a vida de um cristão inclui mudanças. A Bíblia fala sobre uma vida de completa e absoluta transformação. Como cristãos, nós somos chamados a ser de acordo com a imagem de Jesus Cristo. (Romanos 8:29) Não há melhor chamado do que isso!

Mas o que isso realmente significa em um sentido prático? Devemos mudar nossas personalidades: nosso senso de humor e todas as nossas qualidades naturais para ser como Cristo?

Somos indivíduos em Cristo

Deus mesmo é quem nos formou. Ele ama-nos tal como somos e deu a cada um de nós personalidades e um conjunto de qualidades que são individuais e únicas. Não precisamos mudar nossa personalidade para ser conforme a imagem de Cristo (Romanos 8:29), mas somos chamados a segui-lo e servi-lo como indivíduos únicos. “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas Deus, que faz todas as coisas em todos, é o mesmo.” 1 Coríntios 12.4-6.

No entanto, independentemente da personalidade que tenhamos, não é difícil ver em nós o que nos impede de seguir o exemplo de pureza absoluta de Jesus. Paulo escreve: “Portanto, querendo eu fazer o bem, acho esta lei: que o mal está em mim.” Romanos 7:21.

Temos uma natureza corrompida

Não é natural que respondamos às nossas situações e aos outros com a pureza que há em Cristo. Por exemplo, um comentário sarcástico que talvez fosse pensado para ser inofensivo, pode ser facilmente manipulado pelo verdadeiro desprezo por outra pessoa, irritação ou desejo de ter sempre a última palavra em uma conversa. Da mesma forma, outras coisas que fazemos de maneira regular, assim como nossos pensamentos e palavras podem ser contaminados com intenções impuras, temor ao homem, ansiedade, ciúmes, orgulho, egoísmo, etc. Estas coisas não são parte de nossa personalidade, mas são as tendências do pecado (“pecado na carne”) que cada pessoa herdou ao nascer.

A Bíblia nos diz que isto resulta da queda. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus no Jardim do Éden, o pecado envenenou sua natureza humana. A humanidade foi entregue aos desejos e paixões de sua corrompida carne natural e o pecado se estabeleceu nos pensamentos e nas mentes das pessoas. (Gênesis 6:5)

Purificando-nos

No entanto, Jesus veio oferecer-nos uma saída desta natureza pecaminosa: um caminho completamente puro para segui-lo e ser semelhante à Sua imagem! João escreve que todo aquele que tem esperança de ser como Cristo, se purifica a si mesmo, assim como Cristo é puro. (1 João 3:3)

Se queremos ser como Jesus, então nos purificamos, ou negamos tudo o que vai contra a boa e perfeita vontade de Deus em obediência à verdade. (1 Pedro 1:22) Nada deve ser usado como escudo ou desculpa para que o pecado reine em nossas vidas. Precisamos usar a Palavra de Deus para julgar nossos pensamentos, palavras e ações, e nos separar de todo pecado!

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante que toda espada de dois gumes; e penetra até partir a alma e o espírito, as conjunturas e os tuétanos, e discerne os pensamentos e as intenções do coração.” Hebreus 4:12.

Em outras palavras, usamos a Palavra de Deus para julgar nossos pensamentos e ações e conscientemente rejeitamos (ou purificamos de nós mesmos) tudo o que tem sua raiz no pecado. Fazendo isto, estamos imitando Jesus, o primeiro ser humano no qual Deus pôde condenar o pecado na carne. Jesus condenou o pecado na carne ao negar o desejo de pecar que encontrou em Sua própria natureza humana. (Romanos 8:3)

Livres de servir a Deus tal como somos

Chegar a ser como Cristo requer que nos purifiquemos em obediência à Palavra de Deus. Devemos seguir o exemplo de Jesus de condenar o pecado em nossa própria carne, fazendo isto somos mais como Ele! Somos libertados de coisas como temor ao homem, ansiedade, ciúme, impurezas, orgulho e egoísmo, aumentando cada dia mais as virtudes de Jesus em nossas vidas.

O pecado já não ata nem restringe os nossos pensamentos e acções! Somos livres de nós mesmos e podemos confiar que o que fazemos e dizemos é de um coração puro, sem importar nossa personalidade.

Deus preparou obras para cada um de nós. Em Efésios 2:10 está escrito: “Porque somos sua obra, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.” Da mesma forma, há coisas que só você e sua personalidade podem realizar, e o desejo de Deus é que Ele possa usar você e sua personalidade para realizar uma variedade de boas obras. Quando cada um de nós se purificar em obediência à Palavra de Deus, nos tornaremos mais e mais como Cristo. E não só isso, mas também seremos cada vez mais livres para ser um indivíduo em Cristo, tal como Ele planeou.

 Preciso mudar minha personalidade para ser como Cristo?