Qual É A Importância Do Batismo Cristão?

Na Bíblia há muitas histórias de pessoas que são batizadas.  Mas qual é o propósito do batismo e qual é o seu significado para a nossa vida cristã?

O que é o batismo?

O batismo é um ato no qual um cristão é imerso em água para simbolizar o fim de um modo de vida, e o começo de algo novo.

A Bíblia menciona primeiro o batismo em relação a João Batista. Isto foi sob o antigo pacto, quando o batismo era realizado para receber o perdão do pecado.  “Eu, na verdade, vos batizo em água para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim, cujo calçado eu não sou digno de carregar, é mais poderoso do que eu; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.”  Mateus 3:11. Com o estabelecimento do novo pacto, por causa da morte de Jesus na cruz, agora o batismo é mais que o perdão dos pecados – é um pacto para viver a vida de um discípulo frente a Deus.

Pedro compara o batismo com o dilúvio no tempo de Noé.  1 Pedro 3:18-21. A Bíblia diz a respeito do tempo de Noé: “E viu o Senhor que a maldade dos homens era grande na terra, e que todo desígnio dos pensamentos do seu coração era de contínuo somente o mal.”  Gênesis 6:5. Assim como as águas do dilúvio puseram fim à maldade no Antigo Testamento, no Novo Testamento o batismo representa o fim de viver uma vida egocêntrica fazendo minha própria vontade e o começo de uma vida nova fazendo a vontade de Deus.

Quem deveria ser batizado?

Uma pessoa que fez um compromisso de dar a sua vida para seguir Jesus, ser obediente à Palavra de Deus e viver uma vida nova é um candidato para ser batizado. Tais pessoas se arrependeram, e querem ser livres de seus pecados.

Este foi o caso dos judeus, que tinham crucificado Jesus, quando ouviram Pedro. “Ao ouvirem isso, se arrependeram de coração, e disseram a Pedro e aos outros apóstolos: Irmãos, que faremos?” Atos 2:37. Foi a estes que Pedro exortou a serem batizados. Versículo 38.

Como os judeus mencionados anteriormente, hoje há muita gente que se lamenta por seus pecados e que se propuseram viver uma vida agradável a Deus. Embora seja evidente que é necessária uma certa maturidade para tomar tais decisões, uma atitude adequada no coração é o principal critério para decidir ser batizado – em qualquer idade. As próprias palavras de Jesus aos seus discípulos confirmam a necessidade de muitos serem batizados: “Portanto, ide, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”  Mateus 28:19. Na Bíblia não há referências sobre bebês sendo batizados.

O que o batismo significa para a minha vida?

Embora o Cristianismo consista de uma vida escondida com Deus, o batismo é um ato externo no qual afirmamos nosso desejo de seguir a Jesus neste caminho interior.

Paulo explica como devemos viver esta nova Vida: “Ou não sabeis que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Porque somos sepultados juntamente com Ele para a morte pelo Baptismo, a fim de que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos também nós em vida nova.”  Romanos 6.3-4.

Esta “morte” que Paulo menciona, é uma morte à minha antiga vida, onde eu escolho parar de viver de acordo com a minha natureza humana e tendências pecadoras. Para começar a caminhar em “uma vida nova” sendo obediente aos mandamentos de Deus.

Ser batizados não nos libera das tentações, mas podemos, como o escritor de Hebreus declara, vencer na tentação como Jesus fez: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas, senão um que foi tentado em tudo segundo nossa semelhança, mas sem pecado.  Aproximemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para alcançar misericórdia e achar graça para o oportuno socorro.” Hebreus 4:15-16.

Podemos viver o resto de nossa vida fazendo a vontade de Deus, assim como Jesus: “Por isso, entrando no mundo diz: Ofereça Sacrifício e oferenda não quis; Mas você me preparou corpo. Holocaustos e expiações pelo pecado não te agradaram. “Então disse: Eis que venho, ó Deus, para fazer a tua vontade, Como no rolo do livro está escrito de mim. ‘”” Hebreus 10:5-7.

Com tal propósito no coração, Deus abrirá Sua Palavra para conosco, para que possamos correr no caminho de Seus mandamentos. Esta nova vida produzirá em nós que colhamos as bênçãos de Deus em lugar das conseqüências do pecado.

 Qual é a importância do batismo cristão?