Qual É O Resultado Da Salvação?

O apóstolo Paulo escreve: “ocupai-vos em vossa salvação com temor e tremor.” (Filipenses 2:12) Mas, o que produz o estar ocupados? Sabe quais são os fantásticos resultados da salvação?

Paulo escreve que a salvação tem diferentes partes, ou etapas: “Porque se, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando reconciliados, seremos salvos por sua vida.” Romanos 5:10. A salvação começa com o perdão dos pecados, o grande dom do sacrifício de Jesus quando morreu por nós. Este pagamento pelos pecados que cometemos nos permite reconciliar-nos com Deus.

Depois da reconciliação com Deus pela morte de Jesus vem a salvação por meio da vida de Jesus, e é nesta salvação que devemos nos ocupar como discípulos de Jesus, Os que ainda estão atrás das suas pegadas. Este é um processo no qual, ao negar os desejos pecaminosos que habitam em nossa natureza, somos em troca cada vez mais partícipes da vida de Jesus. Este processo de salvação também é chamado de santificação.

A glória da natureza de Deus

Para poder receber sua vida e natureza, Deus tem que nos guiar por surpreendentes caminhos através de todo tipo de circunstâncias. Ele nos submete através de sofrimentos e nos purifica no forno da humilhação, e através de tudo isso aprendemos a conhecer seus caminhos e sua boa vontade. Se estamos sob sua boa e poderosa orientação no caminho da glória em tudo o que enfrentamos, então acontece como está escrito, que as tribulações serão momentâneas e produzirão em nós um peso cada vez mais excelente e eterno de glória. (2 Coríntios 4:17) Então podemos estender o nosso olhar para a alegria que nos espera, assim como Jesus fez, e louvar a Deus por tudo neste caminho para a glória.

Os que crêem e obedecem ao evangelho de Jesus receberão seu poder e glória em suas vidas, e quando Jesus retornar, então mostrará como gloriosos e admiráveis são na realidade estes santos. Não temos mais glória em nossas vidas que as palavras de Deus que as quais cremos e obedecemos. Esta é uma verdadeira glória, uma glória radiante e eterna!

Perfeição

O resultado da salvação através de diversas provas é que também chegamos a ser perfeitos e perfeitos, sem nos faltar nada. (Tiago 1:4) Este é um enorme resultado da nossa vida na Terra.

Podemos dizer que nas situações que temos sido testados e vencidos – e encontrado a vontade de Deus, e cumprido – ali temos sido perfeitos e perfeitos.

Podemos dizer que somos perfeitos e perfeitos quando fomos testados e vencidos nas diferentes areias e circunstâncias da nossa vida – isto é, quando fiz a vontade de Deus. No entanto, não fomos testados em todas as outras áreas, e ali ainda não aprendemos a conhecer a vontade de Deus na verdade. Em tais áreas ainda não somos perfeitos. Cada nova prova que nos é apresentada nos dá a oportunidade de chegar mais à perfeição. Falta-nos menos depois de ter passado no teste. ¡ Portanto, vamos ter grande alegria quando nos encontrarmos com uma nova prova!

Está escrito que Jesus apresentaria “a si mesmo, uma igreja gloriosa, que não tivesse mancha nem ruga nem coisa semelhante, senão que fosse santa e sem mancha.” Efésios 5:27. Que resultado glorioso! Podemos ser perfeitos, sem manchas nem rugas se nas diferentes situações da vida da vida somos formados através dos padecimentos da mesma forma que nosso autor de salvação. ¡ Que grande dia será quando Jesus retornar para buscar a igreja – aquelas almas caídas que se deixaram salvar, aos quais Jesus lhes deu a vitória e as santificou! A esposa de Jesus será um rebanho que de antemão pôde levar sua própria à glória e à perfeição em meio à escuridão e maldade deste mundo. Por este grande e glorioso resultado eles em agradecimento louvarão a Deus por toda a eternidade.

Um assento nos lugares celestiais

“E juntamente com ele nos ressuscitou, e também nos fez sentar nos lugares celestiais com Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas de sua graça em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.”  Efésios 2:6-7.

Como resultado da salvação e obediência à palavra de Deus recebemos muitas promessas. Entre outras, a Palavra de Deus promete que nos sentaremos juntamente com Jesus em seu trono, assim como Ele mesmo se sentou no trono de seu Pai. (Apocalipse 3:21, Hebreus 2:5)

Nesta posição exaltada com Cristo não temos nenhuma razão para estar preocupados com o futuro. Está assegurado pela eternidade e rodeado pela sua imensa bondade e cuidado em todas as situações da vida. “Certamente o bem e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” Salmos 23:6. Salmo Sim, assim é nosso futuro se deixarmos que Deus nos salve e nos santifique enquanto estamos aqui nesta terra!

É uma realidade que Cristo um dia virá com chama de fogo para vingar-se de todos aqueles que não foram obedientes a seu evangelho. No entanto, aqueles que foram obedientes têm a mesma certeza que serão glorificados e honrados por toda a eternidade. Sejamos, pois, dos que estarão entre eles. (2 Tessalonicenses 1:6-10)

Este artigo contém trechos do livro “O Novo Pacto e o mistério da iniquidade” de Sigurd Bratlie (Editora Skjulte Skatter, junho de 1952); e posteriores artigos da revista de BCC “Skjulte Skatter” (“Tesouros Escondidos”): “Perfeito e cabal”, de Sigurd Bratlie (fevereiro 1954); “No caminho à glória” de Aksel J. Smith (junho 1953), e “Glorious e admirado” de Aksel J. Smith (maio 1954). Copyright editorial Stiftelsen Skjulte Skatter

 Qual é o resultado da salvação?