Qual É O Valor De Um Homem?

Os homens são como a erva e sua glória como a flor da erva. No entanto, são tão valiosos que Deus os põe sobre a obra de suas mãos. São tão valiosos que os anjos são enviados para serviço deles, que herdarão a salvação.

Deus não cuida dos anjos. Ele não tem um plano de salvação para eles. Quando pecaram, Ele não pensou como iria salvá-los. Mas, lançando-os ao inferno, entregou-os a prisões de trevas, para serem reservados ao juízo. 2 Pedro 2,4.

Deus enviou o seu Filho unigénito para salvação

Não é assim com os homens. Por eles não se dá por vencido. Ele não quer a morte de nenhum pecador, mas tem um plano de salvação para eles. São tão valiosos que enviou o seu próprio Filho unigénito à humanidade. Jesus, como criança, participou de carne e sangue e foi um homem no seu caminhar. (Hebreus 2,14 e Filipenses 2,8. )

Jesus abriu-nos um caminho novo e vivo para o Santo dos Santos, e foi o nosso precursor. Ele aprendeu a obediência pelo que sofreu. É o autor e consumador da fé e o autor de nossa salvação. Ele santifica, e nós somos santificados. De um somos todos, e não se envergonha de nos chamar irmãos. Somos tão valiosos para Jesus uma vez que Ele põe a sua mão sobre nós, que é uma honra para Ele reunir-se com o seu Pai rodeado por nós como irmãos. (Hebreus 2, 10-12.

Os homens são demasiado valiosos para serem tratados da mesma forma quando pecam, como é com os anjos. Não, a morte veio por causa de um homem, então Deus preparou um plano de salvação imediatamente. Deixou que seu Filho nascesse na humanidade, assim passou a ser o Filho de Homem, e converteu-se no outro Adão. O primeiro Adão caminhou o caminho da desobediência à morte para toda a humanidade. Entretanto, o outro Adão andou o caminho da obediência à vida para a humanidade. Portanto, por um homem é também a ressurreição dos mortos. (1 Coríntios 15, 20-21) Ele é o primogénito dos mortos. (Apocalipse 1,5) Agora temos liberdade para escolher quem queremos seguir.

Chamados a ser conformes a Cristo

Somos tão valiosos, que embora tendo caído profundamente no pecado, a salvação em Cristo pode fazer-nos reis e sacerdotes com Ele. Sim, os santos julgarão o mundo e até mesmo os anjos. (1 Coríntios 6, 2-3, 9-11).

Somos chamados a ser conformes com Cristo, para que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Desde que a salvação em Cristo é tão grande, e Deus tem tais planos conosco, quão baixo e mau não é para nós cair sob a escravidão de nossos desejos, e sofrer por causa de preocupações por coisas corruptas terrenas? Quão baixo não é andar por aí ofendido e desanimado e com maldade, vivendo no adultério e na injustiça?

Somos chamados a ser conformes com Cristo, para que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Ele contou todos os cabelos da nossa cabeça, e sabemos que todas as coisas ajudam o nosso bem. Quão baixo não é andar por aí a murmurar, a lamentar-me e a lamentar-me? (Romanos 8, 28-29).

Portanto, vigiem devidamente e estejam conscientes da vossa exaltada condição!

Adaptado do artigo «O que é um homem?» publicado pela primeira vez na revista da igreja «Skjulte Skatter» (Tesouros Escondidos), em julho 1957, Noruega | Brunstad.org

 Qual é o valor de um homem?