Qual É O Verdadeiro Significado De Ser Manso?

Jesus disse: “Bem-aventurados os mansos, porque eles receberão a terra por herança.” Mateus 5:5.

A palavra manso muitas vezes pode vir com conotações negativas. Pode ser que as pessoas vejam ser manso como um tapete de porta, para que as pessoas caminhem por cima. De facto, um dicionário define-o como “extremamente submisso ou complacente; sem ânimo; domado.” No entanto, o próprio Jesus é descrito como manso, e sabemos que o homem que desafiou os fariseus, virou as tábuas dos cambistas no templo, e que nunca retrocedeu ao brandir a verdade como uma espada de dois gumes, nunca poderia ser descrito como sem espírito ou domado. Então, se queremos herdar a terra, precisamos aprender a entender o que realmente significa ser manso.

No seguinte artigo, Elias Aslaksen aponta a grande diferença entre ser manso e ser tímido, e por que um é uma virtude, e um é um vício:

Mansos e tímidos são opostos

Ser manso nunca deve ser confundido com ser tímido. ¡¡¡ Um espírito tímido é exatamente o oposto de um espírito manso! A tranqüilidade que acompanha a mansidão é o resultado da confiança de um no Senhor, enquanto a tranqüilidade da timidez é o resultado da falta de confiança em um.

Também não devemos ser levados a pensar que uma pessoa mansa está sempre tranquila. Ele é tranquilo quando deve estar tranquilo: quando é injuriado ou tratado injustamente; quando outros perdem seu temperamento; quando estes conversam sobre isto e aquilo; quando eles lutam por seu próprio benefício e vantagem, etc. – mas não quando ele deve pressionar a Deus com grandes gritos por ajuda; não quando vai clamar a Deus tanto de dia como de noite, ou quando levante sua voz como uma trombeta para declarar ao povo de Deus suas transgressões (Isaías 58: 1)ou quando tem que defender abertamente as verdades do evangelho; ou arrancar o cordeiro das mandíbulas do leão.

A natureza divina tem dois lados. É tranquilo quando é adequado para ficar quieto, e pode trovejar como o som de trovões e relâmpagos quando é adequado para fazê-lo. A natureza pecaminosa também tem dois lados. É barulhenta quando tem de estar calma, calma e tímida quando tem de gritar com toda a força.

Ser manso conduz à salvação

“E aquele varão Moisés era muito manso, mais que todos os homens que havia sobre a terra.” Números 12: 3. No entanto, ao ver o bezerro e as danças ele lançou as tábuas de suas mãos e as quebrou. (Êxodo 32:19) Jesus, que nos rogou que aprendêssemos mansidão dEle, ardia com tanto zelo que virou as mesas dos cambistas e os expulsou do templo com um açoite. (João 2: 13-17) Não procure mansidão em tais situações. Podemos estar certos de que está presente na vida das pessoas espirituais; mas em ocasiões como essa, outros atributos divinos são mais proeminentes pela simples razão de que são mais apropriados.

Devemos receber com mansidão as palavras implantadas em nós. (Tiago 1:21) Quando a palavra nos julga e nos castiga; quando divide entre a alma e o espírito, e as conjunturas e os tuétanos; quando nos esmaga e humilha; quando nos tira; quando nos põe a descoberto – então é vital estar calado e manso e admitir que a palavra é correta. ¡ Então temos que manter a boca fechada em vez de responder, defender e perdoar a nós mesmos! Então seremos conduzidos mais longe no caminho da vida; seremos cada vez mais embelezados com a salvação, passo a passo.

Este artigo é traduzido do norueguês, e foi publicado pela primeira vez como parte do livro “The Way of Life” (O Caminho da Vida) em janeiro de 1935. Foi adaptado a este formato.

p Direitos autorais Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

 Qual é o verdadeiro significado de ser manso?