Se Somos Salvos Pela Fé, O Que É A Fé?

O que é a fé? ¡ Pode parecer uma pergunta difícil, porque é algo que você não pode ver nem é tangível, e pode realmente significar coisas diferentes para pessoas diferentes! Podemos perguntar de maneira mais específica, o que significa a fé para um cristão? É quase impossível descrever o significado da fé em poucas palavras, mas algumas coisas são fundamentais para entender o que é.

A fé é uma escolha

Em primeiro lugar, a fé cristã professa-se como uma fé sem reservas na Bíblia, que é a Palavra de Deus para as pessoas – verdadeira, provada e imutável. A fé é plena certeza e confiança em Deus, em Seu amor por mim e em Seu poder para me ajudar sem importar o que encontre no caminho. “Mas sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que há nele, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6.

A fé é uma escolha. Preciso de fé para ser um cristão. Eu escolho crer em Jesus Cristo, que Ele morreu por nossos pecados, e que, crendo nele, meus pecados são perdoados. A promessa é clara. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna.”  João 3:16. É a fé em uma Pessoa que salva uma alma crente, não uma fé em uma filosofia particular ou a um código de regras.

Cada cristão concorda que a salvação é um presente, não algo que alcançamos por nosso próprio esforço. “Porque pela graça sois salvos pela fé, e isto não vem de vós, porque é dom de Deus, não por obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2: 8-9. Reconhecer o meu pecado e arrepender-se de pecar é o primeiro e crucial passo. Mas ainda não posso me salvar! “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23. Para receber esta salvação, devo crer e aceitar o dom de Deus em mim através de seu Filho. O perdão dos pecados é um começo fantástico e traz uma grande alegria a todos os que realmente crêem em Jesus. ¡ Não é algo pequeno ser liberado da carga do pecado e da culpa na consciência!

O que acontece depois?

Assim, sou salvo pela graça através da fé. Se eu escolho acreditar, o que acontece depois? Ainda preciso de fé? Sim! Se é que quero viver uma vida agradável ao Salvador no qual eu acredito. Embora a culpa do pecado se tenha ido, ela continua a habitar o pecado na minha natureza humana, que é a causa de muitas tentações. No verso seguinte de Efésios 2 nos fala sobre os pensamentos de Deus para conosco depois de nossa primeira experiência de salvação. “Porque somos sua obra, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.” Efésios 2:10. Deus nos preparou algo ainda mais grandioso e maravilhoso depois de crer no perdão que Ele nos dá.

Também está escrito em Romanos 5:10: “Porque se, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando reconciliados, seremos salvos por sua vida.” A vida de Jesus foi uma vida ativa. “E embora fosse Filho, por isso padeceu aprendeu a obediência.” Hebreus 5.8. Para sermos salvos através de sua vida, precisamos de uma fé que me leve à ação. Paulo o chama de obediência à fé (Romanos 1:5).

Jesus é nosso grande precursor, o autor e consumador da fé. (Hebreus 12:2) Todos os heróis da fé no antigo pacto agiram pela fé. Eles fizeram algo, cada um deles acreditou e agiu! Pela fé, Noé construiu a arca; pela fé, foi Abraão obediente, etc. (Hebreus 11)

Vai à acção!

João escreve de maneira muito simples: “Nele estava a vida, e a vida era luz dos homens.” João 1:4. Esta é a luz da vida de Jesus na qual devemos andar e ir à ação! Se eu realmente quero obedecer a Deus e a suas leis de vida que estão em Sua Palavra, então me encontrarei rapidamente em uma batalha, uma batalha contra o pecado que a luz me revela. ¡ Esta é a boa batalha da fé!

Para ganhar esta batalha, devo crer em um poder que não está em mim, ou seja, no poder do Espírito Santo, em Jesus que prometeu que me salvará perpetuamente (Hebreus 7:25). Esta salvação perpétua é a obra da fé. Isto não tem nada a ver com os meus sentimentos, que vão de cima para baixo como um ioiô. Mas quando alguém tem fé em Deus, e toma a decisão em seu coração de ser obediente, apesar de ir contra seus sentimentos e de seu entendimento humano, então Deus também entra em ação! E envia graça e ajuda no momento oportuno, e toda a honra da salvação pertence a Ele!

A fé abre-nos a porta a uma vida de vitória! A fé pode realmente vencer, assim como Jesus venceu! “Quem é aquele que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” 1 João 5:5. Um deve crer no poder de Deus para ser salvo. Quando tomo a minha cruz e me nego a mim mesmo, assim como Jesus o fez; ou como também está escrito: “com Cristo estou juntamente crucificado”, recebo vitória sobre o pecado e sobre a minha própria vida. “Com Cristo estou crucificado juntamente, e já não vivo eu, mas Cristo vive em mim; e o que agora vivo na carne, vivo-o na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2: 19-20.

Leitura adicional: Como nos beneficiamos do tremendo poder da fé.

A fé é uma posse preciosa! Como mencionado no início, não é visível ou tangível. No entanto, Jesus disse a Tomé enquanto duvidava: “Porque me viste, Tomé, acreditaste; bem-aventurados os que não viram, e creram.” João 20:29. Pedro também escreve sobre esta bênção: “Aquele que amais sem tê-lo visto, em quem crendo, ainda que agora não o vejais, alegrais-vos com alegria inefável e gloriosa; obtendo o fim de vossa fé, que é a salvação de vossas almas.” 1 Pedro 1: 8-9. [ O resultado de uma fé viva é visível e tangível! Os discípulos viram isto e o comprovaram em Jesus, e nosso chamado como cristãos é chegar a essa mesma vida gloriosa e cheia de alegria através da fé!

 Se somos salvos pela fé, o que é a fé?