Sou Salvo? Como Posso Estar Seguro Disso?

Esta é uma pergunta que certamente muitos têm feito – Como posso ter certeza de que eu sou salvo?

Quando perguntaram a Jesus se muitos foram salvos, Ele não responde concretamente, mas diz: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita! (Lucas 13,24). Disto podemos entender que aqueles que se salvaram serão os que irão pela porta estreita. Mas, que é esta porta estreita? Isto podemos ler no capítulo seguinte nos versos 26-33. Em poucas palavras, é renunciar a tudo neste mundo e odiar minha própria vida. (Leia também no evangelho de João 12,25).

Falsos profetas e a porta larga

Jesus também fala sobre a porta estreita em Mateus 7,13-14. Ali Ele fala sobre duas portas e dois caminhos: A porta estreita e a porta larga e o caminho estreito que leva à vida e o caminho espaçoso que leva à perdição. Muitos crêem que o caminho espaçoso é o mundo e os que vão por ali não são crentes, mas é claro que Jesus se dirige àquelas pessoas que buscam o reino dos céus: Entrai pela porta estreita, diz Ele. E no versículo 15 nos adverte a ter cuidado e nos guardar dos falsos profetas. Os falsos profetas convidam as pessoas a ir pela porta larga, dizendo que não é necessário renunciar a tudo para ser salvo. Eles fazem você acreditar que pode servir tanto a Deus como às riquezas, no entanto, Jesus diz claramente que isto é impossível (Mateus 6,24), e que o fim disto é a perdição.

Devo levar a sério a advertência de Jesus sobre os falsos profetas em meu coração, porque a verdade é que sempre houve muitos falsos profetas e muito poucos verdadeiros. Quando Jeosafá consultou a palavra de Jeová sobre se deviam ou não ir à guerra, havia 400 falsos profetas e apenas um verdadeiro. (2 Crônicas 18). E Paulo testifica Pois não somos como muitos, que medram falsificando a palavra de Deus. (2 Coríntios 2,17.) Estes comerciantes buscam seu próprio benefício, por isso é importante para eles fazer a porta e o caminho largos, para que desta forma o maior número de pessoas possível chegue a suas assembléias.

Vá pela porta estreita, e seja salvo

Tenho que me esforçar para entrar pela porta estreita, porque segundo minha natureza eu quero guardar minha vida neste mundo, mas ao mesmo tempo quero ser um cristão. Tenho que lutar para guardar o mandamento de Deus, porque é este que me conduzirá ao verdadeiro reconhecimento do corrupto que é minha vida, para que assim comece a odiá-la. Quando vou através da porta estreita, então anseio uma só coisa: fazer a vontade de Deus e lhe ser de agrado para Ele. Eu termino com este mundo e odeio minha própria vida. O mundo não tem mais nada para me oferecer. Então posso seguir adiante pelo caminho estreito e dizer assim como Paulo: Irmãos, eu mesmo não pretendo tê-lo já alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo certamente o que fica atrás, e me estendendo ao que está diante de mim, prossegui à meta, ao prémio do supremo apelo de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3,13-14.) Com tal pensamento, então eu posso ter certeza de que eu sou salvo.

 Sou salvo? Como posso estar seguro disso?