Uma Convincente Motivação Para Seguir A Justiça!

Seguir a justiça é o caminho da vida, porque “a justiça livra da morte.” Provérbios 10:2. 

O primeiro passo para a vida é que, por meio da fé na expiação, acreditamos que já nos foi atribuída justiça sem ter feito nenhuma obra que seja justa (Romanos 4:3-6). 

Segue a justiça

A intenção é, portanto, que comecemos a tomar parte de uma justiça pessoal: uma justiça na vida, a natureza divina que também é uma natureza justa. Para que isto se torne realidade, o velho homem deve ser crucificado; “tem que morrer” já que o velho homem será e continuará sendo injusto e incorrigível. No entanto, embora seja incorrigível, nada muda, porque pela fé pode ser crucificado e condenado à morte ou despojado, como diz a Bíblia. (Efésios 4:22-24; Colossenses 3:9). 

Só desta maneira podemos começar a fazer justiça, dado que o novo homem é criado de acordo com a imagem de Deus em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4:22-24). 

Cada passo no caminho da vida é um passo na justiça. O progresso no caminho da vida é equivalente ao progresso ou ao crescimento na justiça. Por isso está escrito: “Se aparte da iniqüidade todo aquele que invoca o nome de Cristo.” 2 Timóteo 2:19. “Se sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que faz justiça é nascido dele.” 1 João 2:29. “Todo aquele que não faz justiça, não é de Deus.” 1 João 3:1. E, “.segue a justiça.” 2 Timóteo 2:22. Todas estas exortações não significam outra coisa senão uma justiça pessoal nos nossos actos. 

À medida que nossa vida injusta é posta à morte, a vida justa de Deus aumenta em nós. Cada vez que crescemos em justiça, correspondentemente nossa injustiça diminui. Toda vez que recebemos luz de Deus, descobrimos um pensamento, uma palavra ou uma obra que é injusta. É então por meio da fé que participamos respectivamente no crescimento da justiça, e damos mais um passo no caminho da justiça que é, na verdade, o caminho da vida. “Fazer justiça e juízo é mais agradável ao Senhor do que sacrifício.” Provérbios 21:3. 

Justiça verdadeira

Não é suficiente o fato de pagar suas contas, devolver o que você roubou ou emprestou, relatar todos os seus ganhos com a declaração de impostos e fazer as coisas que podem ser classificadas como justiça, bem como comumente entendido. Seguir a justiça significa ir além; significa renunciar a seus próprios desejos e demandas, deste modo poderá fazer o bem e os outros podem ser abençoados. Resumindo, significa que deves tratar os outros como gostarias de ser tratado.  Isto também inclui, quando de acordo com a vontade de Deus você tem a força, a habilidade e a oportunidade de compartilhar com os pobres, os doentes e os fracos – aqueles que possuem menos força. (Efésios 4:28; Salmos 112:9)  “O que você tem que não tenha recebido?” 1 Coríntios 4:7.

Em Deus existe todo um mar de justiça; uma justiça que abrange todas as direções e graus possíveis! ¡ Então, vamos obedecer a exortação de “Seguir a justiça”!

“O justo florescerá como a palavra; Crescerá como cedro no Líbano.” Salmos 92:12-15. 

Este artigo foi traduzido do norueguês e é uma versão editada do capítulo chamado “O Caminho da Justiça” no livro “O Caminho da Vida”, publicado pela primeira vez em janeiro de 1935.

 Uma convincente motivação para seguir a justiça!