Vale A Pena Ser Cristão?

Ser cristão tem um preço muito alto. Em 1 João 2:6 diz que «Quem diz que permanece nele, deve andar como ele andou.”  Se você quer ser um cristão, diz a Bíblia que você deve renunciar a sua própria vontade e viver a vida que Jesus viveu. Ser cristão significa que eu não vivo mais, mas Cristo vive em mim. (Gálatas 2:20). Não é apenas um passatempo (hobby). Exige toda a sua vida.

Por que renunciar a toda sua vida por algo assim?

O que tanto vale nesta vida e o que você não pode receber em outro lugar? O que torna o cristianismo tão especial para dar sua vida? Vale realmente a pena ser cristão?

“Porque quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa, encontrá-la-á.” Mateus 16:25. O que significa perder a vida por causa dele? E o que significa encontrar a vida? Perder sua vida significa renunciar a sua própria vontade. É quando você diz, “Senhor, decidi que minha vida te pertence, faça o que quiser comigo. Eu não vou interferir.”

Encontras a vida quando o Senhor te responde: “Obrigado, eu me encarrego de cuidar de ti e eu te darei paz e felicidade imensuráveis tanto nesta vida como na eternidade.”

Abençoados além de nosso entendimento

Está escrito em Malaquias 3:10: “Trazei todos os dízimos ao celeiro, e haja mantimento em minha casa; e agora, pois, peço-vos que me façais nisto, diz o Senhor dos exércitos, se não vos abrirei as janelas dos céus, e derramarei sobre vós uma bênção, até que haja abundância.”  [ em inglês diz: “não haverá espaço suficiente para acolher esta bênção.” nota da redação ] Pense por um instante nisto. ¡¡ Você será tão abençoado que não haverá lugar suficiente para acolher esta bênção!

Mas primeiro você deve renunciar a sua própria vida.

É como quando dirige um veículo e não é um bom condutor, quando permite que Deus suba e seja seu instrutor, então se dará conta que para onde te leva é muito melhor que para onde você ia. Às vezes, talvez tentes conduzir noutra direcção, porque há curvas no caminho, e não sabes o que te espera ao virar da esquina. Pode ser difícil deixar tudo nas mãos de Deus. Mas até que o faça, Deus não poderá fazer uma obra em sua vida. Ele não pode ajudá-lo se você insiste em fazê-lo à sua maneira.

Renunciar a tudo por Deus não acontece automaticamente. A Bíblia diz que haverá lutas pela frente. Mas quando Deus diz que agora você deve sentar e ser paciente, enquanto na verdade você quer arrancar o cabelo e gritar de frustração – é aí que você pode mostrar a ele que você realmente desistiu de sua própria vontade. É aí que podes dizer: “Senhor, que não seja a minha vontade, mas a tua.”  Fazendo isto, Ele ajuda-te a vencer, de maneira que compreenderás que apesar de que “eu não quero, eu sinto que não é assim, eu tenho melhores ideias acerca do que deveria fazer”, é possível dizer: “já não vivo eu, mas Cristo vive em mim.” ¡ Se você agir assim, Deus te dá vitória!

E será mais feliz do que nunca tinha sido antes.

O que mais ganho?

Toda a sua vida está cheia de oportunidades como esta. Quem não sentiu uma e outra vez que a sua carne se levanta dentro de nós? Quem não conheceu a ira, a impaciência, os ciúmes, a inveja ou o desejo que está tão profundamente arraigado em nossa natureza?

Essa pequena voz que diz: “Eu não posso renunciar a minha vida. Eu preciso dela. Eu não quero viver como Jesus. Quero fazer as coisas à minha maneira. Por que eu deveria fazer as coisas do jeito de Deus? O que eu ganho com isso?”

O que você ganha é que Deus te faz feliz! Você não sabe como te fazer feliz. Você acha que sabe; você pode até mesmo pensar que você está feliz agora, mas quando você vive de acordo com sua própria vontade – é apenas o prazer transitório do pecado! É uma felicidade fria e vazia que desaparece rápido e te deixa pior que antes.

Uma vida verdadeiramente feliz

Não procure salvar sua própria vida, senão a perderá; a desperdiçará enquanto tenta ser feliz de uma maneira que simplesmente não é possível. Entrega a tua vida voluntariamente; concentra-a a Deus. Então encontrarás uma vida feliz. E, os poucos anos que tem para viver na terra serão cheios de alegria – mas há ainda mais que isto. ¡ Deus te ama tanto que seu desejo é que seja feliz por toda a eternidade! Quando sua vida terminar aqui – depois de ter aproveitado sua vida dizendo: Sim, eu quero fazer o que Deus quer que eu faça, em vez do que eles querem fazer meus desejos – então você terá uma vida que é ainda melhor do que antes, e essa vida não termina depois de aproximadamente oitenta anos. Esta vida é eterna!

Então, se você se perguntar, “vale realmente a pena?” você só tem que perceber que é um acordo para você. Você muda sua vida velha, cheia de incertezas e prazeres vazios, e em compensação recebe uma vida totalmente nova uma vida que é tanto melhor que é impossível comparar a diferença! Pense que você se apegar ao piscar de uma pequena vela porque você não percebe que você tem o sol!

Então não vale a pena? Não acha que vale a pena renunciar a sua velha vida em troca de eterno gozo e salvação? Deus espera que você renuncie a sua vida para que Ele possa cumprir sua promessa. Ele também deseja o melhor para você. Basta dar o primeiro passo.

 Vale a pena ser cristão?