O Que Significa Sonhar Com Seqüestro

A interpretação dos sonhos é considerada uma ciência, a qual trata de explicar o simbolismo que há detrás de todos os elementos que ali aparecem.

Há séculos se associa o onírico com a parte espiritual das pessoas, por isso sempre se pensou que provavelmente a alma se comunicava com a parte moral e racional do ser humano por este meio.

Diferentes teorias têm tentado explicar de uma forma certa, qual é a finalidade dos sonhos. A maioria destas hipóteses afirmam que entidades sobrenaturais, como os deuses de diferentes religiões, poderiam ser a origem dos sonhos.

Desta forma, pode-se supor que estes são mensagens diretas, enviados a nós para cumprir a tarefa de nos avisar de situações que desconhecemos.

A possibilidade de que os sonhos servem para nos avisar de situações, que poderiam nos afetar negativamente ou positivamente, sempre esteve em questão.

Outras teorias centram-se em afirmar que os sonhos não são mais que relegos de memórias de fatos passados.

Desta forma a mente joga com estes elementos, por isso os sonhos são confusos e têm uma aura de mistério; já que nos mostram situações incoerentes.

Finalmente há aqueles que defendem a hipótese de que os sonhos mostram aspectos de nossa personalidade os quais desconhecemos.

Nesta perspectiva, poderia dizer-se que os sonhos são mensagens enviadas pelo subconsciente, para nos indicar idéias ou emoções que provavelmente não conhecemos conscientemente.

Se for verdade, a análise dos sonhos pode ajudar as pessoas a manter um estado mental mais saudável.

Há vários temas e elementos que podem participar nos sonhos, alguns são mais comuns que outros.

Um dos sonhos mais recorrentes centra-se em mostrar situações em que se encena raptos ou desaparecimentos forçados.

Estes eventos negativos são geralmente qualificados como pesadelos, geram nas pessoas angústia e preocupação.

Sonhar com um sequestro pode ter múltiplas interpretações, cada uma delas se faz tomando em consideração distintos aspectos da vida pessoal das pessoas que o sonham.

Igualmente, é importante dizer que nenhum sonho é igual a outro, por isso os elementos e personagens que ali aparecem podem dar pistas mais precisas; devido ao significado próprio que possuem.

O que significa sonhar com seqüestro desde a perspectiva dos psicólogos?

A psicologia sempre propôs que os sonhos são o resultado de diversos padrões mentais, os quais deixam a descoberto certos aspectos da personalidade do indivíduo.

Desta forma, pode-se assumir que certos pensamentos, idéias, emoções, preocupações e desejos; são exteriorizados por meio dos sonhos.

Partindo desta ideia, a interpretação dos sonhos poderia ajudar as pessoas a manter uma maior estabilidade mental.

Da mesma forma, também se considera que os sonhos podem ser o resultado de uma atividade mental que está constantemente em movimento.

Por isso, estas imagens oníricas são geradas usando memórias de eventos do passado.

Por isso, os sonhos são descritos como situações incoerentes e que confundem devido à grande quantidade de elementos que ali parecem; os quais não parecem mostrar situações credíveis.

Algumas pessoas mostram preocupação pelos temas com os quais costumam sonhar.

Um dos sonhos mais comuns representa situações de perigo descritas como sequestros: estes consistem na desaparecimento forçado e a captura das pessoas evitando que desfrutem de sua plena liberdade.

Infelizmente, na vida real estas situações são comuns; são geralmente casos em que os captores realizam estes atos por causas econômicas.

Entretanto, alguns outros fatos se relacionam com a vingança, o ciúme ou a traição. Por conseguinte, diferentes razões podem levar à decisão de raptar uma pessoa.

Poder-se-ia considerar que o facto de sonhar com um rapto manifesta a própria preocupação de sofrer uma situação deste tipo.

Normalmente os psicólogos explicam que nos sonhos se exteriorizam os pensamentos que são mais importantes para as pessoas.

Também, deve-se considerar que algumas pessoas na vida real experimentaram e sobreviveu a um sequestro.

Uma das patologias mais comuns de um trauma é a manifestação de sonhos nos quais se revive este lamentável fato.

É um sintoma comum de estresse pós-traumático, que pode ser tratado através de diferentes técnicas de psicanálise.

O que simbolizam os sequestros nos sonhos? 

A privação da liberdade é uma das preocupações mais importantes para a maioria das pessoas. Sua manifestação nos sonhos é um elemento que ajuda a entender qual é o estado anímico do indivíduo.

É provável que estes sonhos se apresentem durante um período de tempo no qual a pessoa está sofrendo altos índices de angústia, tristeza, raiva; mas sobretudo de desconfiança para com a sociedade ou com pessoas próximas pertencentes a seu círculo social.

Os sonhos que mostram situações em que se viola a integridade física ou a liberdade das pessoas, às vezes aparecem em pessoas que têm problemas de comportamento.

Pessoas que têm algum tipo de problema com suas habilidades sociais.

Este sonho poderia ser interpretado como uma manifestação inconsciente de como se sentem diante da presença de outras pessoas.

Em alguns casos, estes sonhos são comuns em pessoas anti-sociais, especialmente quando a representação mostrada no sonho os mostra como os seqüestradores.

Em vez disso, se no sonho a pessoa é mostrada como a vítima, poderia ser interpretado como o medo permanente de mostrar-se tal qual é diante dos outros.

Também, poderia indicar o sentimento de ser isolado ou cativo das opiniões ou ações de certas pessoas próximas.

Geralmente, estas imagens oníricas se relacionam diretamente com a desconfiança ante as regras cívicas que regem a sociedade.

Portanto, é um sonho que manifesta o próprio descontentamento com respeito à sua segurança pessoal, a qual é vulnerada constantemente.

Igualmente, simboliza o conflito pessoal que significa aceitar seguir as diretrizes ou as regras estabelecidas.

O que significa sonhar em ser sequestrado? 

Os sonhos nos quais se mostra que nós mesmos somos vítimas de algum tipo de agressão, seja física ou mental, costumam estar associados com profundos sentimentos de vulnerabilidade.

Esta pode estar relacionada com vários aspectos da vida quotidiana, como as relações familiares, os problemas económicos, os problemas de saúde, a carreira ou a vida sentimental.

Sonhar com ser arrebatado contra a própria vontade, reflete a impotência que se sente diante da sociedade por completo.

A vitimização ante as decisões e opiniões de terceiras pessoas, costuma manifestar-se neste tipo de sonhos.

É provável que o sonhador sinta que não é possível atuar livremente, porque constantemente deve cumprir certas normas com as quais não está de acordo.

Igualmente, são sonhos comuns em pessoas que têm problemas com a autoridade.

Possivelmente, a pessoa que tem este sonho está lidando com uma série de conflitos trabalhistas com respeito a uma figura de poder.

Por exemplo, poderia indicar que consideramos que nossas idéias ou esforços não são valorizados; sentindo que nosso trabalho já não nos pertence.

O que significa sonhar em ser sequestrado e torturado? 

Se a privação da liberdade também estiver acompanhada de algum tipo de tortura, ou seja, maus-tratos físicos ou mentais, pode estar associada com a falta de determinação para superar certos problemas da vida cotidiana.

Estes sonhos podem ser interpretados como um sinal para fazer mudanças no caráter.

Desta forma, será possível lidar com situações que normalmente esperamos que sejam resolvidas por outras pessoas.

Também, este sonho é uma armadilha psicológica; já que dependendo de como se encena o sequestro, pode chegar-se a conclusões muito diversas.

Por exemplo, no caso de ter este sonho e a reação ao mesmo não seja negativa mas sim de satisfação, pode indicar que o sonhador é uma pessoa manipuladora.

Relaciona-se com pessoas que sempre usam o recurso da piedade, ou a vitimização, para conseguir seus sujeitos.

É provável que este sonho indique a necessidade de manter o controle sobre outras pessoas, usando o disfarce de ser uma pessoa fraca.

Caso contrário, se a reação a este sonho é de angústia e de preocupação; assinala que devemos manter a distância de pessoas que poderiam nos fazer mal na vida real.

Também, é um sonho que se associa com a possibilidade de ter percebido algum tipo de agressão que tenha violado a nossa segurança.

Dependendo das pessoas que estão a fazer este dano, se for possível reconhecê-las, pode-se assumir que já não se tem confiança nelas.

Finalmente, este sonho pode denotar a própria pressão que se sente diante das responsabilidades que foram impostas; sem que se tenha podido emitir alguma opinião a respeito.

Pressão social também pode causar angústia e sensação de ser cativo de outras pessoas, portanto é um sonho que reflete a nossa dependência emocional.

O que significa sonhar em ser um sequestrador? 

É provável que no sonho observemos que nós mesmos estamos perpetrando um sequestro.

Estes sonhos podem ser interpretados de diferentes maneiras, mas na maioria dos casos coincide com a possibilidade de que esteja diretamente relacionado com a necessidade de manter o controle sobre as ações e emoções de outras pessoas.

Estes sonhos são comuns em pessoas que gostam de impor o seu critério.

Caracterizam-se por não tolerar ser contra-decididos ou submetidos à vontade de outras pessoas, sem que se leve em conta suas próprias opiniões.

Dependendo de como estamos perpetrando este fato criminoso, também se poderiam acrescentar outros significados mais específicos.

Em caso de sequestro de uma pessoa que conhecemos, evidentemente é sinal de nosso desagrado com ela.

Mas, também, poderia indicar que precisamos afastar esta pessoa por causas muito importantes, que poderiam ser algumas das seguintes: falta de confiança, maus-tratos, traições, rejeição ou por ter sofrido algum tipo de ofensa que tenha gerado em nós uma série de emoções negativas.

Geralmente, os sonhos nos quais nos observamos agredindo a integridade física de uma pessoa; são mostra de nosso estado emocional real.

É possível que estejamos mantendo relações com pessoas que nos têm vulnerado a nível moral.

Portanto, queremos infligir sobre eles o mesmo mal que nos causaram.

O que significa sonhar em ser testemunha de um sequestro? 

Também, os sonhos podem mostrar fatos nos quais não participamos.

Ser testemunha de um rapto pode ser indício de ter sido silenciado, portanto não nos sentimos capazes de nos expressar livremente.

São sonhos que se apresentam em pessoas que sentem que suas capacidades intelectuais, e suas habilidades físicas foram «seqüestradas» ou «bloqueadas» de alguma forma.

Igualmente, pode ser interpretado como um sinal de que nos sentimos vulneráveis ante uma série de mudanças que estão ocorrendo na vida pessoal.

É provável que alguns desejos ou expectativas não tenham tido os resultados que tinham sido planejados.

Também está associada à possibilidade de serem restringidos do ponto de vista económico.

Talvez a pessoa não se sinta livre para usar seu dinheiro investindo em atividades de sua preferência.

Se no sonho observamos que o sequestro envolve uma pessoa conhecida, pode ser um familiar ou um amigo, poderia indicar que nós queremos ajudar essa pessoa em uma situação difícil; mas sentimos não ser capazes de fazê-lo.

É provável que este sonho seja reflexo de nosso próprio fracasso, inutilidade e falta de caráter para fornecer apoio a pessoas que precisam dele.

O que significa sonhar sobreviver a um sequestro? 

É provável que no sonho somente se mostre a resolução de um sequestro, ali observamos que a pessoa seqüestrada finalmente foi liberada.

Independentemente de termos sido nós a vítima ou outra pessoa, estes sonhos costumam estar relacionados com a necessidade de sobreviver. 

Este sonho pode ocorrer em pessoas que tendem a ter um caráter submisso ou fraco.

Portanto, é uma projeção de nós mesmos, onde manifestamos o desejo de poder conseguir superar situações que nos oprimem.

É provável que se sinta temor ante a possibilidade de não ter o suficiente inteligência, habilidade ou valentia de viver novas aventuras na vida real.

A forma como é representada à vítima no sonho reflete a própria atitude que se tem diante da vida.

Se é um evento que pode ser descrito como vitorioso porque finalmente teve um final positivo, é a encenação do sucesso de superar momentos difíceis.

Ao contrário, se esta cena é descrita como angustiante, na qual foi possível conseguir a libertação mediante o uso da violência, associa-se com a covardia e com a debilidade de caráter.